Contato via e-mail

Cancelar

Plantas flexíveis: o que é e como aproveitar no seu imóvel

Comprar um imóvel é sempre um passo importante. E hoje não é mais necessário se mudar quando o apartamento não comporta mais a família. As construtoras têm feito plantas flexíveis para se adaptar às mudanças ao longo da vida.

Não são todos os cômodos que podem ser modificados, mas é possível ter um imóvel único e perfeito para você.

Neste artigo você verá de onde veio o conceito e como é aplicado nos projetos arquitetônicos. Encontrará ainda:

  • Os 5 pontos da arquitetura moderna
  • O que é uma planta flexível?
  • Quais os benefícios da planta flexível?
  • Características das plantas flexíveis
  • Como aproveitar melhor essa tendência do mercado imobiliário
  • As plantas flexíveis da Tarjab

Os 5 pontos da arquitetura moderna

A arquitetura moderna pode ser notada em várias obras espalhadas pelo nosso país. O Brasil recebeu forte influência dos 5 pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier.

O arquiteto suíço naturalizado francês em 1930, é um dos mais importantes do século XX. Ele criou 5 princípios, que são usados até hoje, para adequar as construções futuras às necessidades do homem com o crescimento das cidades.

Os 5 pontos são:

  • Fachada livre;
  • Janelas em fita;
  • Pilotis;
  • Terraço Jardim;
  • Planta livre.

Desses pontos, a planta livre é o mais usado em projetos até hoje. A ideia é modificar conforme a necessidade.

É comum se utilizar dessa técnica em lofts, apartamentos e prédios comerciais. Alguns chamam de plantas livres e outros de plantas flexíveis.

O que é uma planta flexível?

São construções pensadas para atender a diferentes tipos de moradores, podem ser remoção de paredes para criar ambientes abertos ou o acréscimo de um cômodo.

Os ambientes podem ser desde cozinhas de conceito aberto, ampliação de sala de estar ou dormitório em home office aberto ou transformar um quarto em closet integrado com a suíte.

A construção civil encontrou alternativas para oferecer empreendimentos que possam ser alterados. Uma estrutura durável, mas que pode ser modificada facilmente, é o drywall. A estrutura pode ser ainda de concreto armado ou blocos plásticos.

O drywall é um modo de construção a seco, pois utiliza pouca ou nenhuma água. Trata-se de duas placas que revestem uma parte de gesso. Apesar do mito de que o drywall não é resistente, o material é adequado para suportar tremores e vibrações sem sofrer danos.

O material também é termoacústico e permite que sejam pendurados objetos na parede, apesar do que se costuma achar. Porém, é importante lembrar que isso é possível desde que não ultrapassem a média dos 60kg/m².

O concreto armado possui uma estrutura de aço por dentro e os blocos de plástico são rápidos de montar e dispensam o uso de argamassa, porém ainda são muito difíceis de encontrar no Brasil.

Tanto a parte elétrica, quanto a hidráulica são projetadas para serem instaladas nas paredes estruturais, não sendo atingida pelas modificações.

Quais os benefícios das plantas flexíveis?

O principal benefício é poder montar o apartamento dos seus sonhos, perfeito para sua família. Porém, além disso, você encontra outras vantagens.

O projeto do imóvel se torna personalizado e até exclusivo, sendo muito difícil que a disposição dos passos seja a mesma em mais de um apartamento.

Um apartamento que supre as necessidades de seus moradores é muito mais confortável. É possível aumentar ou diminuir os cômodos dependendo da fase da vida em que está. Depois da decoração, a melhor forma de deixar um apartamento com a sua cara é personalizando a disposição dos cômodos.

Características das plantas flexíveis

As plantas flexíveis tem características bem definidas. A distribuição dos cômodos é feita de modo que uma parede da cozinha dê na sala de jantar, uma parede de um quarto possa ser retirada para ampliar a sala, enfim, tornar os ambientes contínuos e amplos.

Antes de começar a retirar paredes do apartamento, é importante que a construtora avise previamente, no momento da compra, quais paredes podem ser derrubadas em caso de reformas.

A popularização do conceito aberto tem resultado em muita procura por cozinhas integradas com a sala. Isso traz a sensação de amplitude e dá personalidade ao apartamento.

Também é possível anexar a varanda à sala de estar. Embora, seja sempre preciso consultar as regras do condomínio.

No caso de quem trabalha em casa, tem a chance de montar um ambiente para home office isolado e tranquilo.

Vantagem das plantas flexíveis para quem quer investir

Se há uma flexibilidade na planta, o imóvel pode atender a diferentes perfis de moradores, fazendo com que aumente as possibilidades de compra e até de aluguel.

Isso acaba ampliando as possibilidades, pois os proprietários podem adaptar o imóvel ao gosto deles, sem mexer na estrutura e aproveitar ao máximo a funcionalidade de cada cômodo.

A personalização é um forte diferencial no mercado imobiliário e entender o que é e suas vantagens, ajuda na hora de escolher um imóvel na planta.

Ter um apartamento com a planta personalizada é também uma forma de economizar, visto que não será necessário fazer reformas tão cedo para adequar o imóvel à fase da vida que você se encontra.

Como aproveitar melhor essa tendência

Alguns projetos oferecem quase uma dezena de combinações possíveis para uma mesma planta. Ao longo deste artigo citamos como aproveitar a retirada ou acréscimo de paredes. Confira abaixo algumas sugestões:

  • Com uma cozinha americana, integrada com uma meia parede com a sala de estar;
  • Com uma sala ampla, eliminando o quarto de hóspedes;
  • Com um home office, integrado ou não;
  • Com um living que inclui a varanda e a sala;
  • Fazer uma suíte master com um closet tirando uma parede de um dos quartos;
  • Fazer um conceito aberto.

As plantas flexíveis da Tarjab

As plantas flexíveis são uma forma de personalização de um imóvel. Com as tecnologias de materiais para paredes removíveis, construtoras trazem mais opções para os seus clientes.

Os projetos da Tarjab contam sempre com mais de uma opção de planta e assim o cliente tem mais possibilidades, escolhendo aquelas que melhor atendam suas necessidades. O Refuge Bosque da Saúde, por exemplo, tem 6 opções de plantas e o cliente opta entre uma sala ampliada e um terceiro quarto.

A cada empreendimento a Tarjab procura trazer inovação e deixar ainda mais personalizado. O Lauto Vila Mariana, por exemplo, foi projetado com 9 opções de plantas, já com a possibilidade de conceito aberto.

Para manter essa visão no futuro, o mais breve lançamento da Tarjab, o Harmonie Saúde, foi pensado para manter a privacidade e separar os dias de descanso dos dias de trabalho.

O escritório Marchi Arquitetura, responsável pelo projeto de arquitetura do Harmonie Saúde, fez uma planta inteligente projetada para o novo morar e levando em conta que passamos mais tempo dentro de casa. O home office pode ser separado da sala de estar por meio de um painel ou biombo.

A planta livre não compromete a estrutura do edifício e possibilita ter a quantidade ideal de cômodos para o seu estilo de vida.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e de deixar o seu comentário aqui! Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que acontece no blog da Tarjab.

Compartilhe:

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail