Parede de drywall garante obra moderna e sustentável

A parede drywall têm espaço garantido na construção civil e é uma excelente alternativa por não agredir o meio ambiente […]

Por Tarjab
Em 8 de outubro de 2019

A parede drywall têm espaço garantido na construção civil e é uma excelente alternativa por não agredir o meio ambiente e ainda atender as exigências e necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos e térmicos de comportamento frente ao fogo.

Devido à sua praticidade de execução, o drywall é a melhor escolha na hora de construir paredes internas.

Trata-se de uma estrutura metálica com placas de gesso fixadas em ambos os lados que protege e esconde as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas da casa com a máxima perfeição.

E por que o drywall é uma evolução na obra?

Ocorre que no mercado da construção civil, os avanços tecnológicos e novas possibilidades de construção têm contribuído para o aproveitamento de recursos naturais e matérias primas, com o intuito, principalmente, de tornar as obras mais práticas, modernas e sustentáveis.

Neste sentido, a parede de drywall é um dos maiores avanços da engenharia, e faz parte do sistema drywall da Tarjab.

Quando se trata da espessura de paredes, é fundamental destacar a diversidade apresentada. A parede de drywall é de fácil montagem e desmontagem, facilitando, assim, um reparo na fiação elétrica, nos cabos de internet, telefone etc.

A proporção da geração de entulho e sujeira é muito menor quando comparada com a alvenaria, sendo esta, outra grande vantagem da parede de drywall.

Além disso, é possível que os conduítes passem de maneira segura pelo interior da parede sem que haja qualquer trabalho como desorganização e sujeira, já que antes da passagem de conduíte, geralmente realiza-se a montagem das duas faces da parede. Quando feita antes, será necessário realizar o corte das placas e posteriormente, o reparo.

Dependendo da reforma, é possível que cause sujeira por conta do pó obtido devido ao lixamento necessário para que o resultado final seja o mais qualificado possível.

Uma grande dúvida de quem está pensando em optar por uma parede de drywall é sobre o tempo que leva para que seja construída. É importante pensar sempre no tipo de obra que será realizada no local, necessita-se observar a espessura das paredes, sendo altura e comprimento.

Há uma diversidade de dúvidas que se referem ao tipo de material que pode ser utilizado após a inserção do drywall e isso, depende exclusivamente do item utilizado, por exemplo: a chapa é capaz de aceitar tintas, porém, é necessário que o material passe por uma seladora ou fundo preparador. Para quem deseja uma comodidade maior, é possível utilizar tintas que são próprias para tal finalidade.

Isso é necessário, pois, o uso errôneo de materiais pode acometer poros da chapa que possivelmente irão absorver a tinta, fazendo com que haja ondulações e isso, pode estragar a parede.

Para que tudo saia como planejado e para que o resultado final seja de excelência, é extremamente importante seguir as observações realizadas pelos fabricantes para um acabamento e drywall de qualidade.

Felizmente, o homem tem despertado para a necessidade de tornar os ambientes ao seu redor cada dia mais sustentável, e esse despertar não é tão recente assim.

Já há algumas décadas, temos tomado conhecimento do fato de que nossos recursos naturais encontram-se cada vez mais escassos.

Efeito estufa, escassez de água, derretimento de áreas congeladas do planeta já são uma realidade, e para barrar essa tendência, é preciso ter uma mudança consistente de posicionamento e de atitudes, tanto por parte das empresas quanto por parte dos consumidores.

Parede de drywall e a sustentabilidade mundo afora

Felizmente, o homem tem despertado para a necessidade de tornar os ambientes ao seu redor cada dia mais sustentável, e esse despertar não é tão recente assim.

Já há algumas décadas, temos tomado conhecimento do fato de que nossos recursos naturais encontram-se cada vez mais escassos.

Efeito estufa, escassez de água, derretimento de áreas congeladas do planeta já são uma realidade, e para barrar essa tendência, é preciso ter uma mudança consistente de posicionamento e de atitudes, tanto por parte das empresas quanto por parte dos consumidores.

A parede de drywall se tornou uma das alternativas para ajudar a transformar o mundo em que vivemos, visto que não usa água e causa pouquíssima sujeira em matéria de entulho e outros resíduos. É beleza e praticidade, sem prejudicar o meio ambiente.

3 vantagens da parede de drywall em uma empresa ou residência

Imagine que um profissional trabalhe em um mesmo ambiente, juntamente com outros quatro amigos ou colegas. Pode ser um advogado, que atua na área de família, enquanto outro, é criminalista.

Embora ambos sejam advogados e dividam o mesmo espaço, cada um precisa de discrição e privacidade para poder conversar. E aí vem a primeira vantagem da parede de drywall: o isolamento acústico.

Uma segunda vantagem da parede de drywall é a separação de vários ambientes, de forma que seja possível organizar, em um mesmo espaço, os variados atendimentos que uma empresa presta ao mercado.

É o caso dos bancos, por exemplo, que separam as funções gerenciais, desde a abertura de contas à concessão de crédito e financiamentos, além da renegociação de dívidas. Tudo levando em consideração a privacidade e o conforto de cada cliente.

Em uma casa ou apartamento, onde se deseja dividir um quarto, ou mesmo criar dois ambientes em uma sala, sendo um deles uma espécie de escritório, a parede de drywall é a opção mais prática e eficiente, e não dá aquela dor de cabeça que uma reforma ou pequena obra geralmente causa.

E agora, uma terceira vantagem: tem isolamento térmico. A parede de drywall, assim como a de alvenaria, não permite a entrada de ar, claro, a não ser pelas janelas. Porém, ela transmite calor ou frio por meio da condução térmica.

Desse modo, uma grande vantagem ao que se relaciona a temperatura do ambiente, é a possibilidade de utilização dos revestimentos internos, aumentando o isolamento, dependendo da necessidade do local.

Drywall não é utilizado apenas para paredes

Paredes não são a única opção de aplicação do drywall. Geralmente, esse mercado trabalha também com forro para teto conforme a necessidade de cada empreendedor.

Para quem vai construir ou reformar, o drywall é um verdadeiro coringa. Por ser extremamente versátil, serve para isolamento acústico, para embutir a iluminação e até mesmo criar móveis e nichos. Além de ser a melhor opção para quem deseja dividir ambientes.

Se é criar um espaço diferente em um ambiente da casa, com um piso mais elevado, por exemplo, ela é uma opção rápida e que vai embelezar todo o conjunto.

Vejamos um pouco mais sobre a parede de drywall e como ela pode ser útil em seu escritório ou residência.

Entre os clientes que têm uma parede de drywall, só se ouve elogios!

Eduardo mora em uma das unidades da Tarjab, em São Paulo, e tem em seu apartamento uma parede de drywall, que faz a divisão do ambiente em dois, sendo um a sala de estar e o outro, um quarto a mais para trabalhar.

“Não tenho nenhuma reclamação. As crianças andam pela casa, fazem a bagunça delas, que é normal, e eu fico ali trancado na minha sala, prestando serviço de programação e quase nem tenho problemas com ruídos. Ali é o meu mundo. Trabalho em paz, dentro de casa, e posso fazer qualquer videoconferência daqui do 5º andar. Ah, e quando faz frio, essa parede é um aconchego só. É um sistema bem interessante, que não custou caro e recomendo, porque quase nem faz sujeira. Logo eu que detesto reforma, obra, estas coisas, recomendo”, concluiu.

Sistema drywall da Tarjab

Confira abaixo o vídeo que fizemos em parceria com a nossa fornecedora Saint-Gobain sobre o sistema drywall da Tarjab.

Parede de drywall: o que é, afinal?

Trata-se de uma “parede seca”, bem como o próprio nome em inglês já diz, e que, portanto não utiliza água nem argamassa. Pode uma coisa dessas?

Pode sim. E tem mais: está ganhando espaço em todas as grandes construtoras do país, em especial, a Tarjab. Os clientes adoram e não veem qualquer diferença da parede comum de alvenaria a que estamos acostumados.

Mas, como é o interior desta parede de drywall? Não cai? Não infiltra? É segura?

Não. Isto porque o drywall não permite, justamente por ser uma vedação muito aplicada em áreas internas.

Por este motivo, a parede de drywall é mais sustentável, visto que dispensa o uso de água e não demanda o uso de materiais de construção como argamassa, cimento e concreto, por exemplo, permitindo a execução de uma obra muito mais limpa e sustentável.

Aquela desorganização que qualquer pequena reforma ou mesmo obra simples causa em uma casa, pode esquecer.

Erguer uma parede e separar um ambiente nunca foi tão fácil como agora, com a parede de drywall, porque gera pouquíssimo resíduo. Ou seja, aperfeiçoa a obra inteira e sem causar dor de cabeça.

Estrutura da parede de drywall

Uma parede de drywall lembra muito uma edificação em madeira. Nesta parede, há pilares e vigas de sustentação, que na engenharia chamamos de “montantes” e “travessas”, que são de aço galvanizado.

Essas vigas e travessas sustentam toda a parede em vãos curtos e modulares. Sobre esta estrutura, entram em cena as placas de gesso acartonado que fazem o papel do revestimento destas paredes.

Em alguns casos, quando indicado em projeto para atendimento das normas específicas, esses vãos curtos e modulares são preenchidos por uma lã mineral (lã de vidro), que proporciona um certo isolamento térmico e acústico a cada ambiente.

Como é erguida a parede de drywall?

O processo executivo desta parede, no sistema drywall da Tarjab, funciona da seguinte forma:

Primeiro, em local prontamente estudado, determinado e preparado pelo engenheiro, ocorre uma fixação de guias metálicas na parte inferior e superior da parede. Em seguida, entram os montantes, para formar os vãos junto às travessas.

Em certos casos, quando necessário, é nestes vãos que será aplicada a lã de vidro, para recobrir todo o espaço pelo qual se entrelaçam as vigas e, assim, garantir um certo isolamento acústico e térmico da parede.

Pela área externa e interna desta parede de drywall, serão instaladas as placas de gesso, afixadas sobre os montantes.

Placas de gesso compõem a parede de drywall

Estas placas de gesso podem ser de três tipos:

Rosas (RF): São placas indicadas, por exemplo, em rotas de fuga, em saída de emergência, em corredores, conforme exigências do corpo de bombeiros.

Branco gelo (ST): estas placas de gesso são as mais comuns de serem utilizadas em ambientes secos, sendo indicadas tanto para paredes, como para tetos e forros do sistema drywall da Tarjab.

Verdes (RU): Estas placas de gesso contêm adição de silicone, sendo resistentes à umidade e frequentemente indicadas para ambientes mais úmidos, tais como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Por fim, o sistema drywall da Tarjab recebe ainda um acabamento todo especial, realizado em pasta, fita de papel e mais uma camada de pasta, que tem por função unificar as placas de gesso, uniformizando toda parede.

Além de uma camada simples de massa corrida e uma pintura na cor desejada, finalizam, então, a parede de drywall.

Para finalizar, restam apenas os rodapés, um pequeno, porém importante detalhe, que podem ser feitos com tinta, madeira ou mesmo um porcelanato simples, da preferência do cliente.

Cuidados ao erguer uma parede de drywall

Antes que uma parede de drywall seja erguida em um ambiente onde haja necessidade de muitas instalações, tais como encanamentos, fiação elétrica, sistema de hidromassagem ou de água pluvial, deve-se atentar para a necessidade em se utilizar um reforço em madeira tratada, que deverá ser presa junto à parede e sobre a lã de vidro, para somente depois serem afixadas as placas de gesso.

Lembrando que o revestimento pelas placas deve ficar 1cm abaixo do pé-direito a vencer.

6 benefícios da parede de drywall em ambiente interno

Espaço

A espessura de uma parede drywall pode ser a mesma ou, em certos casos, até maior que a de uma parede de alvenaria, mas, em muitos outros casos, ela é menor!

A grande vantagem disso é que, nesses casos, os espaços em ambientes internos é maior e mais amplo, e seu espaço pode ser ainda melhor aproveitado.

Economia

A estrutura de uma parede de drywall é leve e a montagem muito mais rápida e prática. O que permite executar a obra em um tempo mais curto, sem perder em qualidade e segurança.

Resistência

Permite o uso de qualquer material ou mesmo pregos e parafusos. Existem placas no mercado que suportam 400 N de resistência transversal, ou seja, suportam armários leves de cozinha, por exemplo.

Drywall para lajes

Combinado com lajes nervuradas, oferece flexibilidade na construção dos edifícios e permite ainda alterações em planta sem qualquer problema.

Otimização

Oferece otimização dos recursos e processos, pois exige menos mão de obra, produz menos desperdício e tem mais agilidade na entrega.

Reaproveitamento

O que for demolido ou mesmo sobrar, pode ser reaproveitado.

Normas técnicas relacionadas ao sistema drywall da Tarjab

O uso do sistema drywall, bem como das paredes de drywall, é inteiramente regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que normatiza tanto os insumos utilizados em cada projeto quanto a execução dos mesmos.

As normas são as seguintes:

– NBR 15758-1/2009 para paredes.
– NBR 15758-2/2009 para forros.
– NBR 15758-3/2009 para revestimentos.

Cuidados essenciais com as paredes de drywall

Jamais escolha a placa de gesso motivado pela aparência, mas sim, pelas necessidades de cada ambiente no qual ela será erguida. Preste atenção, principalmente, à empresa que deverá erguer a parede.

A mão de obra deve sempre ser especializada e, portanto, não é abundante. Cuidado com quem se oferece!

Atenção com a umidade em outros cantos da casa ou escritório, que podem impactar a qualidade das placas de gesso e prejudicar a aparência da parede de drywall, bem como nas lajes e coberturas, sendo um dos itens mais críticos, principalmente, em placas comuns!

Conforme o manual do proprietário, deve-se verificar os produtos de limpeza e as formas de higienização mais adequadas, bem como evitar pancadas fortes na parede drywall, sob risco de rupturas.

Recomenda-se afixar quadros, nichos e painéis próximos aos suportes de madeira para evitar qualquer atrito com o gesso.

Importante estar atento quanto à presença de juntas de dilatação que devem ser produzidas na interface com as lajes para evitar transtorno com a dilatação térmica, esta que é diferente da dilatação das paredes de concreto.

Estas são algumas dicas, explicações e orientações de um dos sistemas mais completos de drywall e que só a Tarjab pode oferecer a você.

Um serviço bem feito que agrega valor em todas as unidades já construídas pela empresa e, principalmente, por quem a procura com vontade de inovar em seu próprio negócio ou residência.

Para saber mais sobre estes e outros diferenciais da Tarjab, assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog.

Comente abaixo sobre o que você acha da parede de drywall e se curtiu compartilhe nas suas redes sociais.

 

4 thoughts on “Parede de drywall garante obra moderna e sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.