Obra sustentável: benefícios para o meio ambiente e moradores

Entenda o conceito e como obras sustentáveis podem ser benéficas para o seu dia a dia Cada vez mais, a […]

Por Tarjab
Em 26 de julho de 2022

Entenda o conceito e como obras sustentáveis podem ser benéficas para o seu dia a dia

Cada vez mais, a sustentabilidade em condomínios é fator decisório para moradores e investidores em imóveis. E o termo vai muito além de uma decoração urban jungle ou um empreendimento que converse com a natureza. Para que um empreendimento seja uma  obra sustentável, é preciso colocar a sustentabilidade no foco das ações desde a idealização do projeto.

Entenda mais, no texto de hoje, sobre a obra sustentável e sobre como ela beneficia não apenas o meio ambiente, mas também o morador e investidor. 

OBRA SUSTENTÁVEL BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE E MORADORES
A sustentabilidade na construção civil é uma demanda que deve ser encarada de forma holística.

O que é uma obra sustentável?

Se, ao responder à pergunta que intitula essa seção, você disser que construção sustentável é aquela que usa materiais sustentáveis ao longo da criação dos empreendimentos, você acertou apenas em parte.

A sustentabilidade na construção civil é uma demanda que deve ser encarada de forma holística. Por isso, o uso de materiais ecológicos não é tudo. Uma obra sustentável, portanto, garante que uma série de ações sejam executadas, desde a idealização do projeto, para que o processo de construção impacte o menos possível a fauna e flora da região, otimizando processos e garantindo eficiência em todas as suas frentes: energia, uso de água e demais materiais, controle de resíduos, entre outros.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: Transformação Digital no setor de construção civil é permanente

Esse posicionamento não é à toa. Segundo um levantamento feito por estudiosos da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), 44% de toda a energia produzida no país é consumida pelo setor de construção. Quando pensamos na água do mundo, 22% do uso é destinado para este setor, segundo a Organização das Nações Unidas. (vale lembrar que apenas 3% da água do planeta é potável).

Por isso, uma obra sustentável precisa ir além do material reciclado ou do reuso. É preciso manter o foco em ações que estimulem a construção eficiente.

Impactos no meio ambiente

Mas, como garantir a sustentabilidade na construção civil? Como assegurar a construção sustentável de um empreendimento, de modo a sair da zona de conforto e criar mudanças realmente significativas?

Para isso, existem várias ações que incorporadoras ou construtoras podem adotar. Abaixo, listamos algumas delas. 

Gestão dos resíduos

A construção civil é uma das áreas que mais gera entulho, ou resíduos da construção e demolição (RCD). O impacto do descarte desse entulho é nocivo para o meio ambiente, uma vez que podem incluir materiais tóxicos, como tintas, solventes e outros.

Uma obra sustentável faz a gestão desses resíduos, para que sejam descartados em locais apropriados para a reciclagem. Pode parecer estranho “reciclar entulho”, mas, segundo pesquisas, 98% dos RCDs são recicláveis. Até 2019, o Brasil reciclava apenas 21% dos 520 kg de entulho por habitante por dia que são produzidos. 

Reutilização de materiais

Outra forma de lidar com a produção de RCDs é a reutilização de materiais. As obras de uma construção sustentável devem sempre prezar por aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, evitando, assim, o desperdício e o descarte em excesso (ainda que reciclado).

Armazenar recursos em locais apropriados ajuda na luta contra o desperdício, por exemplo.

Garantir o reuso de materiais na hora de escolher fornecedores também é fundamental – assim, você não estará retirando mais matéria prima da natureza. 

É o caso da estrutura de proteção acústica utilizada nos apartamentos Tarjab: a manta entre as paredes, item fundamental para isolar o som, é totalmente feito com borracha de pneus reciclados – assim, a Tarjab colabora para o consumo consciente de borracha e ainda entrega um isolamento acústico de alta performance.

ENTENDA MAIS: Sustentabilidade vertical

Materiais com desempenho otimizado

Ainda no assunto desperdício, optar por materiais mais eficientes garante que você deixe de consumir uma quantidade maior de material menos eficiente. São os casos do drywall e do bioconcreto.

No primeiro caso, a construtora deixa de investir em tijolos ou blocos, economiza no cimento e concreto, e utiliza materiais mais ecológicos e que apresentam desempenho similar a uma parede convencional.

Já no caso do bioconcreto, evita-se o desperdício com quantidades extras do material para pequenos reparos: no bioconcreto, as bactérias presentes fazem com que o material se regenere em situações pontuais – ou seja, o cimento faz “sozinho” seus próprios reparos finos.

Uso consciente da água e energia

Os números relativos ao consumo de água e energia na construção civil impressionam, e também devem ser controlados. Sistemas que utilizam água da chuva, por exemplo, fazem o consumo cair significativamente, o que é fundamental, especialmente em épocas de crise hídrica.

Optar por fontes renováveis e limpas de energia também resulta em menos impacto ao ambiente e colaboram para a sustentabilidade na construção civil.

Materiais menos nocivos

Ainda que os resíduos sejam controlados, eles sempre existirão. Por isso, optar por materiais menos nocivos ao ambiente é um preceito básico para qualquer obra sustentável. 

Esse é o caso do uso de tintas ecológicas – produzidas de forma sustentável e significativamente menos agressivas ao meio ambiente quando descartadas.

O que a construtora ganha com isso

O meio ambiente não é o único agente que se beneficia com essas ações. Construções sustentáveis garantem às incorporadoras e construtoras:

  • Imóveis mais valorizados
  • Economia em recursos
  • Economia em reparos
  • Maior vantagem competitiva frente a construções não sustentáveis
  • Diminuição de desperdício
  • Novas oportunidades de parcerias comerciais

Impactos positivos da obra sustentável para os moradores

A sustentabilidade na construção civil, portanto, assegura tanto a otimização de recursos para o morador quanto durante todo o processo de construção. Dessa forma, o comprador também poderá colher os frutos que o cuidado com o meio ambiente proporciona.

Em outras palavras, além de ajudar a natureza, a compra de um empreendimento que preza pela sustentabilidade em condomínios pode te fazer economizar. Entenda:

  • Economia na conta de água
    • Os sistemas de reuso da água da chuva também impactam positivamente os moradores, uma vez que isso diminui a conta do condomínio no fim do mês, o que proporciona uma redução na taxa de condomínio.
  • Economia na conta de luz
    • Seguindo o mesmo raciocínio da conta de luz, sistemas que utilizem energia limpa, ou que sejam inteligentes (como lâmpadas de led com sensor de presença ou placas de energia solar, por exemplo) também oferecem uma redução significativa, tanto na conta do condomínio quanto na de cada família.
  • Economia em reparos
    • A sustentabilidade em condomínios também afeta as eventuais reformas.  Condomínios sustentáveis que utilizam o bioconcreto possuem uma vida útil maior, sem reparos, graças às características do material. Isso, atrelado ao padrão construtivo do imóvel, faz com que os gastos com reformas sejam postergados, às vezes, por anos.
  • Personalização
    • Além de colaborar com o meio ambiente e na economia do uso de recursos pela construtora, o drywall também possibilita a personalização do ambiente. Ou seja, todos colaboram com a natureza, e você ainda fica com um apartamento que se adapta às suas necessidades. Não sabe sobre o que estamos falando? Então conheça mais sobre as plantas flexíveis.

Reconhecimento Tarjab

Além de garantir o reuso de pneus nas nossas mantas acústicas, a Tarjab está profundamente comprometida com a causa ambiental. Não é à toa que possuímos, dentre vários reconhecimentos,  os certificados A2S (concedida a empresas que oferecem ambientes seguros e saudáveis graças a protocolos rígidos de limpeza e desinfecção) e Empreendedor Acqua (selo de Alta Qualidade Ambiental concedido a empresas que seguem diretrizes sustentáveis do planejamento à finalização das obras). 

CONHEÇA: Causas e compromissos Tarjab

Tudo isso atrelado ao nosso alto padrão construtivo não poderia significar outra coisa:  a melhor opção para investidores e moradores. Pensando em você nos últimos detalhes, a Tarjab entrega empreendimentos otimizados, ecológicos e de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade.

Conheça mais sobre nossos empreendimentos e converse com um dos nossos representantes! Surpreenda-se com o que a Tarjab pode te oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.