Como planejar a compra do seu primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é sempre um marco na vida de qualquer pessoa, sinônimo de liberdade, sonho alcançado e […]

Por Tarjab
Em 13 de outubro de 2021

A compra do primeiro imóvel é sempre um marco na vida de qualquer pessoa, sinônimo de liberdade, sonho alcançado e reconhecimento próprio.

No entanto, para realmente chegar à entrega das chaves é necessário muito planejamento financeiro e certeza de que está fazendo uma boa escolha. Veja abaixo dicas essenciais para iniciar a sua jornada.

Primeiro passo: planejamento financeiro

Conquistar a casa própria exige organização e controle total dos ganhos e gastos. Se você ainda não tem o hábito de administrar suas finanças, confira aqui três apps para você colocar a sua vida financeira em dia.

Agora, se comprar um imóvel já estava nos seus planos e você já sabe o quanto consegue investir mensalmente, o primeiro passo você já deu.

Pensar no futuro também é importante para não ter que lidar com imprevistos e fazer dívidas. Então, o quanto antes, comece a sua reserva de emergência, valor equivalente de três até doze meses do seu custo de vida. Assim, seja qual for o seu objetivo, você irá iniciá-lo com mais segurança.

Priorize a localização

A escolha do bairro é um dos quesitos que merece mais atenção na hora de comprar um imóvel, principalmente em uma cidade grande como São Paulo.

Morar em uma região longe do trabalho, sem acesso a transporte público e com pouca infraestrutura pode fazer você perder tempo e dinheiro. Analise sempre os pontos abaixo:

● A proximidade com supermercados, farmácias, padarias, escolas e outros estabelecimentos que fazem parte do seu dia a dia.

● Mesmo que você prefira andar de carro, o imóvel deve ter fácil acesso a pontos de ônibus e estações de metrô.

● Dê preferência a regiões mais arborizadas e com áreas verdes para passear com o seu cachorro e praticar exercícios físicos.

● Visite as ruas do bairro de dia e de noite para avaliar se são pavimentadas e contam com boa iluminação.

● Se puder, converse com moradores sobre a segurança e policiamento nos arredores do imóvel.

Tenha calma e escolha o imóvel que combina com você

Nessas horas, a tranquilidade é o maior segredo para fazer um bom negócio e não se arrepender depois. Lembre-se sempre de que é um dos maiores investimentos da sua vida e que você não quer que dê nada errado.

Então, execute suas tarefas diárias normalmente e dedique um tempo exclusivo para pesquisar o seu imóvel com calma.

Faça uma lista da infraestrutura que você precisa, casa ou apartamento, quantos dormitórios, vagas, se faz questão de uma varanda gourmet e áreas de lazer no condomínio.

Não esqueça também de considerar os aspectos positivos e negativos de investir em um imóvel novo, com o valor mais alto, ou usado, que necessite de alguma reforma. Assim você encontrará uma moradia com o seu perfil.

Atenção à documentação e contrato de compra e venda

Mesmo sendo o primeiro imóvel, você já sabe que vai passar por algumas burocracias até finalizar a compra. Alguns procedimentos devem ser cumpridos, financiamento autorizado e documentos apresentados à incorporadora ou responsável pela venda. Faça checklist de tudo e tenha em mãos sempre que precisar.

O contrato é o documento que formaliza a transação de compra e venda, deve ser lido com calma e total clareza pelas partes envolvidas.

Todas as informações do imóvel estarão ali, como valor do bem, localização, metragem e outras questões técnicas. Além disso, caso ocorra algum problema durante o processo, você saberá quais são os seus direitos e deveres.

Ainda não escolheu o seu imóvel?

A Tarjab tem projetos em diversos bairros de São Paulo para você morar em um apartamento do tamanho ideal, próximo ao metrô, em meio a serviços e comodidades do dia a dia e em um condomínio com lazer completo.

One thought on “Como planejar a compra do seu primeiro imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.