Decoração para apartamentos: Confira 8 tendências para 2023!

  Já sabe quais as próximas tendências de decoração de apartamento? Confira tudo o que segue em alta e as […]

Por Tarjab
Em 24 de janeiro de 2023

Decoração de apartamento: conheça as tendências para 2023

 

Já sabe quais as próximas tendências de decoração de apartamento? Confira tudo o que segue em alta e as novidades para 2023!

O momento de fazer a decoração do apartamento é sempre o mais aguardado, principalmente para quem acabou de comprar um imóvel. 

Explorar o ambiente, combinar cores, comprar itens de decoração e imaginar onde cada coisa ficará de acordo com seu gosto e preferência já é iniciar o processo de decoração.

E o melhor de tudo é que você não precisa sacrificar aquilo que gosta para acompanhar as tendências. A seguir, apresentamos várias dicas de decoração de apartamento com base nas principais tendências de 2023 para que você deixe seu lar moderno e, ao mesmo tempo, com a sua cara. Confira!

 

8 tendências de decoração para apartamentos em 2023

 

Urban Jungle segue como tendência para decoração de apartamento

 

A tendência de urban jungle surgiu em 2020, com o avanço da COVID-19, e segue firme em 2023. Estudos de neuroarquitetura mostram a importância do contato com elementos naturais e a significativa melhora no nosso bem-estar.

É por isso que trazer a natureza para dentro de casa segue como uma das principais dicas de decoração ainda em 2023. O conceito de biofilia traz plantas para ambientes internos. Espécies de fácil trato, como cactos e suculentas, são as favoritas dos moradores de apartamentos por não exigirem incidência de luz solar direta.

Outras variedades de plantas são as heras, ideais para quartos, pois melhoram o ar e evitam o mofo, e fazem a diferença em prateleiras ou em pendentes.

 

LEIA MAIS: A IMPORTÂNCIA DA NEUROARQUITETURA NA CRIAÇÃO DOS AMBIENTES

 

A espada-de-São-Jorge é outra que pode ser colocada tanto no quarto quanto na sala de estar. Ela auxilia na melhora do ar e não precisa de luz direta.

Além disso, jardins verticais nas varandas, lavabos e até na sala de estar deixam o ambiente mais fresco e podem ser colocados em todo tipo de parede, mas são ainda melhores para apartamentos em regiões muito quentes ou com luz do sol direta muitas horas do dia.

Por fim, você também pode se aproximar da natureza com elementos feitos (ou que remetem) à madeira. Do piso a elementos de decoração, o uso da madeira em tom natural traz uma sensação de amparo.

 

Invista nas cores e texturas corretas

 

Todos os anos a Pantone divulga a cor do ano, que será um guia e prevê a cor que mais irá aparecer durante o ano. Em 2023 a cor escolhida foi o Viva Magenta 18-1750.

A cor traz força e energia, estando constantemente à mostra na natureza. Ela descende dos vermelhos e é, de acordo com a Pantone, “corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa”.

A textura em alta é a canelada. Ela vem ocupando espaço na moda, arquitetura e decoração.

 

Crie espaços aconchegantes

 

Espaços aconchegantes

 

Ficar em casa tem se tornado um rolê cada vez mais atrativo tanto para a Geração Z, quanto para os millennials. Mas para isso é importante que o lar traga uma atmosfera aconchegante.

Investir em ambientes confortáveis e que proporcionem experiências é uma das tendências de decoração para apartamentos.

Locais de leitura, que explorem a luz natural, por exemplo, são excelentes pedidas. Assim como um espacinho para o vinho ou para ver um filme no seu streaming favorito. 

Almofadas, plantas, carpetes, poltronas, são itens que podem compor esse espaço e torná-lo único.

 

Os móveis arredondados estão de volta

 

Eles ganharam novo fôlego em 2022 e prometem dominar as decorações modernas em 2023.

Os móveis arredondados tem um charme único e criam uma atmosfera mais intimista e romântica, além de oferecerem excelentes condições de ergonomia.

 

Móveis arredondados

 

Lar inteligente para um mundo muito mais conectado

 

Em 2020, os gadgets se popularizaram. Essa é uma tendência que permanece em 2023 e ainda seguirá por muito tempo e tende apenas a evoluir.

Como estamos mais conectados e ficando mais em casa, o uso desses dispositivos podem nos auxiliar e ainda trazer segurança e economia, garantindo que desligamos os objetos.

Do ponto de vista da decoração, os dispositivos podem servir para controlar luzes e cortinas, criando a atmosfera perfeita para o momento que você desejar.

 

LEIA MAIS: PLANTAS FLEXÍVEIS: O QUE É E COMO APROVEITAR NO SEU APARTAMENTO

 

Vantagens dos ambientes integrados

 

Em alta desde 2021, transformar um ambiente em dois segue como uma das tendências de decoração para 2023 mais fortes.

Ao invés de se mudar para ter um escritório em casa, você pode mudar a decoração de um quarto extra para atender tanto um hóspede como ser seu home office.

Integrar ambientes também segue como uma dica de decoração valiosa para 2023. Uma bancada, por exemplo, por ser o limite entre a cozinha e a sala de estar. Isso dá a sensação de amplitude e cai super bem em modelos como lofts e studios. Além disso, permite que várias pessoas realizem várias atividades diferentes ao mesmo tempo no ambiente, tornando tudo mais intimista.

Além disso, uma decoração moderna e com ambientes integrados traz várias vantagens como: 

  • melhor aproveitamento do espaço disponível;
  • ambientes mais funcionais e práticos;
  • amplitude;
  • melhor exploração da iluminação e ventilação natural;
  • muitas possibilidades de decoração!

 

Estilo industrial

 

Uma tendência de decoração para 2023 que vem com força total é o estilo industrial, principalmente para as cozinhas e banheiros. Assim, é possível usar muito metal. O estilo industrial também empresta muito minimalismo a depender do objeto, e favorece peças na cor preta.

 

Detalhes na decoração de apartamento

 

Detalhes na decoração

 

Os detalhes seguem com força total como tendência de decoração de apartamento em 2023 – seja vasos que conversem com o urban jungle, quadros ou outros elementos de ponto focal (um grande elemento central que atrai o olhar). Por isso, não tenha medo de pendurar aquele quadro que te deixa na dúvida se vai ou não vai.

Gostou dessas tendências de decoração de apartamento para 2023? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter e receber mais artigos como esse, diretamente no seu email!

 

New call-to-action

4 thoughts on “Decoração para apartamentos: Confira 8 tendências para 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.