Financiamento imobiliário aprovado: quais as próximas etapas?

Ter o financiamento imobiliário aprovado não é o fim do processo de financiamento. Conheça as próximas etapas que você deve […]

Por Tarjab
Em 26 de abril de 2022

Ter o financiamento imobiliário aprovado não é o fim do processo de financiamento. Conheça as próximas etapas que você deve ficar de olho!

 

Financiamento imobiliário aprovado”. Essa é a notícia que mais traz alívio para quem está financiando um imóvel – principalmente pela primeira vez. 

De fato, o momento do financiamento, dos trâmites e papelada com o banco, pode ser o momento mais tenso na hora de comprar o primeiro apartamento. 

Toda essa burocracia é justificada: o banco precisa saber se você será um bom pagador, se tem condições de arcar com a dívida, se o imóvel está em boas condições para servir de garantia, dentre vários outros requisitos.

Por isso mesmo, será que ter o financiamento imobiliário aprovado é mesmo a última etapa da compra de um imóvel?

Vamos entender um pouco mais no texto de hoje.

LEIA MAIS: Diferenças entre assinatura digital e eletrônica de contratos

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO APROVADO: QUAIS AS PRÓXIMAS ETAPAS?

No que ficar atento após ter o financiamento imobiliário aprovado?

Ter o financiamento imobiliário aprovado significa que você tem o crédito necessário junto ao banco para prosseguir com os trâmites do financiamento do primeiro apartamento.

Isso é uma ótima notícia, mas não significa, necessariamente, que tudo esteja 100% garantido. Existem algumas etapas que você ainda precisa acompanhar para assegurar que tudo vai correr bem. Entenda:

Análise do vendedor e da documentação do imóvel

Como você já sabe, o banco verifica suas informações (e de sua família também, a depender das particularidades de cada tipo de financiamento), justamente para conferir se você terá condições de arcar com o financiamento – afinal, ele está te emprestando uma quantia considerável, e o financiamento é, geralmente, a longo prazo.

Mas, além de você, tanto o vendedor quanto o registro do imóvel e/ou obra também serão analisados cuidadosamente.

Ao sinal de qualquer irregularidade com o vendedor – a incorporadora ou construtora, no caso de imóveis na planta -, pode acarretar na finalização do processo de financiamento, ainda que seu crédito imobiliário esteja aprovado.

O mesmo se aplica às construções. São inúmeros documentos que o banco irá analisar para garantir que o empreendimento é seguro, que se localiza em um local apropriado que não apresenta riscos e inúmeros outros fatores que influenciam diretamente no processo de financiamento.

New call-to-action

É por isso que é altamente recomendável que você opte por incorporadoras de confiança, como a Tarjab – principalmente na hora de comprar o primeiro apartamento. A fim de proporcionar essa segurança para o comprador, os empreendimentos Tarjab são idealizados de acordo com a lei do Patrimônio de Afetação.

Isso significa que o terreno do empreendimento, bem como tudo o que for relacionado a ele, não são incorporados ao patrimônio da empresa. O que isso quer dizer? Simples: é a garantia de que o terreno está em regime de afetação, sendo ele destinado exclusivamente  a suprir a entrega das unidades imobiliárias.

Dessa forma, você tem a certeza absoluta de que o empreendimento será entregue, ainda que algo aconteça com a incorporadora.

LEIA MAIS: 7 dúvidas comuns sobre escritura de imóvel

Além desta garantia da entrega do empreendimento e de todo o apoio e atendimento personalizado em todas as etapas da compra, a Tarjab possui anos de atuação de sucesso, sendo reconhecida pelo alto padrão construtivo e qualidade em suas entregas. Conheça mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

Visita técnica

Com a incorporadora e a documentação do empreendimento liberados pelo banco e o financiamento imobiliário aprovado, já podemos ficar mais tranquilos, correto? Ainda não exatamente. 

A última etapa antes da entrega do imóvel – seja ele pronto para morar ou ainda em construção – é a vistoria técnica. É só após a vistoria que você assina o contrato de financiamento.

Nessa etapa, o banco precisa verificar se as instalações são, de fato, seguras, se seguem os padrões de qualidade necessários e se não representam nenhum tipo de risco.

Essa avaliação garante não apenas a segurança do novo morador, mas também do próprio banco, que precisa se certificar de que o apartamento pode ser usado como garantia do financiamento.

Novamente, optar por uma incorporadora segura e reconhecida é fundamental para garantir que esta etapa não apresentará objeções ao processo de financiamento.

LEIA MAIS: Como é feito o contrato de compra e venda de imóveis?

Atenção aos prazos!

Caso alguma dessas situações ocorram, não é preciso se desesperar. Com o seu financiamento imobiliário aprovado, você já conquistou a parte mais delicada, que é provar que será um bom pagador. 

As demais situações são resolvidas diretamente com a incorporadora ou construtora, que dispõem de dispositivos para acelerar este tipo de solução.

O único ponto que é preciso ficar de olho, é o tempo: normalmente, existe um período de 3 meses entre você ter o financiamento imobiliário aprovado e a assinatura do contrato, encerrando o processo de financiamento. 

Ao passar esse prazo, você precisa realizar uma nova solicitação de análise de crédito – e, neste meio tempo, taxas e condições já podem ter mudado.

Portanto, para quê arriscar? Conheça um pouco mais sobre os empreendimentos e próximos lançamentos da Tarjab. 

Seja na hora de comprar o primeiro apartamento ou não, você recebe apoio e acompanhamento em todos os momentos do processo de financiamento, além de ter a tranquilidade de investir em imóveis construídos com alto padrão de qualidade por quem já tem mais de três décadas de experiência e reconhecimentos!

New call-to-action

5 thoughts on “Financiamento imobiliário aprovado: quais as próximas etapas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.