Contato via e-mail

Decoração de apartamento: conheça as principais tendências de 2021

Montar a decoração de um apartamento é uma tarefa que exige tempo, mas pode ser muito divertido deixar seu lar com a sua cara. Explorar o espaço disponível e colocar itens com personalidade já são o início da decoração.

Alguns elementos você encontrará com frequência e é importante saber o que verá nas lojas e como aplicar no seu imóvel para deixá-lo a sua cara. Destacamos as principais tendências de 2021 para decoração de apartamento e também damos dicas de como colocar elementos atemporais.

Neste artigo você encontrará:

  • Trazer mais natureza para a decoração de apartamento
  • O upcycling chega na decoração do lar
  • Lar inteligente para um mundo muito mais conectado
  • Um ambiente em dois ou tudo integrado
  • Tendências para cores e texturas
  • Como aliar as tendências e dicas de decoração de apartamento

Trazer mais natureza para a decoração de apartamento

Como estamos passando mais tempo em casa desde 2020, por conta da pandemia do coronavírus, é normal sentir falta do ar livre e do contato com a natureza. Estudos de neuroarquitetura mostram a importância do contato com elementos naturais e a significativa melhora no nosso bem-estar.

A natureza é representada também em elementos feitos de madeira. O uso da madeira em tom natural traz uma sensação de amparo.

Outra grande tendência para decoração de apartamento é trazer a natureza para dentro do imóvel utilizando o conceito de biofilia e colocando plantas nos ambientes. Espécies de fácil trato como cactos e suculentas são as favoritas dos moradores de apartamentos por não exigirem incidência de luz solar direta.

Outras variedades de plantas são as heras, ideais para quartos, pois melhoram o ar e evitam o mofo, e que fazem a diferença em prateleiras ou em pendentes.

A espada-de-São-Jorge é outra que pode ser colocada tanto no quarto quanto na sala de estar. Ela auxilia na melhora do ar e não precisa de luz direta.

Além disso, jardins verticais nas varandas, lavabos e até na sala de estar deixam o ambiente mais fresco e podem ser colocados em todo tipo de parede, mas são ainda melhores para apartamentos em regiões muito quentes ou com luz do sol direta muitas horas do dia.

O upcycling chega na decoração de apartamento

Já conhecido no campo da moda, a tendência de reutilizar o que já tem e dar uma leve repaginada vem para agregar à decoração do lar e trazer a sustentabilidade para o local.

A falta de insumos identificada por um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) forçou o uso dessa técnica que é um alento para o meio ambiente, pois reduz os resíduos que seriam descartados e evita o uso de uma nova matéria-prima.

O upcycling é uma forma de exercer a economia circular e pode ser usado na escolha de revestimentos reciclados, por exemplo, ou uma mão de tinta em um móvel antigo. Móveis de lojas ou feiras de antiguidade, dão personalidade à decoração e uma nova utilidade a um imóvel antigo.

Lar inteligente para um mundo muito mais conectado

Em 2020 os gadgets se popularizaram. Essa é uma tendência que permanecerá por muito tempo e tende apenas a evoluir.

Como estamos mais conectados e ficando mais em casa, o uso desses dispositivos podem nos auxiliar e ainda trazer segurança e economia, garantindo que desligamos os objetos.

Do ponto de vista da decoração, os dispositivos podem servir para controlar luzes e cortinas, criando a atmosfera perfeita para o momento que você desejar.

Um ambiente em dois ou tudo integrado

Em 2021 a maior tendência de decoração de apartamento, que deve permanecer por um bom tempo, é transformar um ambiente em dois.

Ao invés de se mudar para ter um escritório em casa, você pode mudar a decoração de um quarto extra para atender tanto um hóspede como ser seu home office.

Integrar ambientes também é uma pedida, pensando em móveis como pufes e bancadas, que permitam juntar os espaços visualmente.

Tendências para cores e texturas

Todos os anos a Pantone divulga a cor do ano, que será um guia e prevê a cor que mais irá aparecer durante o ano. Em 2021 as cores escolhidas foram cinza 17-5104 Ultimate Gray e amarelo 13-0647 Illuminating.

A combinação de cinza e amarelo faz uma mistura entre o sóbrio, sério mas leve, e a luz alegre, deixando o ambiente mais descontraído.

Uma combinação que pode ser usada em diversos espaços como a cozinha, deixando mais moderna, na sala, de forma clássica ou em um quarto contemporâneo.

Um tecido que anda em alta na decoração é o tecido Boucle. Esse tecido tem uma textura macia e traz um ar moderno e aconchegante. Metais são outro elemento que podem ser usados na decoração, principalmente no estilo industrial, dando ênfase para a cor preta.

A luz neon veio também para modernizar a decoração, especialmente no quarto, criando uma atmosfera romântica e aconchegante.

Como aliar as tendências e dicas de decoração de apartamento

Quando se trata de decoração de apartamento, algumas recomendações ajudam a deixar o ambiente aconchegante, com personalidade e aproveitando o espaço da melhor forma possível.

É preciso lembrar que o apartamento tem um espaço limitado. Foque em um estilo e explore-o para não acabar se perdendo no meio de tantos itens. Não compre peças aleatoriamente, planeje o espaço todo antes de investir nos imóveis e peças decorativas.

Combinar tendências atemporais com elementos do momento, traz personalidade e são uma garantia de que você não irá enjoar rapidamente da decoração da sua casa. Três dicas básicas ajudam a deixar seu apartamento bonito e funcional:

Paredes claras

Dão a percepção de que o ambiente é maior e mais iluminado. Não é necessário pintar todas as paredes de branco, basta usar cores claras com nuances de azul, lilás ou amarelo, por exemplo, trazendo um aconchego e tirando o ar apático e asséptico de um ambiente todo branco.

Espelhos

Outro aliado para trazer a sensação de amplitude é o espelho. Uma parede toda de espelhos ou uma combinação de espelhos menores traz amplitude e aumenta a iluminação devido ao reflexo. Investir em formatos ou detalhes contribuem para a decoração.

Ponto focal

Use um ponto focal, ou seja, algo que chame atenção, um quadro, fotografia, uma cortina com uma cor ou textura diferente, ou um sofá com cor forte.

O ponto focal será o pontapé da decoração, pensado como combinar e destacar ele. Um bom exemplo dessa dica é uma sala com um sofá verde escuro ou azul onde as almofadas e quadros são escolhidos em função dele.

Agora que você já sabe como deixar seu apartamento moderno e atualizado, chegou o momento de aplicar o que aprendeu aí no seu lar.

Gostou das dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais e não se esqueça de deixar o seu comentário!

Aproveite também para assinar nossa newsletter e receber mais dicas de arquitetura e decoração.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail