Quanto custa para fazer acabamento em apartamento?

Os custos para fazer acabamento em apartamento podem variar de acordo com o tamanho e localização do imóvel. Alguns detalhes […]

Por Tarjab
Em 11 de fevereiro de 2021

Os custos para fazer acabamento em apartamento podem variar de acordo com o tamanho e localização do imóvel.

Alguns detalhes são fundamentais ao realizar a compra de um imóvel próprio. Mesmo após a aquisição do apartamento, algumas coisas precisam ser avaliadas, como por exemplo, o valor que precisa ser investido para o seu acabamento.

Muitos optam, por exemplo, por uma mobília planejada de acordo com as medidas do seu imóvel. Além disso, pisos e revestimentos também podem ter valores diferentes de acordo com sua qualidade e também, da empresa que você irá adquiri-lo.

Mas, claro, é possível saber um preço aproximado para que o acabamento do seu apartamento esteja de acordo com o que você deseja, atendendo sua necessidade e de toda a sua família.

Pensando nisso, preparamos para você hoje um artigo com tudo o que você precisa saber sobre os valores aproximados para um acabamento de qualidade em seu apartamento.

Aqui você ainda irá encontrar:

  • Entenda quanto custa para fazer acabamento em apartamento
  • Quais são os principais custos envolvidos?
  • Acabamento de apartamento: dicas e soluções para economizar

Entenda quanto custa para fazer acabamento em apartamento

Quando sua casa ou apartamento já está com as paredes erguidas, é a hora de começar a pensar no acabamento. Mesmo que pareça óbvio, é preciso pensar que em um imóvel é necessário ter torneiras, chuveiro e outros itens essenciais e eles possuem um custo.

Por isso, é importante se planejar como, por exemplo, colocando os custos do acabamento junto com o valor de compra do imóvel, assim quando esse momento chegar, você já terá em mãos o valor necessário para deixar sua casa do jeito que sempre sonhou.

De acordo com matéria da Exame, um dos maiores erros no momento da compra de um apartamento na planta é a falta de planejamento com o acabamento do imóvel.

Para Carlos Borges, diretor e presidente da Tarjab, o ideal é planejar um gasto de, no mínimo, 20% do valor de um imóvel com o acabamento, sem considerar os móveis.

Para Borges, um apartamento de três dormitórios, por exemplo, pode ter um custo ainda maior do que essa porcentagem, chegando até a 50%.

Quais são os principais custos envolvidos?

De acordo com a design de interiores Liliana Zenaro, a obra civil é um dos maiores custos na hora de dar o acabamento em um apartamento, já que ela envolve a mão de obra e os materiais necessários.

Para que o ambiente esteja de acordo com o que você deseja, o processo pode envolver demolições, instalação de revestimentos, além de toda a parte elétrica e hidráulica que são essenciais em qualquer ambiente.

Quando se trata de materiais, devemos lembrar dos mais utilizados, como cimento, tijolos, areia, tintas e outros. Aproximadamente, o revestimento de uma obra civil pode custar de 25% a 35% do valor total da reforma.

Liliana diz ainda que o segundo maior custo no momento de dar o acabamento em um imóvel é a marcenaria, com móveis planejados e personalizados de acordo com as suas características e gostos.

O valor pode ser variado, já que isso depende exclusivamente do material escolhido, tipo de trilhos, amortecedores e dobradiças, por exemplo.

Os ambientes que mais pesam na hora de realizar o acabamento em um imóvel são aqueles úmidos, ou seja, banheiros e lavanderias por exemplo, já que além de um bom revestimento, o local precisa ser impermeabilizado e contar com uma hidráulica de qualidade.

Mas, se você não abre mão de um material de qualidade no momento de deixar seu imóvel do jeito que você sonha, preciso te dizer que seus custos são mais altos, porém os resultados são excelentes e, mesmo pagando um pouco a mais, você irá contar com itens de primeira no seu apartamento. Veja quais são eles:

Revestimentos de piso e parede

Quem nunca sonhou com um porcelanato em casa? O acabamento do material é qualificado, assim como os assoalhos e materiais usados para tampos. Porém, você deve saber que eles custam cerca de 10% a 20% do valor do acabamento do seu imóvel.

É preciso lembrar também que os custos variam de acordo com as suas escolhas e gosto pessoal e do quanto você pretende investir em materiais de qualidade para o acabamento do seu lar.

Granitos, por exemplo, são mais baratos do que marmores e quartzos. Já as madeiras, sejam elas maciças ou naturais, podem custar até 4 vezes mais quando comparadas ao piso vinílico ou laminado.

Móveis e acessórios

Para que o seu imóvel atenda todas as suas necessidades, você deve pensar também nos móveis e acessórios que irão fazer parte da decoração. Tal parte corresponde, em média, a 20% do valor do acabamento.

Como já citado, isso vai depender da qualidade desejada pelo morador. Porém, vale lembrar que um móvel ou acessório de qualidade dura muito mais, o que garante uma economia, já que sua troca não será necessária durante um bom tempo.

Acabamento de apartamento: dicas e soluções para economizar

Economizar na hora de realizar o acabamento de um imóvel é o que todos buscam. Mas, como fazer isso sem deixar a qualidade de cada material de lado? Veja:

Planejamento

Planejar o acabamento do seu lar impacta de maneira direta nos custos já que a diferença de lojas e fornecedores pode ser muito grande dependendo da sua escolha.

Por isso, é importante que você pesquise e encontre soluções, visando os preços que estão dentro ou até mesmo abaixo do seu orçamento inicial.

Prefira sempre os materiais mais resistentes e faça uma lista de acordo com as necessidades de cada cômodo para que tudo se ajuste ao melhor custo/benefício que você busca.

Na lista, deve estar tudo anotado, seja o modelo dos materiais, a quantidade necessária e os fornecedores contratados ou que você pretende contratar.

Além disso, esteja sempre atento às promoções que são muito comuns nas mais variadas lojas que atuam no segmento.

Defina as etapas

Quando você define o projeto de acabamento do seu apartamento em partes, você também obtém uma economia considerável. Entenda:

Um grande erro é realizar acabamento e até mesmo reformas em diversos cômodos de uma só vez. Isso gera um custo maior, levando em consideração a quantidade de materiais e também a mão de obra necessária.

Por isso é recomendado que você foque em um ambiente de cada vez, principalmente aqueles que são indispensáveis para a utilização, como é o caso do banheiro e da cozinha.

Com a organização do acabamento do seu apartamento em fases vai permitir que você dê prioridade de acordo com o que você pode gastar. Nunca se esqueça que economizar não significa utilizar materiais de baixa qualidade.

Busque por quem entende do assunto

Não adianta um imóvel de estrutura qualificada ter um acabamento que não atenda aquilo que você deseja, afinal o visual do seu lar depende totalmente de como ele será acabado.

Para que isso seja realizado com qualidade, é muito importante que você busque por quem entende do assunto, oferecendo um serviço de qualidade com materiais de primeira e preços que caibam no seu orçamento.

Buscando atender ainda mais as necessidades de cada cliente, construtoras passaram a proporcionar uma autonomia ainda maior para eles com escolhas específicas do que desejam ter em seus lares, como é o caso do ID Tarjab. Entenda:

O ID Tarjab garante a execução do seu projeto de acordo com os seus gostos e necessidades, podendo acessar mais de uma opção de planta, infraestrutura para ar condicionado e automatização de persianas, revestimentos de pisos e outros.

Além disso, a personalização de ambientes realizada pela Tarjab permite que você tenha a melhor infraestrutura com a substituição de acabamentos e itens personalizados previamente definidos, isso tudo prezando a sustentabilidade, já que nenhum material é desperdiçado durante o processo.

Agora que você já sabe quanto custa para fazer acabamento em apartamento e entende como você pode fazer isso de acordo com o seu orçamento, chegou o momento de colocar o projeto em prática.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e de deixar o seu comentário aqui! Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que acontece no blog da Tarjab.

4 thoughts on “Quanto custa para fazer acabamento em apartamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.