A importância do paisagismo nos imóveis

O paisagismo nos imóveis engloba muito mais que a sua área verde, pois estão inclusos o mobiliário, a iluminação, os […]

Por Tarjab
Em 4 de junho de 2021

O paisagismo nos imóveis engloba muito mais que a sua área verde, pois estão inclusos o mobiliário, a iluminação, os equipamentos de lazer e os caminhos de acesso ao jardim. Essa é uma parte importante nos projetos dos imóveis Tarjab.

Hoje em dia o contato com o verde está cada vez mais valorizado. Traz benefícios para a saúde física e mental e agrega valor ao imóvel.

Além da questão estética, o projeto de jardinagem pode influenciar no conforto térmico e acústico, trazendo benefícios para a qualidade de vida e bem-estar dos moradores.

Neste artigo você verá:

  • O que é paisagismo?
  • E o paisagismo funcional?
  • Importância do paisagismo nos imóveis
  • Paisagismo nos imóveis à venda da Tarjab
    • Tangram Conceição
    • Refuge Bosque da Saúde
    • Lauto Vila Mariana
    • Origem Freguesia do Ó
    • Harmonie Saúde

O que é paisagismo?

Paisagismo é uma técnica que se refere ao projeto, planejamento e execução de um jardim, interno ou externo de uma construção, seja pública ou privada com o objetivo de organizar a paisagem.

Um trabalho de paisagismo pode ser feito somente para observação ou para ser funcional. Seja como for, o trabalho consiste em harmonizar os elementos em um espaço.

Faz parte de um projeto de paisagismo colocar as mudas em posições que as favoreçam, respeitando as necessidades de luz solar, a qualidade do solo, a frequência das irrigações e os tamanhos na fase adulta.

Chamado de arquitetura da paisagem, muitas vezes elabora também as estruturas e elementos de decoração, como fontes, piscinas, lagos, jardins verticais, telhados verdes, pergolados, caminhos, limitação de área de pisos, quadras, spas, painéis decorativos, escolha de revestimentos, além da definição do mobiliário e da iluminação do jardim.

E o paisagismo funcional?

Conforme foi dito, o paisagismo pode ser funcional. Isso significa que o projeto propõe a criação de um espaço com uma função além da estética.

Existem alguns exemplos de ambientes, que podem ser desde educativos, até terapêuticos ou para restauração ambiental.

O paisagismo funcional pode fazer um jardim sensorial, horta e pomar, canto para ervas, jardim de flores comestíveis, jardim filtrante e até mesmo um refúgio de aves e borboletas.

Da mesma maneira que a arquitetura tem de pensar espaços de forma a priorizar o conforto e bem-estar, o paisagismo faz o mesmo, utilizando como principal ferramenta, as plantas.

Os bosques criados nos empreendimentos são um exemplo disso e têm por função aproximar o ser humano da natureza, trazendo mais qualidade de vida.

Importância do paisagismo nos imóveis

A neuroarquitetura tem nos demonstrado como criar ambientes capazes de melhorar a qualidade de vida dos moradores. O paisagismo é um dos principais responsáveis pelo sentimento de conforto.

Em regiões urbanas, a concentração de pessoas e poluentes faz necessária o plantio de árvores, a fim de reduzir a concentração de CO² no ambiente. Uma árvore de grande porte absorve até 150Kg deste elemento por ano.

Uma das ferramentas da neuroarquitetura é o design biofílico. Um conceito de desenvolver um projeto arquitetônico que conecta pessoas com a natureza mesmo em ambientes modernos e projetados pelos homens.

O conceito de biofilia traz elementos relacionados à natureza para que assim eles tragam mais qualidade de vida a quem usufrui dos espaços.

O paisagismo pode auxiliar no conforto térmico, diminuindo a temperatura do seu entorno de 2°C a 8°C e economizando energia elétrica com menos uso de ar condicionado. A vegetação da arquitetura de paisagem ajuda na redução de ruídos também, favorecendo a diminuição dos sons externos.

Essa purificação do ar traz bem estar e o contato com a natureza ajuda a recuperar as energias ao fim do dia, proporcionando relaxamento e auxiliando na saúde física e mental.

Empreendimentos com áreas verdes costumam motivar a prática de atividades físicas e incentivar que crianças se interessem em estar ao ar livre e saiam um pouco dos eletrônicos.

Um bom paisagismo valoriza o imóvel, gerando um ambiente mais convidativo e trazendo a sensação de bem-estar.

Paisagismo nos imóveis à venda da Tarjab

Nos empreendimentos da Tarjab, essas áreas são pensadas e idealizadas por equipes renomadas de escritórios de paisagismo.

A Tarjab sempre considerou o paisagismo uma parte importante do projeto. Podemos destacar alguns dos projetos mais recentes e que estão à venda.

Tangram Conceição

O empreendimento possui dois ambientes que merecem destaque. O projeto de paisagismo foi assinado pelo escritório Martha Gavião arquitetura paisagística.

Tanto a praça de convivência, quanto o pet place procuram valorizar as áreas externas, com um projeto harmonioso e bem visual.

Quer conhecer mais sobre o Tangram Conceição? Então acesse nosso artigo sobre o Tangram.

Refuge Bosque da Saúde

O projeto de paisagismo do Refuge foi criado pela paisagista Neusa Nakata.

A arquitetura de paisagem foi elaborada com o objetivo de deixar a edificação mais acolhedora e atribuir ao empreendimento o aspecto mais natural, trazendo o morador mais perto da natureza por meio de um bosque de 736,52m² que ajuda a melhorar o ar e aproxima a natureza.

Nakata procura sempre trabalhar os 5 sentidos em seus projetos. Ela mantém a filosofia de contribuir para a melhoria do meio ambiente e ao mesmo tempo trazer bem-estar para as pessoas

Quer conhecer mais sobre o Refuge Bosque da Saúde? Confira nosso artigo do Refuge com os detalhes do empreendimento.

Lauto Vila Mariana

Esse projeto criado por Martha Gavião é inovador, pois possui vegetação vertical e horizontal. Logo na fachada foi feita uma praça compartilhada com a vizinhança, vários pavimentos possuem floreiras, assim como lajes verdes em cima do salão de festas.

A ideia era fazer um edifício que não seja somente um prédio, mas que seja agradável aos olhos e forneça uma vista.

Quer conhecer mais sobre o Lauto Vila Mariana? Temos um artigo sobre o Lauto.

Origem Freguesia do Ó

Assim como o Lauto, o destaque do projeto de paisagismo feito por Martha Gavião se inicia ainda na fachada, com um jardim vertical e floreiras nos primeiros pavimentos.

As palmeiras ajudam a minimizar os ruídos vindos da vizinhança e deixam a fachada agradável também para quem caminha pelo entorno.

Quer conhecer mais sobre o Origem Freguesia do Ó? Confira nosso artigo especial sobre o Origem.

Harmonie Saúde

O projeto de paisagismo é do escritório Cardim Paisagismo.

A inspiração foi a Ilha de Alcatrazes, lembrando do endereço do empreendimento. Foram então projetados ambientes claros e iluminados, com elementos em madeira, azul e branco que lembram o mar.

O responsável pelo projeto foi Ricardo Cardim. O diretor da Cardim Paisagismo inventou uma técnica chamada Floresta de Bolso, onde utiliza plantas nativas da Mata Atlântica para criar um espaço, fazendo uma composição com espaçamento que respeita à evolução original das florestas.

O empreendimento terá um bosque no pavimento térreo, com árvores nativas e frutíferas, podendo atrair pássaros e conectar os moradores com a natureza.

No playground serão colocadas pitangueiras e jabuticabeiras, árvores frutíferas de época bem definidas. O projeto procura ser funcional, resgatando o contato com a terra e aproximando as crianças do natural e incentivando a alimentação saudável.

Quer conhecer mais sobre o Harmonie Saúde? Confira nossos artigos sobre o empreendimento.

Gostou dos paisagismos dos imóveis da Tarjab ? Então não deixe de comentar e compartilhar nas suas redes sociais. Aproveite e assine nossa newsletter para receber outros conteúdos.

* Imagem preliminar

2 thoughts on “A importância do paisagismo nos imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.