4 dicas de decoração para apartamentos com pets

Como adaptar a decoração sem abrir mão do bom gosto no caso de apartamentos com pets? Confira nossas dicas!   […]

Por Tarjab
Em 29 de março de 2022

Como adaptar a decoração sem abrir mão do bom gosto no caso de apartamentos com pets? Confira nossas dicas!

 

Engana-se quem pensa que apartamentos com pets são sempre bagunçados. Cada dia mais cresce o número de “pais de pet”, tanto que os novos empreendimentos já consideram espaços para os bichinhos desestressarem fora do apartamento.

Tudo o que se precisa para ter um bom apartamento com pet é organização, além de se atentar a alguns pontos essenciais. Continue conosco para saber como!

Como otimizar o espaço do apartamento com pet

4 dicas de decoração para apartamentos com pets
É possível otimizar o espaço do seu apartamento sem perder o estilo, deixando-o adequado para receber seu bichinho de estimação.

Os animais de estimação possuem necessidades diferentes das nossas: precisam correr para lá e para cá, fazem necessidades em lugares estranhos e precisam estar, na maioria das vezes, sempre do nosso lado. Então, é preciso que você se atente a algumas adaptações que podem deixar o dia a dia de um apartamento com pet muito mais organizado e fluído. 

Mas, calma! Não é preciso abrir mão da decoração do seu apartamento. Abaixo, apresentamos algumas dicas de decoração para você otimizar o espaço do seu apartamento sem perder o estilo, deixando-o adequado para receber seu bichinho de estimação.

LEIA MAIS: O QUE ESPERAR DE CADA TIPO DE APARTAMENTO?

Cores

Via de regra, animais soltam pelos (ou penas). Se ele for de alguma raça que prefira estar sempre próximo do dono (ou se simplesmente este for o temperamento do seu bichinho), então é preciso antever o fato de que ele soltará pelos em vários locais. 

Para evitar que eles fiquem muito à mostra, opte por cores neutras e médias. Tonalidades muito claras ou muito escuras evidenciam o rastro de pelos e tornam a limpeza mais exaustiva.

Tecidos

Isso varia de pet para pet, mas, principalmente no caso dos gatos, essa dica de decoração para apartamento faz muito sentido. Opte por texturas e tecidos (em sofás, por exemplo) que sejam difíceis de desfiar. 

Isso porque os bichanos afiam suas unhas e, em pouco tempo, pode haver um grande estrago se você não optar por texturas e tecidos que tenham pouca aderência com as unhas (principalmente dos bichanos).

LEIA MAIS: SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Pisos 

Se um piso muito escorregadio pode causar dor de cabeça para nós, imagina para os pets? Para promover mais qualidade de vida para seu pet – e para você, também – opte por pisos e revestimentos de vinílico, cerâmico ou porcelanato rústico. Eles deslizam muito menos e ainda são fáceis de limpar.

Se você possui piso de madeira – ou outro material poroso -, é importante que use um selador para impedir que o revestimento absorva urina ou qualquer outro acidente – que, sabemos, é normal acontecer. Isso facilita a limpeza e evita o mau cheiro.

Plantas

É possível ter um apartamento com pet sem abrir mão das plantas? É claro que sim!

As únicas restrições, nesse caso, são os tipos de plantas. Ainda que você possa pendurar vasos em locais de difícil acesso pelos bichinhos, ainda assim é possível que eles comam uma folha ou outra – e, nesse caso, é melhor evitar alguns tipos de plantas.

De modo geral, é preferencial que você evite plantas com espinhos (como fênix, cactos, babosa, coroa-de-cristo, etc), ou que sejam tóxicas (mamona, carambola, jasmim manga e comigo-ninguém-pode, por exemplo). 

Cada pet é um pet

Todas essas dicas são valiosas no caso de você querer um apartamento com pet, mas com muito estilo.

Ainda assim, sabemos que cada pet é um pet – e possui suas necessidades e particularidades. Confira, então, algumas dicas de como otimizar o espaço do apartamento para se adaptar a cada tipo de bichinho:

LEIA MAIS: A IMPORTÂNCIA DO PAISAGISMO NOS IMÓVEIS

O canto do dog

Via de regra, cães gostam de locais fechados e calmos. Ainda assim, uma grande quantidade de raças busca estar sempre perto do dono. Por isso, uma ótima opção para acomodar bem seu dog é aproveitar os próprios móveis do seu apartamento. 

Em outras palavras, busque “acoplar” caminhas macias em nichos baixos de móveis como a mesa do home office, o aparador do hall de entrada, no móvel da lavanderia, etc. 

Se você optar por uma planta flexível, é possível até mesmo avaliar a possibilidade de criar ambientes com recuos justamente para essas caminhas – assim, ele sempre vai ter um lugar confortável perto de você, mantendo a casa sempre em ordem.

O canto do gatinho

Os bichanos são altamente exploradores, não há como negar. Então, além da dica de acoplar camas em móveis específicos, um fator muito importante pode ser levado em consideração: busque fazer de seus móveis um grande playground!

Parece assustador, mas é muito possível. Uma parede de prateleiras já é, por si só, um enorme brinquedo para os gatos. Adicione alguns agrados, crie um percurso entre uma e outra prateleira, e pronto: ele vai estar tão entretido que não vai brincar onde pode quebrar alguma coisa. 

O canto do passarinho 

Pássaros e roedores não precisam ficar o tempo inteiro em gaiolas. Uma ótima pedida para dar mais qualidade de vida para esses dois animais é criar um micro habitat em sua varanda, por exemplo – e se ela for estendida com a sala, o toque de natureza vai ficar mais incrível ainda (e super na moda: confira aqui o texto sobre tendências de decoração para 2022).

Então, desde que possua proteções para que eles não acabem sofrendo acidentes (preferencialmente vidros ou uma boa e discreta tela), use e abuse de plantas e pequenos jardins.

A depender do nível de domesticação, é possível, para as aves, adicionar elementos como poleiros e bebedouros em locais altos, para estimular o voo, por exemplo. 

Você tem pets no apartamento? O que achou dessas dicas? Conte para a gente aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar com quem quer adotar o primeiro animal e não sabe por onde começar a otimizar o espaço do apartamento!

Para mais dicas como essa, é só se inscrever na nossa newsletter! Além de rápido e fácil, você fica muito bem informado sobre as principais dicas e novidades na hora de decorar e cuidar do seu apartamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.