8 Benefícios e Dicas de Aproveitamento da Água da Chuva

Sustentabilidade e reduzir gastos na conta de água O aproveitamento da água da chuva é uma ótima alternativa não só […]

Por Tarjab
Em 26 de novembro de 2019

Sustentabilidade e reduzir gastos na conta de água

O aproveitamento da água da chuva é uma ótima alternativa não só aos gastos excessivos na conta, como também em questões de sustentabilidade. Listamos 8 principais motivos e benefícios para reaproveitar a água da chuva em seu imóvel. São eles:

  • 1. Menos riscos de racionamentos e falta de água
  • 2. Redução das enchentes
  • 3. Água para consumo próprio?
  • 4. Economia com a conta
  • 5. Irrigação das plantas
  • 6. Aumenta a geração de emprego
  • 7. Valorização imobiliária
  • 8. Água para limpeza de carros, áreas comuns e calçadas

Confira a lista completa e em detalhe a seguir! E, sabemos que o aproveitamento da água da chuva é uma necessidade, senão uma atitude indispensável se quisermos garantir a água potável na quantidade e qualidade que o mundo precisa. A água que consumimos e que é tratada vem dos reservatórios das cidades, que são abastecidos pelas chuvas.

Desses reservatórios vem a água consumida por milhares, e em cidades maiores, milhões de pessoas, seja para beber, cozinhar, tomar banho, limpar casas, carros e etc.

Por isso, em períodos nos quais as chuvas não são tão abundantes quanto o esperado, e a estiagem for mais longa, o resto do ano tenderá a ser mais difícil em termos de abastecimento e os reservatórios terão menos capacidade de suprir as necessidades dos consumidores.

Há alguns anos, São Paulo viveu um caos com essa situação, onde a água dos reservatórios estava muito abaixo dos limites e a estiagem fez com que o Reservatório da Cantareira, por exemplo, chegasse a 4% do segundo volume morto.

Quem lembra, sabe que na época o tempo dos banhos teve de ser reduzido, o uso da água melhor destinado, sem contar as longas horas de racionamento, que deixaram muita gente que chegava tarde do trabalho sem banho. E quem desrespeitasse, tentando lavar a calçada ou mesmo o quintal, ainda era multado.

A solução do aproveitamento da água da chuva

Contudo, essa dificuldade fomentou ainda mais na sociedade o interesse pelo aproveitamento da água da chuva, não apenas como uma opção para deixar a conta de água mais branda, mas também, como um ato pela preservação do ambiente e evitar com isso futuros racionamentos.

Já naquela época, muita gente por iniciativa própria colocou “as mãos na massa” e criou o próprio sistema de aproveitamento da água da chuva.

Ou seja, a água que caía nos telhados ou lajes percorria a calha até a cisterna ou caixa d’água improvisada. Essa água era, em seguida, encanada e por vários meios chegava à descarga dos banheiros ou era usada para outros fins, principalmente nos horários de racionamento.

A água pública, então, podia ser economizada e melhor utilizada.

A ideia ganhou espaço e hoje já se encontra empresas que prestam serviço e suporte a quem deseja usufruir dos benefícios do aproveitamento da água da chuva em sua própria casa.

Essa água pode ser destinada para descargas, lavagem de quintal e calçadas, lavagem de carro, irrigação de jardins, deixando a água proveniente da Estação de Tratamento apenas para beber, tomar banho e cozinhar.

Mas, qual a importância do aproveitamento da água da chuva?

A importância de se estudar e implementar tais mudanças em projetos diversos de moradia e trabalho, além de adaptar espaços já estruturados, se encontra na necessidade que temos de aplicar um uso mais inteligente deste recurso finito, para não ficarmos sem o mesmo daqui há alguns anos.

Essa preocupação não envolve apenas o Brasil, mas o mundo todo.

Segundo um relatório da ONU, que será apresentado no 8° Fórum Mundial de Água, se medidas não forem tomadas hoje, em 2050 a escassez de água vai atingir a dois terços da população mundial.

Isso significa que, no futuro, a água potável que temos ao abrir a torneira será rara e talvez até motivo de conflitos entre diversas regiões e países (como já é em alguns lugares do Oriente Médio e na África).

O que poderia ser feito para reverter essa situação?

No momento, em vários países (incluindo o Brasil), já se estuda e se implanta meios de economizar água no dia a dia do condomínio ou em momentos simples, como lavar uma área comum, uma calçada ou irrigar as plantas.

E finalmente, o aproveitamento da água da chuva surge como uma grande ideia para o uso desta através de cisternas, além da água de reuso.

Desta forma, em nações onde a água doce por natureza é escassa (Emirados Árabes, Jordânia, Maldivas, Líbia, Qatar, Arábia Saudita, dentre outros), o aproveitamento da água da chuva já é uma realidade, embora ainda não ampliada, mas que com o tempo poderá estar presente em 90% dos lares.

Muitos projetos e lançamentos no Brasil, como os da Tarjab Construtora, já levam essa questão sustentável a sério e dispõem de mecanismos e estruturas para reduzir os desperdícios de água e os impactos negativos no meio ambiente.

Se não tomarmos cuidado, essa conta, sim, ficará salgada demais para todo mundo pagar.

Tipos de armazenagem de água da chuva

Em São Paulo, movidos pelo interesse no aproveitamento da água da chuva, vários cidadãos criaram o movimento “Cisterna Já”.

Trata-se de um grupo que defende o aproveitamento de água da chuva como alternativa emergencial à momentos de crise hídrica, tal qual o vivenciado há alguns anos. O movimento é o responsável por capacitar e auxiliar aos moradores a criar o seu sistema de água da chuva por meio de cisternas.

Existem diversos tipos de cisternas, tanto verticais como horizontais, e que podem ser instaladas na parede ou enterradas no solo.

Há os modelos de alvenaria – que embora demandem uma obra civil, possuem grande capacidade de armazenamento; modelos pré-fabricados (mas que também precisam de obras por necessitarem ser enterrados), modelos externos e menores (que dispensam o quebra-quebra e entulho), ou mesmo, é possível ainda fazer sua própria cisterna residencial.

Felizmente nos edifícios, construtoras como a Tarjab já possuem essa preocupação há anos, e os mesmos são entregues prontos, equipados com sistema inteligente de aproveitamento da água da chuva e também da água cinza, que seria a água de reuso.

Benefícios do aproveitamento da água da chuva

1. Menos riscos de racionamentos e falta de água

Se o uso dos recursos hídricos se torna mais consciente, é fato que em um futuro breve não haverá necessidade de racionamentos nem quaisquer transtornos pela falta de água para abastecimento ou irrigações.

Grandes produções não serão afetadas e, com isso, teremos um estilo de vida mais tranquilo e acredite, até mais saudável, evitando desperdícios.

2. Redução das enchentes

Muitos benefícios ocorrem quando se resolve destinar melhor a água da chuva para algumas finalidades. As águas das enchentes, por exemplo, que devastam grandes áreas urbanas, poderiam ser armazenadas em cisternas.

Sabemos que, em muitas cidades, as enchentes sempre são uma grande dor de cabeça. Evidente que o lixo despejado em qualquer canto aglomera e se torna o causador das grandes cheias.

Mas em contra partida, quando utilizadas em larga escala e de maneira descentralizada em diversos imóveis, numa região que sofre com alagamentos, as cisternas absorvem a água da chuva, que não conseguiria retomar o seu ciclo.

Segundo a DesviUFPE, uma residência com área de telhado de 200m² em média, vai desviar para cada metro quadrado de área um litro de água.

Suponhamos que, durante uma hora de chuva, passem por cada metro quadrado cerca de 10.000 litros, logo, serão 2.000.000 de litros de água desviados e disponíveis para outras finalidades não potáveis.

Por sua vez, uma indústria cujo galpão tenha 1.000m² de área de telhado, se durante 10 minutos de chuva, passar por cada metro quadrado cerca de 1.000 litros, uma cisterna poderá reservar em média 1.000.000 de litros de águas desviadas das ruas.

Com o aproveitamento, se evitaria que toda a chuva que cai sobre um lote ou construção saísse de lá. Uma vez que todos começassem a fazer isso, muitas comunidades e bairros que vivem alagados, teriam a situação amenizada.

3. Água para consumo próprio?

Dentre os benefícios do aproveitamento da água da chuva, nenhum diz respeito ao consumo próprio para beber, cozinhar ou mesmo se banhar.

No entanto, também se pode empregar essa água da chuva para estas finalidades e dobrar a economia e o uso hídrico consciente.

Claro que é necessário um investimento maior, tendo em vista a necessidade de equipamentos no mercado que permitam a potabilização da água de chuva.

Contudo, esta solução só deve ser utilizada em situações extremas.

4. Economia com a conta

Segundo o professor Eduardo Simões, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, um sistema inteligente de automação residencial para aproveitar a água da chuva pode ser o responsável por uma economia de quase 60 mil litros de água durante o ano, além de uma redução mensal de até R$ 300 na conta de água.

À medida que se usa maior quantidade de água das chuvas, gasta-se pouco a água pública, que geralmente tem um custo bem elevado.

Uma das finalidades do sistema de aproveitamento da água da chuva em condomínios é esta, pois essa mesma água não se torna desperdiçada, e em sistemas mais completos, que a reutilizem ainda para outros fins, a economia chega a ser bem maior. Bom para o bolso e ótimo para o meio ambiente.

5. Irrigação das plantas

Toda e qualquer área verde pode ser irrigada com a água aproveitada das chuvas. Essas plantas tendem a crescer, fazer fotossíntese, refrescar ambientes, embelezar espaços e ainda contribuir para que o ar se torne mais agradável.

Áreas cobertas por gramados também podem contemplar um sistema inteligente de irrigação, que evite o desperdício. Sem que para isso, os custos sejam alavancados, visto que a água da rua fica preservada.

6. Aumenta a geração de emprego

Como a procura por este tipo de serviço aumenta, também cresce o número de contratações no setor, que oferecem, além do emprego, o treinamento e cursos necessários para aprender a instalar o sistema.

Nos últimos anos, principalmente após a crise hídrica, o número de empresas fornecedoras de equipamentos para aproveitamento de água da chuva cresceu muito.

Essa expansão do mercado, além de trazer mais inovações, gerou novos empregos e movimentou a economia.

Assim, o aproveitamento de água da chuva é importante por proporcionar o ganha-pão de muita gente, além de contribuir com o meio ambiente.

7. Valorização imobiliária

É fato que o que aumenta o valor de um imóvel, além de sua localização e tamanho, são as suas melhorias. Um apartamento em cujo condomínio haja um sistema de aproveitamento da água da chuva.

Bem como outro de água de reuso, certamente terá o seu valor de mercado aumentado, sendo uma ótima opção para quem deseja investir. É a sustentabilidade que gera renda, oportunidades de negócio e ótimas garantias futuras.

Segundo o ECOCASA, o imóvel que passa a adquirir um sistema sustentável de aproveitamento da água das chuvas, tem uma valorização em torno de 10% sobre o metro quadrado no momento da venda.

O mesmo vale para sistemas de energia solar fotovoltaica e aquecimento solar. Será que ainda vai ter gente duvidando que seja um bom negócio?

8. Água para limpeza de carros, áreas comuns e calçadas

Geralmente, quem é apaixonado por carro, sente uma agonia enorme ao ver o seu veículo sujo de poeira e da poluição diária. Por outro lado, gastar água potável para limpá-lo, além de doer no bolso, parte o coração.

Alguns lava-rápidos já possuem sistemas de água de reuso e até mesmo aproveitamento da água das chuvas, contudo, nem sempre o dinheiro que sobra no fim do mês, pode ser empregado na lavagem do carro.

Imagine morar em um lugar onde esse sistema já exista?

Lavar o carro se torna algo bem mais fácil, barato e sustentável, visto que não haverá desperdício de água potável, pois a água das chuvas é que será utilizada na limpeza.

O mesmo vale para limpeza de áreas comuns, corredores, higienização de pisos e azulejos, além, é claro, da calçada. Todos saem beneficiados e no fim, o meio ambiente agradece.

Morar ou trabalhar em um lugar com todos estes benefícios garante um uso consciente dos recursos hídricos e um sono tranquilo, afinal, todos somos responsável pelo mundo que desejamos ter amanhã.

Que seja um mundo repleto de abastecimento, sem fome ou sede, e que possamos contribuir, desta forma, garantindo que o abastecimento seja constante, progressivo e a todos, sem distinção.

A Tarjab tem este ideal há anos e se orgulha disso, afinal, sustentabilidade para nós é garantia de vida e pilar fundamental do nosso trabalho.

Conheça os imóveis à venda da construtora, agende sua visita e descubra na prática este e outros diferenciais dos empreendimentos.

Se curtiu, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para outras pessoas conhecerem os benefícios da captação de água de chuva.

3 thoughts on “8 Benefícios e Dicas de Aproveitamento da Água da Chuva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.