Passo a passo para o financiamento imobiliário sair ainda em 2022!

Documentos, despesas e adequação de despesas: confira o passo a passo para o financiamento imobiliário sair ainda em 2022! A […]

Por Tarjab
Em 25 de janeiro de 2022

Documentos, despesas e adequação de despesas: confira o passo a passo para o financiamento imobiliário sair ainda em 2022!

A principal dúvida de quem compra um apartamento pela primeira vez é, talvez, o passo a passo para o financiamento imobiliário. Afinal, são muitas frentes para se atentar: documentação, vistorias, entrada e muitos outros trâmites burocráticos.

 

Passo a passo para o financiamento imobiliário sair ainda em 2022!

 

Para te ajudar nessa jornada, a Tarjab preparou um checklist de tudo o que você não pode esquecer na hora de comprar seu primeiro apartamento. Com esse passo a passo para o financiamento imobiliário, você ainda fecha negócio esse ano!

Passo a passo para o financiamento imobiliário: documentação

Parece simples, mas reunir toda a documentação necessária pode levar tempo. Isso porque você terá que apresentar documentos para o financiamento imobiliário que não está habituado a lidar todos os dias. Como certidão de nascimento ou casamento, por exemplo.

Para evitar surpresas, é recomendável que você separe todos com antecedência. Antes mesmo até de serem solicitados oficialmente. Assim, você tem tempo de solicitar uma segunda via, caso não encontre algum deles ou em caso de avarias do tempo.

Abaixo, listamos alguns dos documentos para o financiamento imobiliário mais críticos:

Já checou a certidão de nascimento?

Tanto a certidão de nascimento quanto a de casamento são documentos que não utilizamos no dia a dia. Por isso , normalmente apresentam marcas do tempo. Verifique se a sua certidão está legível e em bom estado. Em caso negativo, solicite uma segunda via clicando aqui.

Faça o imposto de renda!

Nesse passo a passo para o financiamento imobiliário, não poderíamos deixar de falar sobre o Leão.

Pessoas com renda inferior ao limite mínimo da obrigatoriedade do Imposto de Renda não precisam necessariamente declará-lo. De fato, nesse caso, existem outras formas de comprovar a renda.

Entretanto, alguns bancos tornam a análise de pessoas sem imposto de renda um pouco mais difícil. Assim, se for possível, é sempre bom ter a declaração  em dia.

Tudo certo com os extratos bancários?

A depender do banco, você consegue o extrato bancário completo em alguns cliques. Em outros, precisa ir até a agência e fazer a solicitação. Por isso, é sempre bom se informar com antecedência. Evite surpresas no meio do caminho!

Carteira de trabalho

Estamos finalizando a primeira parte sobre os documentos para o financiamento imobiliário mais críticos. Mas, vale a pena lembrar da carteira de trabalho.

Mais do que os dados iniciais, ela é uma comprovação útil sobre os locais que você trabalhou e principalmente sobre a média da sua renda. 

Por isso, fica inviável que você escaneie página a página de sua carteira , sobretudo se possuir vários registros.

Portanto, é útil utilizar o APP Carteira Digital (Android / IoS). Nele, você consegue organizar PDFs com todas as informações que forem solicitadas.

Finanças

O objetivo desse passo a passo para o financiamento imobiliário é fazer com que você conquiste seu apartamento próprio ainda em 2022. 

Para isso, além de se preparar em relação aos documentos, é preciso se certificar de que tem a quantia certa guardada para a entrada.

Se você ainda tem menos do que precisa, busque reservar 30% dos seus rendimentos mensais para essa finalidade. 

Além de te ajudar a conseguir o valor total para a entrada, também é o valor máximo que você pode comprometer sua renda nas mensalidades dos financiamentos.

Ou seja, se você conseguir se organizar financeiramente para guardar 30% do salário todo mês, quando o financiamento sair, você não precisará fazer ajustes drásticos no seu estilo de vida para fazer a parcela caber no bolso.

Quer mais detalhes sobre o passo a passo para o financiamento imobiliário?

Além de sermos uma das mais conceituadas incorporadoras e construtoras do mercado, a Tarjab também está aqui para te apoiar nas suas conquistas. 

Por isso, se você quiser saber mais sobre o passo a passo para o financiamento imobiliário, é só baixar agora a nossa cartilha com a relação completa de documentos necessários para o processo.

New call-to-action

4 thoughts on “Passo a passo para o financiamento imobiliário sair ainda em 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.