Entenda o que é e como funciona a composição de renda no financiamento imobiliário

Se você deseja comprar um imóvel à prazo precisa, primeiro, entender como funciona o financiamento imobiliário e como a composição […]

Por Tarjab
Em 19 de julho de 2022

Se você deseja comprar um imóvel à prazo precisa, primeiro, entender como funciona o financiamento imobiliário e como a composição de renda pode ajudá-lo a conseguir o valor que precisa. Afinal, com ela, você poderá complementar a renda para o financiamento.

Nesse sentido, a composição de renda nada mais é do que um recurso usado para viabilizar a compra de um imóvel. Uma vez que, tendo mais de uma pessoa contribuindo com a renda total do saldo devedor, o banco conseguirá aprovar parcelas com valores mais atrativos.

Se interessou? Então continue a leitura e saiba como!

Confira também: Passo a passo para o financiamento imobiliário sair ainda em 2022!

 

A composição de renda acontece quando duas ou mais pessoas se associam para comprar um imóvel através de um empréstimo

Conheça algumas regras para a composição de renda

 

Como o próprio nome sugere, a composição de renda acontece quando duas ou mais pessoas se associam para comprar um imóvel através de um empréstimo.

 No entanto, por se tratar de uma tratativa bancária, essa operação também está condicionada à análise de crédito de cada uma das pessoas envolvidas no financiamento.

Além disso, vale lembrar que a política para composição de renda varia de instituição para instituição. Alguns bancos, por exemplo, aceitam que a renda seja composta por qualquer pessoa, independentemente de existirem – ou não – vínculos familiares entre elas.

Outros, no entanto, só aceitam no financiamento vindo de indivíduos que possuam vínculos conjugais ou familiares. Por fim, também é preciso ressaltar que, uma vez quitada a dívida, todos os compradores que fizeram parte da composição de renda se tornam proprietários diretos do imóvel. Dessa forma, é preciso que haja uma relação de confiança entre eles.

Leia também: Financiamento imobiliário aprovado: quais as próximas etapas?

 

Mas, como aumentar a renda para o meu financiamento imobiliário? 

 

Se o seu desejo é aumentar ou complementar a renda para ter mais chances de conseguir um financiamento imobiliário, o ideal é recorrer a familiares e companheiros próximos. 

Aqui, indicamos pessoas como pais, mães, irmãos, filhos e cônjuges.

Afinal, uma renda maior aumenta as chances de aprovação de um financiamento mais robusto e até mesmo atrativo.

 

New call-to-action

 

Por outro lado, caso não queira envolver ninguém nessa compra, também há uma alternativa para amortizar as parcelas desse empréstimo ou ainda complementar as parcelas junto com sua renda mensal: usar o saldo do FGTS.

Para saber mais, aconselhamos que leia o nosso conteúdo completo sobre a amortização de financiamento imobiliário com o FGTS e tire todas as suas dúvidas.

 

Como fazer um financiamento em nome de duas pessoas?

 

Como dito acima, para compor renda e fazer um financiamento no nome de duas (ou mais) pessoas, é preciso procurar bancos ou instituições que possam viabilizar ou simular o financiamento, bem como verificar quais são as regras para composição de renda. 

Isto é, se só aceita cônjuges e parentes, quantas pessoas podem participar e etc.

Depois disso, essas instituições, provavelmente, vão fazer uma análise de crédito individual para cada um dos compradores, verificando assim se alguns deles possuem dívidas em aberto, restrições cadastrais ou o nome sujo em órgãos de proteção de crédito.

Se os compradores forem aprovados, a regra geral é que a renda mensal somada entre eles não tenha comprometimento maior que 30% com as prestações da dívida. 

Esse cálculo é feito com base em holerites, Imposto de Renda e extratos bancários.

Leia também: Juros e Taxa Selic: como fazer um financiamento de imóvel sem surpresas?

 

Mas agora que você já sabe o que fazer para compor a renda do financiamento, que tal se organizar para complementar suas chances? Aproveite também para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.