Plantas decorativas: as melhores espécies para dar um up no apartamento

Toda planta precisa de um cuidado especial. Conheça os principais tipos de plantas decorativas e não erre na hora de […]

Por Tarjab
Em 14 de junho de 2022

Toda planta precisa de um cuidado especial. Conheça os principais tipos de plantas decorativas e não erre na hora de cultivá-las!

 

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão do contato com a natureza ou que simplesmente se apaixona por cada nova mudinha que vê por aí, então certamente você usa (ou quer muito usar) plantas decorativas no seu apartamento, certo?

Nesse caso, você não está sozinho(a). De fato, está mais próximo de seguir uma grande tendência de decoração de apartamento. É justamente sobre isso que fala a decoração Urban Jungle: trazer a natureza para o nosso lugar de viver, devolvendo mais naturalidade para as rotinas cada vez mais digitais – não é à toa que essa tendência ganhou forma durante a pandemia de Covid-19, que afastou as pessoas do convívio externo.

Mas, será que é só “sair colocando plantas decorativas nas prateleiras e móveis” e pronto – tudo está resolvido?

LEIA MAIS: Quanto custa mobiliar um apartamento em 2022?

Plantas decorativas para apartamentos

Não existe exatamente um tipo certo de planta para apartamento, mas acontece que algumas espécies são mais indicadas para esse tipo de ambiente. 

Afinal de contas, a partir do momento que elas saem do seu habitat natural, sendo cultivadas em vasos ou canteiros, é fundamental que recebam todos os estímulos corretos e necessários para que cresçam cheias de vida, dando aquele up na decoração.

A Tarjab te ajuda na missão de encontrar a melhor espécie de planta para cada ambiente do seu apartamento de acordo com seu dia a dia – siga conosco!

Condições básicas para as plantas decorativas

O primeiro passo antes de ter plantas decorativas no apartamento é entender que, independente da sua rotina, da espécie e de onde elas ficarão, você precisa cumprir três requisitos básicos: luz, água e nutrientes.

New call-to-action

Luz

Nenhuma planta sobrevive sem luz natural. Ainda que algumas sejam mais tolerantes à falta de sol, é imprescindível que todas as espécies recebam luz natural direta na maior parte do dia. Por isso, se você tiver um ambiente muito escuro com pouca luz, talvez não seja um local tão adequado. 

Agora, se você tem um apartamento com projeto inteligente, fica mais fácil adaptar ambientes para priorizar a incidência de luz natural, o que será ótimo para as plantas. Não sabe do que estamos falando? Clique aqui e conheça mais sobre as plantas (arquitetônicas) flexíveis!

Água

O segundo ponto, é a água. Muita gente pensa que basta regar as plantas decorativas todos os dias e pronto, tudo certo. A verdade é que cada tipo de planta possui uma necessidade específica – por isso, é fundamental que você saiba qual a necessidade da espécie que escolheu. Para isso, siga conosco!

Nutrientes

Por fim, os nutrientes também são vitais para um planta decorativa com cores vivas e vibrantes. Assim como a rega, o uso de adubos deve ser feito de acordo com a necessidade de cada espécie – algumas exigem a adubação apenas uma vez ao ano, por exemplo.

Para não errar, independente da frequência de adubação, recomendamos o uso de modelos de fertilizantes NPK 10-10-10, que oferecem nutrientes para todos os tipos de plantas, sejam apenas folhagens, com ou sem flores ou frutos.

LEIA MAIS: Decoração de apartamento: conheça as principais tendências para 2022

5 melhores tipos de plantas decorativas

Para não errar na hora de escolher uma planta decorativa, então, é preciso ter certeza de que a espécie escolhida se adapta bem às condições do cômodo escolhido – e que você terá tempo, dentro da sua rotina, para regá-la com a frequência necessária.

Para isso, selecionamos as 5 espécies mais procuradas e que seguem as principais tendências de decoração de apartamento! Confira:

Rosa de Pedra

ROSA DE PEDRA PLANTAS DECORATIVAS AS MELHORES ESPÉCIES PARA DAR UM UP NO APARTAMENTO
Rosa de Pedra

A rosa de pedra é um estilo de planta decorativa delicada, a ser cultivada em pequenos vasos que decoram aparadores, buffets e outros ambientes de forma discreta. Ela é um estilo de suculenta que se desenvolve em formato de uma exuberante rosa. Apesar de singela, faz toda a diferença na decoração urban jungle. Necessita de luz natural, mas é muito resistente. Na hora de regar, não é exigente: de forma bem esporádica, apenas quando a terra estiver bem seca.

Ráfia

RÁFIA PLANTAS DECORATIVAS AS MELHORES ESPÉCIES PARA DAR UM UP NO APARTAMENTO
Ráfia

Diferente da rosa de pedra, a ráfia é um tipo de palmeira e, por isso, indicada para ambientes amplos, como a sala de estar ou de jantar, por exemplo. Não é de cultivo difícil, podendo ser regada apenas uma vez na semana. Já o uso de fertilizantes é recomendado de uma a duas vezes por ano (preferencialmente, como já comentado, em modelo NPK 10-10-10). 

Ainda que não seja exigente, ela não tolera muito a luz direta do sol, mas requer a incidência de luz natural. Procure ambientes frescos, mas não desprovidos totalmente de calor ou luz. Para deixar as folhas bonitas, você também pode borrifar água por toda a sua expansão. 

Begônia

BEGONIA PLANTAS DECORATIVAS AS MELHORES ESPÉCIES PARA DAR UM UP NO APARTAMENTO
Begônia

Para quem gosta de flores, a Begônia é uma ótima opção. Além de ser uma folhagem farta, de cores que fogem do verde tradicional, também floresce em flores delicadas. Ainda que muita gente opte por decorar janelas com as begônias, ela também pode ser cultivada tanto em grandes vasos, sendo altamente versátil na decoração urban jungle. Aqui, a adubação deve ser feita intercalando os meses. Além disso, você só deve regá-la quando o solo estiver seco, molhando apenas a terra: as flores e folhas não aceitam muito bem a água direta.

Camedorea-elegante

CAMEDOREA ELEGANTE PLANTAS DECORATIVAS AS MELHORES ESPÉCIES PARA DAR UM UP NO APARTAMENTO
Camedorea-elegante

Assim como a ráfia, a camedorea-elegante é um tipo de palmeira altamente adaptável a apartamentos, uma vez que sobrevive muito bem à meia luz. Se você evitar colocá-la em ambientes com corrente de ar, terá uma planta decorativa de muita beleza.

No mais, é recomendável que a adubação seja feita todos os meses, e que o solo sempre se mantenha úmido. Além disso, a cada 3 anos, é recomendável que se troque a camedorea-elegante para um vaso maior – por isso mesmo, recomenda-se que ela decore sempre ambientes amplos.

LEIA MAIS: 4 dicas de decoração para apartamentos com pets

Cactos

CACTO PLANTAS DECORATIVAS AS MELHORES ESPÉCIES PARA DAR UM UP NO APARTAMENTO
Cactos

Os cactos possuem vários tamanhos e formatos, podendo decorar desde um aparador até uma sala inteira. Extremamente elegantes, exigem pouca manutenção: por ser uma planta de clima desértico, o mais recomendado é que se regue uma vez na semana no verão, e apenas uma vez por mês no inverno.

Exatamente por isso, é uma planta que necessita de muita luz solar direta. Opte por locais como a cozinha, a sala de jantar e, principalmente, sacadas.

Deixe a criatividade rolar solta

Agora que você já sabe quais são as espécies de plantas decorativas mais buscadas nas tendências de decoração de apartamento, é só colocar a criatividade em ação.

Com um pouco de planejamento, organização e dedicação, você terá em poucos meses folhagens que farão toda a diferença nos ambientes internos.

Nossa dica final é já pensar nisso – e em todos os outros aspectos da decoração como um todo também – logo na hora de comprar um apartamento na planta. Por quê? Dessa forma, você já se antecipa e sabe se conseguirá utilizar um cacto em determinado ambiente, ou se precisa pensar em uma ráfia, devido à luz solar – e por aí vai.

Outro motivo é a possibilidade de poder adaptar o espaço do apartamento de acordo com as plantas que você quer cultivar. Isso é possível com as plantas flexíveis – projetos inteligentes que fazem com que o seu apartamento fique com a sua cara.

A Tarjab possui inúmeros empreendimentos que apresentam plantas inteligentes, oferecendo mais autonomia para que você se sinta em casa logo no dia do recebimento das chaves. Para conhecer mais sobre eles, é só clicar aqui!

New call-to-action

2 thoughts on “Plantas decorativas: as melhores espécies para dar um up no apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.