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Transformação Digital no setor de construção civil é permanente

O número de empresas que tiveram que se adaptar rapidamente ao novo cenário focado na tecnologia e inovação, cresceu exponencialmente no último ano

 

Portal Radar Imobiliário
Por Redação Radar Imobiliário

O número de empresas que tiveram que se adaptar rapidamente ao novo cenário focado na tecnologia e inovação, cresceu exponencialmente no último ano. Impulsionada pela pandemia de Covid-19, o boom da digitalização não só acelerou a transformação digital, permitindo a sobrevivência de empresas de diversos setores e portes como, também, se tornou uma prioridade no planejamento estratégico em setores considerados tradicionais como o imobiliário. Imersa neste cenário, a Tarjab Incorporadora e Construtora tem adotado uma cultura de inovação, investido em uma gestão mais inteligente e digitalizada, voltada para a valorização dos processos internos e um relacionamento ainda mais personalizado e ágil para os clientes.

Para a isso, a empresa conta com uma equipe voltada para Business Intelligence (BI) subsidiando todas as áreas da companhia com informações e cruzamento de dados estratégicos para o desenvolvimento de novos negócios, produtos e tendências. Somente em 2021, foram investidos R$ 2,5 milhões em iniciativas, abrangendo campanhas de marketing, transformação digital e BI com a troca de novas ferramentas tecnológicas, tais como CRM, desenvolvimento de Apps focando em UX (user experience) e CX (customer experience) para clientes, além de ter agregado tecnologias para lançamentos imobiliários, como realidades aumentadas.

A inteligência de dados de forma preditiva, ajuda a identificar tendências através de informações como perfil e hábitos de consumo. As construtoras que não entenderem esse movimento ficarão para trás, ele se torna cada vez mais fundamental, impactando de forma significativa, tanto a gestão dos negócios e o ambiente de trabalho, quanto o desenvolvimento de novos produtos imobiliários. “Percebemos que se trata cada vez menos sobre perfil demográfico de consumo e cada vez mais sobre perfil comportamental. Ainda mais depois da pandemia, em que as necessidades básicas ganharam novos significados e valores”, explica Giovanni Grossi, diretor comercial da Tarjab.

Com um perfil mais exigente, o novo consumidor busca por serviços que atendam suas expectativas, prezando por um atendimento ágil e personalizado. Os núcleos familiares tornam-se menores e mais diversificados, nos quais convivência entre pessoas de idades e perfis diferentes é mais comum a cada dia. E para atender os anseios desta nova geração de consumidores, a construtora Tarjab tem investido no Inbound Marketing e Content Marketing que são ferramentas que geram conteúdo para atração e interações personalizadas e fluídas com o público. “Evitamos fazer campanhas agressivas de geração de lead somente, apostamos muito na estratégia de conteúdo voltada para a atração e fidelização de novos públicos”, destaca Grossi.

É neste contexto de intensa transformação, que a área de inteligência de dados da Tarjab tem atuado, fazendo toda a gestão do controle de BI e CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente). Em 2021, a empresa trocou o seu CRM em parceria com o HubSpot que irá integrar todas as bases, desde leads até clientes, englobando o pós-venda.

O projeto começa em 2021, e irá se estender até 2022, em sintonia com os avanços tecnológicos e sociais, possibilitando uma experiência mais estratégica para o negócio, além de permitir cada vez mais interações com o público, sejam elas no mundo real ou virtual.

“Desde o início da pandemia, tivemos um crescimento de 328% no tráfego orgânico do site na quantidade de novos usuários. Neste período, identificamos uma demanda maior de usuários acessando os canais digitais da empresa com a necessidade de fazer tudo online. Com isso, realizamos diversas ações e investimentos na experiência digital do cliente”, ressalta Grossi.

Conforme explica o executivo, a implementação das assinaturas digitais de contratos, bem como a criação de páginas de decorados virtuais de todos os projetos, criação de conteúdos com pautas de tendências do momento, refletiram no aumento da participação do online nas vendas de imóveis Tarjab nesse período. “Com isso, o share de vendas online em 2020 praticamente dobrou o de 2019, sendo o digital responsável por 47% de vendas total de 2020. Olhando para 2021, há uma forte tendência de superarmos os números de 2020, pois o nosso online já representa o dobro do share com origem do offline”.

Futuro Híbrido

Ao mesmo tempo que a pandemia impulsionou a digitalização, identificamos que com o avanço da vacinação, as pessoas têm vontade e necessidade de voltarem para o universo offline, principalmente o perfil do nosso cliente, que é usuário, morador dos nossos imóveis. “Percebemos um aumento de quase 30% na visitação dos nossos stands nos últimos 3 meses. As vendas da Tarjab são passíveis de serem realizadas de forma on-line, inclusive assinatura do contrato, contando com segurança, pois todas as informações dos clientes são protegidas por meio da criptografia”.

Diante disso, não acreditamos no modelo de migração para o digital, acreditamos numa nova experiência de compra de imóveis, agregando tecnologia ao modelo de compra offline, levando inovações para um mercado tão burocrático como o imobiliário. Vale lembrar que o mercado imobiliário carrega um custo fixo alto quando falamos no modelo offline, que envolve stand de vendas e decorados. Se comparado ao modelo online, temos aproximadamente 50% de economia.

“Estamos atentos. Hoje somos todos ominichannel, estamos em um mundo virtual mas, também, queremos nos relacionar e socializar, ainda mais no pós-pandemia”, conclui o executivo.

 

Matéria Publicada originalmente no Portal Radar Imobiliário

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