7 dicas para escolher o melhor bairro para morar

Você está buscando por um imóvel? Se sua resposta foi sim, é necessário que saiba que uma das decisões mais […]

Por Tarjab
Em 6 de janeiro de 2021

Você está buscando por um imóvel? Se sua resposta foi sim, é necessário que saiba que uma das decisões mais importantes é a escolha do bairro para morar.

Realizar o sonho do imóvel próprio exige muita organização e planejamento. Por isso, uma série de coisas devem ser decididas antes de comprar uma casa ou apartamento.

Muitas pessoas se preocupam, por exemplo, com o quanto aquele imóvel pode ser valorizado, por isso, optam por locais que oferecem boa localização, levando em consideração que se trata de um dos pontos mais buscados por quem deseja morar bem.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas infalíveis para você fazer uma boa escolha na hora de comprar o seu imóvel próprio com ótima localização.

Aqui você também irá encontrar:

  • Como escolher o melhor bairro para morar?
  • Confira as principais dicas para escolher o bairro certo para viver

Como escolher o melhor bairro para morar?

Escolher qual é o local que mais se adequa às suas necessidades para morar não é uma tarefa fácil.

Além de um imóvel com uma infraestrutura qualificada, você deve observar o valor e claro, o bairro onde ele está localizado.

Essa decisão deve ser o primeiro passo na hora de comprar o seu imóvel dos sonhos, já que se trata de um fator decisivo para você fechar ou não um contrato.

Para que você tome a melhor decisão, é preciso avaliar tudo aquilo que está dentro das suas expectativas sobre o bairro, como a vizinhança, a mobilidade, o entorno e etc.

O local precisa combinar com a sua rotina. Por isso, preparamos dicas infalíveis para você escolher o melhor bairro para morar.

Confira 7 dicas para escolher o melhor bairro para morar

Veja o que deve ser observado no momento de escolher o bairro certo para viver:

1. Observe sua rotina e escolha o local que melhor se adeque a ela

Já parou para pensar no que você e sua família mais fazem durante sua rotina diária?

Pensar em um bairro que melhor atenda às suas necessidades do dia a dia é o primeiro passo para acertar na decisão.

Por exemplo: você tem filhos em idade escolar? Se sim, o melhor a se fazer é buscar por um local que conte com escolas próximas.

Mas, se não for possível morar em bairros próximos a escola, trabalho e etc, pense em um local que ofereça fácil acesso a esses pontos.

2. Faça uma boa pesquisa sobre a vizinhança

Sua vizinhança pode ser decisiva para a sua qualidade de vida. Por isso, é fundamental que você observe bem as pessoas que moram no bairro.

Se você prefere a calmaria e o sossego, precisa prestar atenção naqueles que já vivem ali, levando em consideração que vizinhos festeiros, por exemplo, não combinam muito com o estilo de vida citado.

E mesmo que você tenha uma rotina mais agitada, todo mundo em algum momento procura por tranquilidade para descansar ou para trabalhar, no caso daqueles que atuam em regime home office.

Por isso, é importante estar atento aos ruídos emitidos pelos estabelecimentos comerciais próximos e até mesmo os moradores que estão nas residências vizinhas ao imóvel que você tem interesse em comprar.

3. Veja a infraestrutura que o local apresenta

Contar com um transporte público qualificado, uma boa iluminação nas ruas, além de saneamento e abastecimento de água adequados são apenas alguns dos pontos que você deve observar na hora de escolher o bairro para morar.

Além disso, você deve verificar as condições das ruas e calçadas, a proximidade e facilidade de acesso aos comércios e as principais avenidas.

Isso tudo deve ser levado em consideração na hora de escolher um bom local para viver.

4. A segurança deve ser prioridade

Vivemos tempos em que a segurança é um aspecto fundamental no momento de escolher um bairro para morar. Por isso, é muito importante estar atento à segurança, seja ela pública ou privada, que o bairro pode te oferecer ou não.

Pensando nisso, a infraestrutura também entra nesse aspecto, levando em consideração que ruas iluminadas também são essenciais para a segurança. Além disso, veja se há policiamento fazendo vigilância ostensiva na região.

Quanto mais itens relacionados à segurança o bairro puder te oferecer, mais tranquilidade você terá ali.

5. Não deixe de lado o lazer e a vida social

Sabemos que as preocupações diárias existem, pensando nisso, não podemos abrir mão de um pouco de diversão. Por isso, um dos pontos que precisam ser observados no momento de escolher um bairro para morar é o lazer que o local tem a oferecer.

Assim, você deve buscar por bairros que contem fácil acesso a parques, cinemas, shoppings, teatros, bares e restaurantes, clubes e locais que você procura para se divertir com a família e amigos.

6. Visite o bairro em horários diferentes

Você sabia que algumas características de um bairro podem variar de acordo com o horário?

Um bairro pode ser muito tranquilo na parte da manhã e no período da tarde ou noite ele se torna bastante agitado.

Para que você não tenha nenhum tipo de surpresa desagradável, é importante que você faça visitas ao local em dias e horários variados para observar características que o bairro oferece em cada um desses períodos.

7. Anote tudo o que observou antes de tomar a sua decisão

Agora que você já sabe tudo o que deve observar na hora de escolher um bairro para morar, chegou o momento de colocar tudo no papel, ou seja, todos os pontos positivos e negativos que você considerou importante.

Após isso, você precisa pensar naquilo que realmente prioriza. Assim, você poderá ter a certeza se vale a pena ou não residir naquele local de acordo com as necessidades e interesses de toda a sua família.

Após isso, procure por quem entenda do assunto. Conheça construtoras qualificadas como a Tarjab que tem imóveis em bairros de São Paulo como Bosque da Saúde, Conceição, Vila Mariana, Saúde e Freguesia do Ó que tem todos esses itens.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe aqui o seu comentário. Também assine nossa newsletter para receber em primeira mão mais dicas de bairros.

2 thoughts on “7 dicas para escolher o melhor bairro para morar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.