Alugar ou comprar imóvel: qual é a melhor opção?

Alugar ou comprar imóvel? Muita gente sonha em comprar um imóvel, no entanto, muitos não podem e precisam alugar. Como […]

Por Tarjab
Em 19 de novembro de 2019

Alugar ou comprar imóvel? Muita gente sonha em comprar um imóvel, no entanto, muitos não podem e precisam alugar. Como decidir? Descubra no texto de hoje!

 

Alugar ou comprar imóvel depende muito do momento financeiro de cada um, e, principalmente, de como está a economia do país. Muitos brasileiros sonham em comprar a casa própria, é mais que um direito.

Porém, nem todos desfrutam das mesmas condições financeiras que permitem comprar um imóvel de forma tranquila e despreocupada. E a única solução acaba sendo alugar.

alugar ou comprar imóvel

As principais questões

Para começar, as rendas exigidas por muitas empresas não são compatíveis com as realidades de mercado. Muita gente, que antes trabalhava com registro em carteira, passou a trabalhar por conta própria, e não consegue obter as rendas necessárias.

E nestas circunstâncias, entre alugar ou comprar imóvel, a grande maioria ainda opta por alugar.

Melhora do mercado

Após o início da pandemia de COVID-19, o mercado imobiliário passou a apresentar melhoras consideráveis, sobretudo no segundo semestre de 2021. A expectativa é que esse bom momento se mantenha estável em 2022.

Nos últimos 12 meses (de março de 2021 a fevereiro de 2022), foi comercializado 23,9% mais imóveis do que o período anterior (março de 2020 a fevereiro de 2021) – isso equivale a 65.515 unidades. As informações são do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), divulgadas no dia 30 de março.

Esse movimento acelera o mercado, o que puxa novos empreendimentos e torna os preços mais competitivos.

Alugar ou comprar imóvel: o melhor momento

Ainda segundo o Secovi-SP, essa melhora do mercado imobiliário também tem reflexos nos lançamentos. Só em fevereiro deste ano, São Paulo apresentou mais de 3.3 mil lançamentos imobiliários, contra 1.680 no mesmo período de 2021. Quando analisamos o acumulado nos últimos 12 meses, a expansão de lançamentos em 2022 chegou a pouco mais de 35%.

Exatamente por isso, os preços mais competitivos tornam a compra um negócio altamente rentável, oferecendo ótima margem de rentabilidade no longo prazo. 

LEIA MAIS: PLANTAS FLEXÍVEIS: O QUE É E COMO APROVEITAR NO SEU IMÓVEL

Por outro lado, o avanço da Selic com dois dígitos torna necessário que se pesquise a fundo, antes de comprar o apartamento, as melhores taxas de financiamento através dos simuladores de bancos e outras instituições que garantam o financiamento do imóvel.

Quando a renda é compatível com o que se pede, é possível comprar o imóvel e, quem sabe, conseguir mensalidades mais acessíveis, caso se possua um valor mais alto para dispor na entrada na hora de comprar um imóvel

É o caso de pessoas que acabaram de ser promovidas e trabalham em empresas de grande porte.

Existem ainda opções dentro do SFH – Sistema Financeiro de Habitação, que trazem as melhores e menores taxas de juros para se pagar, porque são oriundas de investimentos populares que rendem pouco.

Para quem dispõe de grande renda, é um momento oportuno para negociar e comprar um imóvel

No entanto, para quem, mesmo em uma boa empresa, não tem certeza quanto à duração do tempo em que permanecerá empregado (por quaisquer que sejam os motivos), é preciso muita cautela ao tentar fechar um financiamento. 

Os riscos para comprar um imóvel são altos, dependendo do tempo estabelecido em contrato, de não conseguir pagar as contas.

Neste caso, compensa alugar um imóvel por um valor razoável e que não comprometa a renda e, com o restante do valor, aplicar em fundo de investimento, ou Tesouro Direto, a fim de que, com o tempo, seja possível dar uma boa entrada e financiar por valores mais acessíveis.

LEIA MAIS: PASSO A PASSO PARA O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO SAIR AINDA EM 2022

Quais as vantagens de comprar um imóvel?

Ao comprar um imóvel, garante-se, dentre outras coisas, um grande investimento. É a aquisição de um patrimônio!

Acontece que o imóvel só se valoriza com o passar dos anos. Em uma região onde a perspectiva de crescimento seja sempre alta, é fato que o valor do metro quadrado tenderá a subir.

Assim, seja para vender posteriormente ou alugar, o imóvel será sempre uma ótima opção de investir o seu dinheiro, sem risco de perdas, como ocorre em fundos de investimentos atrelados à Bolsa ou mesmo ações.

Outra vantagem de se comprar um imóvel é a tranquilidade de estar no que é seu. Quem aluga, por mais que pague o aluguel direitinho, corre o risco de ter que sair do imóvel, assim que o contrato vence.

Além disso, eventuais problemas que imponham algum tipo de manutenção vão sempre envolver locador, locatário e imobiliária, exigindo diálogo e boa vontade de todas as partes. Quando se tem o próprio imóvel, não precisa de autorização para alterá-lo como se quer.

banner cta ebook saiba como valorizar imóvel

Outra vantagem é que, em momentos de crise, pode-se conseguir bons retornos através dele ou ainda utilizá-lo para algum trabalho em proveito próprio.

Suponhamos que o cliente que comprou um apartamento ou uma casa em 2010 hoje esteja pensando em montar um negócio próprio.

Dependendo do valor do aluguel que tenha que pagar, pode ser uma boa opção utilizar, quando possível, o próprio imóvel como local de trabalho, e reservar o dinheiro em caixa para outras despesas e investimentos urgentes.

Quais as vantagens de alugar um imóvel?

Contudo, quando se tem uma renda razoável, nem sempre comprar um imóvel é a melhor opção. É aí que entram os investidores que compram imóvel para locação, justamente visando esse público que não tem interesse em adquirir imóvel próprio.

Por que?

Porque estas pessoas levam um estilo de vida que faz com que elas se mudem com certa frequência, seja para outro bairro ou mesmo outra cidade, devido às oportunidades de trabalho e/ou estudo que tenham. Para pessoas com esse estilo de vida, comprar um imóvel não é muito vantajoso.

Nesse caso, a melhor saída acaba sendo alugar um imóvel, pois, além de poder usufruir de um imóvel bonito e confortável, em local que fique mais conveniente para trabalhar ou estudar, o restante da renda pode ser aproveitado para passear, viajar, se divertir como achar melhor, ou ainda investir em algo.

LEIA MAIS: 3 APPS PARA VOCÊ COLOCAR SUA VIDA FINANCEIRA EM DIA

A facilidade com a documentação também é muito maior em comparação com a burocracia de ter que fazer um financiamento.

Basta escolher o lugar que se quer morar ou trabalhar, entregar cópia dos documentos, enfim, cumprir com as exigências da imobiliária ou do locador.

Ao contrário dos riscos que se assume ao fechar um financiamento imobiliário, ao se encontrar dificuldades no caso de pagar o aluguel, pode-se tentar um acordo com o proprietário e deixar o imóvel sem grandes perdas.

Enfim, como dito acima, no primeiro parágrafo, vai das condições de cada um e da forma como a economia no país reage. Seja para alugar ou comprar imóvel, o fato é que se o mesmo estiver em dia, de uma forma ou de outra, já valerá a pena.

Se for bonito, confortável, seguro e se encaixar com seu perfil, alugando ou comprando, você fará um ótimo negócio!

E você, prefere alugar ou comprar imóvel? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas que tem essa dúvida.

banner cta cartilha documentos para financiamento imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.