Quarto de hóspedes e home office: aprenda a criar um ambiente multifuncional

Quarto de hóspedes e home office são boas opções para quem deseja ter um local para trabalhar em casa, mas […]

Por Tarjab
Em 10 de dezembro de 2020

Quarto de hóspedes e home office são boas opções para quem deseja ter um local para trabalhar em casa, mas não abre mão de um espaço para receber visitas com conforto.

Um ambiente multifuncional vem sendo tendência nos últimos tempos, principalmente para aqueles que adotaram o regime home office.

Muita gente fica na dúvida no momento de escolher o que fazer com aquele espaço que sobrou em casa. Uma das coisas mais comuns é acabar fazendo com que aquele ambiente se torne um local para guardar “bagunças”.

Por isso, se você deseja aproveitar bem aquele espaço deve saber que ele pode ser multifuncional, sendo dormitório para visitas e também o seu local de trabalho.

Quer saber como? No artigo de hoje eu vou te contar como você pode fazer com que aquele ambiente seja utilizado para ambas as coisas: quarto de hóspedes e home office.

Aqui você também irá encontrar:

  • Quarto de hóspedes e home office em um mesmo ambiente
  • Como conciliar quarto de hóspedes e home office?
  • Dicas para aproveitar o espaço

Boa leitura!

Quarto de hóspedes e home office em um mesmo ambiente

Atualmente os imóveis estão cada vez mais compactos. Com a redução dos metros quadrados, começou então a surgir a necessidade de ambientes mais versáteis.

Pensando nisso é fundamental ser criativo para aproveitar melhor o espaço, planejando a organização dos cômodos e decorando o ambiente pensando na funcionalidade sem deixar o visual de lado.

Em casas ou apartamentos de dois ou três dormitórios em que um não esteja sendo utilizado, ao invés de reservá-lo exclusivamente para a recepção de visitas, você pode aproveitá-lo no seu dia a dia como um espaço home office.

É muito importante que o local também seja fácil de preparar no momento em que você for receber hóspedes.

Como conciliar quarto de hóspedes e home office?

A ideia é ter um quarto de hóspedes junto ao home office. Por isso é preciso pensar nos itens que irão compor o ambiente, como por exemplo, uma cama e uma mesa para trabalho.

Mas, e se o espaço for pequeno?

Nesses casos, uma dica muito importante é colocar a cama em um dos cantos, segmentando os ambientes dentro do espaço que você tem disponível.

Uma outra opção muito útil é um sofá-cama que pode ser desdobrado somente quando for utilizado.

Isso irá fazer com que você economize muito espaço, oferecendo conforto aos seus hóspedes, levando em consideração que o móvel pode ser tão confortável como uma cama.

É muito importante não se esquecer de um espaço para que o seu hóspede possa guardar seus pertences, como roupas e objetos.

Você pode optar por armários que contam com diversas prateleiras, assim você também poderá utilizar o móvel quando não tiver visitas, otimizando ainda mais aquele espaço.

Dicas para aproveitar o espaço

O seu quarto de hóspedes e home office pode ser muito aconchegante e espaçoso se você souber aproveitar muito bem esse espaço.

Vou te contar algumas dicas para que você deixe o seu cantinho do seu jeito e claro, multifuncional:

Opte por móveis menores

Investir em mesas grandes ou feitas de materiais muito pesados não vale a pena. Por isso, é importante que você escolha móveis leves e menores. Isso fará com que os espaços sejam melhor aproveitados, além de ficar muito mais organizado.

Os outros móveis também podem ser compactos, como o guarda-roupa, por exemplo, que pode conter prateleiras mesmo sendo em um tamanho reduzido.

Saiba utilizar melhor as paredes

Se você precisa organizar seus livros, documentos ou outros itens importantes para o seu trabalho, utilize as paredes para prateleiras. Nelas, você poderá organizar todos os seus materiais de trabalho sem que seja necessário utilizar muito o espaço do ambiente.

Aproveite todos os espaços disponíveis

Sabia que até o espaço embaixo da sua mesa pode ser utilizado?

Você pode escolher móveis com gavetas, por exemplo. Se trata de uma ótima opção para o home office em um quarto pequeno. É muito importante que você não se esqueça de reservar um espaço para suas pernas para que não haja nenhum tipo de problema com sua postura.

Torne o espaço mais amplo e arejado

Alguns itens são fundamentais para que o seu quarto de hóspedes/ home office seja um ambiente amplo e harmônico, veja:

Você deve priorizar os móveis em tons claros e linhas retas além de paredes também em cores claras. Isso faz com que haja a sensação de amplitude para o ambiente.

Pensando em tons claros, não podemos esquecer da iluminação. A luz natural faz toda a diferença, por isso se o ambiente contar com uma janela, procure deixá-la aberta para que entre uma boa quantidade de iluminação no ambiente.

No período noturno, aposte em lâmpadas fluorescentes e luminárias, fazendo com que o espaço fique o mais claro possível.

Cortinas e persianas também são indispensáveis. Persianas são ainda mais indicadas, pois ocupam menos espaço e são mais práticas. Uma outra grande vantagem está na facilidade de mantê-las limpas, podendo ainda controlar totalmente a luz que entrará no ambiente.

Tenha cuidado com a decoração

Para que o cômodo seja multifuncional é preciso ter muito cuidado com a decoração para que o local não fique somente com cara de escritório, é preciso continuar aconchegante.

Porém, é necessário ter muita atenção na decoração do ambiente, já que o excesso de informação pode prejudicar sua concentração no trabalho, principalmente, se você se distrai com facilidade.

Tente concentrar os materiais que utiliza para o trabalho em cima da mesa ao invés de espalhá-los por todo o ambiente. Deixe no cômodo somente aqueles materiais que você acha necessário e que realmente serão utilizados.

Não abra mão do conforto. Lembre-se que o home office também é um quarto que deve receber seus hóspedes da forma mais aconchegante possível.

Agora que você já sabe como criar um ambiente multifuncional com seu quarto de hóspedes e home office, chegou o momento de aplicar o que aprendeu aí no seu lar.

Gostou das dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais e não se esqueça de deixar o seu comentário! Aproveite também para assinar nossa newsletter e receber mais dicas de arquitetura e decoração.

Fonte da imagem: Andrea Buratto

2 thoughts on “Quarto de hóspedes e home office: aprenda a criar um ambiente multifuncional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.