Custo Efetivo Total no Financiamento Imobiliário: entenda o que é

Entender o Custo Efetivo Total de um financiamento imobiliário faz toda a diferença na hora de calcular o valor real […]

Por Tarjab
Em 9 de agosto de 2022

Entender o Custo Efetivo Total de um financiamento imobiliário faz toda a diferença na hora de calcular o valor real desse empréstimo. Leia nosso artigo e saiba mais!

 

Fez uma simulação ou fechou um financiamento imobiliário e não sabe o que significa o Custo Efetivo Total constante nessa operação? 

Também chamado de CET, o Custo Efetivo Total é um dos principais valores a serem avaliados na hora de fechar um financiamento.

 

Custo Efetivo Total no Financiamento Imobiliário: entenda o que é
Tendo o CET em mãos, você poderá fazer um planejamento financeiro para escolher a linha de crédito mais vantajosa para você

Porém, não basta saber o que significa essa sigla, é preciso entender, verdadeiramente, o que ela representa. Afinal, o CET vai influenciar diretamente no seu crédito imobiliário.

Além disso, é preciso saber claramente quanto você vai pagar pelo seu empréstimo. E tendo o CET em mãos, você poderá fazer um planejamento financeiro para escolher a linha de crédito mais vantajosa para você, evitando, dessa forma, a inadimplência.

Continue a leitura para entender melhor essa taxa de financiamento.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: Financiamento imobiliário aprovado: quais as próximas etapas?

 

Para o que serve o Custo Efetivo Total?

 

O CET é uma forma de manter a transparência no processo de financiamento imobiliário. Afinal, com ele, os bancos conseguem repassar ao cliente, de maneira clara, tudo o que está sendo cobrado na operação. Evitando assim surpresas indesejáveis.

 

Qual a importância do CET?

 

De forma resumida, é fundamental conferir esse valor, pois é preciso saber claramente quanto você vai pagar pelo empréstimo, assim será possível se planejar e avaliar a melhor opção de crédito dentro do seu orçamento. O que vai facilitar a sua decisão.

Vale lembrar ainda que, além de ter uma previsão do Custo Efetivo Total em simuladores de financiamento imobiliário e valor total descrito em contrato, as instituições financeiras ainda devem disponibilizar ao cliente uma planilha com todos os custos especificados

 

New call-to-action

 

Nesta planilha, que deve ser entregue antes da assinatura do contrato, você poderá verificar todos os gastos envolvidos na operação financeira de forma mais detalhada. 

Esse compartilhamento é uma obrigação do banco, pautado pela resolução CMN 3.517/2007. Por isso, caso a instituição não forneça essa informação, não deixe de solicitar os detalhes sobre o Custo Efetivo Total, pois você tem total direito a eles.

 

Quais taxas de financiamento compõem o CET?

 

As taxas de financiamento que compõem o Custo Efetivo Total podem variar de banco para banco ou ainda de acordo com as condições oferecidas por cada linha de crédito disponível.

Entretanto, existem encargos específicos que, geralmente, fazem parte desse cálculo e precisam ser considerados na hora de avaliar o custo total do seu financiamento imobiliário. 

São eles:

  • Taxas administrativas do banco;
  • Taxas de seguros, incluindo seguros obrigatórios como o DFI (Danos Físicos ao Imóvel) e o MIP (Seguro por Morte ou Invalidez Permanente);
  • TAC (Tarifas de Abertura de Cadastro);
  • Tributos de IOF (Imposto sobre Operação Financeira);
  • E taxas de juros.

LEIA MAIS: Juros e Taxa Selic: como fazer um financiamento de imóvel sem surpresas?

 

Mas agora que você já sabe o que é o Custo Efetivo Total de um financiamento, que tal fazer um planejamento financeiro para lidar melhor com as taxas do financiamento e evitar assim a inadimplência? Aproveite também para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.