Contato via e-mail

Como se planejar financeiramente para sair da casa dos pais

Uma das maiores transformações que fazemos ao longo da vida é sair da casa dos pais e isso pode assustar e gerar dúvidas. Em função disso, você precisa saber como se planejar financeiramente para sair da casa dos pais.

Se planejar financeiramente sempre envolve economizar dinheiro, analisar os custos e estabelecer suas metas para manter um foco no objetivo final que é ter independência e iniciar um novo momento de vida.

Neste artigo você encontrará isso e ainda terá uma ideia de como a sua vida mudará ao se planejar financeiramente para sair da casa dos pais:

  • 5 dicas de como se planejar financeiramente para sair da casa dos pais
  • Entenda que seu padrão de vida mudará

5 dicas de como se planejar financeiramente para sair da casa dos pais

É essencial se planejar financeiramente para qualquer decisão importante na vida. Quando se fala em comprar ou alugar um imóvel e ser independente, alguns passos podem fazer com que essa seja uma mudança renovadora e sem dor de cabeça.

Por isso, separamos 5 dicas para que você faça essa transição da melhor forma possível e sem surpresas:

1. Coloque os custos no papel para se planejar

Sair da casa dos pais não é só uma mudança de local, é um desafio, pois tudo será diferente. Requer mais responsabilidade e independência financeira.

Vale a pena fazer uma experiência. Separe no salário os custos da casa para saber se dará conta sem problemas. Use valores reais, da sua própria casa, mesmo que saiba que o consumo que irá pagar será bem menor, já que irá morar só ou dividir com alguém.

Simule que assumiu os custos com: luz, serviços de operadora (internet, televisão e telefone), lavanderia, água, gás, condomínio. Além disso, imóvel próprio tem a cobrança do IPTU e alguns casos de aluguel também, veja o que está descrito no contrato.

Essa simulação irá mostrar seu preparo e ajudar a iniciar os preparativos para a mudança. Além disso, é imprescindível estar em dia com as prestações e esse é um dos principais passos dentro de um planejamento financeiro.

2. Economize com antecedência

Não é aconselhável sair no impulso. Ter uma reserva de emergência é importante caso ocorra algum imprevisto, como um reparo inesperado ou no caso de demissão.

Para quem busca um imóvel próprio, a economia é um dos passos para se mudar, mas deve iniciar com um tempo maior para que se tenha essa margem, o ideal é ter uma reserva de 3 a 6 meses de gastos fixos, segundo os especialistas do Banco Bari.

Além disso, é uma boa ideia dividir o salário com a regra “50, 35 e 15”. Essa regra nada mais é do que dividir sua renda para investir seu dinheiro e pagar as despesas de forma consciente. Nessa regra você coloca 50% em gastos essenciais, 15% para o investimento e 35% para o lazer.

Essa é apenas uma das formas de se planejar para sair da casa dos pais. Para fazer suas economias renderem e assim atingir mais rápido a quantia que necessita, vale pesquisar investimentos mais conservadores que não tem risco de perda.

3. Liste suas prioridades para o imóvel ideal

Se mudar é um passo importante e o imóvel deve atender às suas necessidades. Por isso, fazer uma lista com o que você procura ajudará a buscar algo que atenda ao estilo de vida que você pretende ter com sua independência.

Estabeleça um orçamento e procure imóveis nos locais que se vê morando. Veja as prioridades e o que é dispensável. Imóveis com mais de um quarto são mais caros e você pode optar por um studio ou apartamento de 1 dormitório se estiver indo morar sozinho.

4. Saiba quais as burocracias para comprar um imóvel

Se você deseja começar a se planejar financeiramente para sair da casa dos pais, deve lembrar que comprar um imóvel envolve um número considerável de documentos e termos com os quais não estamos habituados no dia a dia. Pesquisar sobre o tema, evita sustos futuros.

Se preparar para os custos e documentos exigidos para o ITBI, o financiamento imobiliário e planejar o pagamento de taxas escriturais.

Entrar em contato com a construtora é uma boa dica para saber quais são os procedimentos para a compra de um imóvel. A Tarjab tem como princípio o relacionamento com cliente, informando todas as etapas do processo, inclusive da construção e auxiliando em qualquer dúvida, tanto para a burocracia quanto às formas de pagamento.

Nessa etapa é importante pesquisar e inteirar-se da possibilidade de usar FGTS de entrada ou utilizar algum programa de auxílio moradia como o Casa Verde e Amarela.

5. Defina suas metas

Para atingir o objetivo de mudança de imóvel, é importante estabelecer metas e prazos. Assim fica mais fácil focar e se organizar para não ter gastos desnecessários. As metas podem ser:

  • Definir um prazo para se mudar, tente pensar a longo prazo;
  • Você quer um imóvel próprio ou prefere dividir aluguel;
  • O valor que quer gastar no imóvel;
  • O bairro que deseja morar;
  • O valor para os acabamentos.

Entenda que seu padrão de vida mudará

Para além do planejamento financeiro, é importante se preparar psicologicamente para essa mudança. Tenha consciência que você não terá o mesmo padrão de vida que tinha com seus pais e será preciso se adaptar.

É importante ter em mente que você será o responsável pelas despesas da casa e por isso, aquele dinheiro para gastos supérfluos pode não estar à mão. Além disso, o seu orçamento terá de ser conivente com o salário, pois não terá quem arque com a conta além de você mesmo.

Manter os pés no chão e perceber que terá que mudar seu padrão de vida é importante para não se decepcionar.

Morar sozinho é um ótimo momento para desenvolver suas habilidades culinárias e de limpeza, além de ser uma forma de economizar gastos em um período em que você ainda está com orçamento restrito.

Com o desenvolvimento das habilidades na cozinha, você pode aproveitar para cuidar da alimentação ou até mudar hábitos ruins, como comer muitos alimentos industrializados.

Desenvolver uma decoração aproveitando os itens que já tem como uma geladeira e uma cama.

Sabendo de todos esses pontos você pode dar esse passo com mais segurança e sem dor de cabeça. Chegou o momento de colocar o projeto de vida em prática e se planejar financeiramente para sair da casa dos pais.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e de deixar o seu comentário aqui!

Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que acontece no blog da Tarjab.

Compartilhe:

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail