Comprar imóvel à vista ou financiar: veja qual é a melhor opção para você

Quando se está pensando em adquirir a casa própria, a forma de pagamento sempre gera dúvidas, comprar imóvel à vista […]

Por Tarjab
Em 5 de agosto de 2021

Quando se está pensando em adquirir a casa própria, a forma de pagamento sempre gera dúvidas, comprar imóvel à vista ou financiar?

Nessa hora, é importante avaliar os pontos positivos e negativos de cada opção e também considerar se pagar aluguel por um período e juntar a quantia total é melhor do que pagar prestações. Isso porque, além do montante, é preciso considerar o momento em que você está vivendo e como vê sua vida a longo prazo.

Para te ajudar nessa decisão tão importante, preparamos um artigo onde você encontrará:

  • Comprar imóvel à vista ou financiar?
  • Como juntar dinheiro para comprar um imóvel a vista
  • Quando optar por comprar um imóvel à vista?
  • Quando optar por comprar um imóvel financiado?

Comprar imóvel à vista ou financiar?

Essas duas opções vão depender do seu perfil. Trata-se de um investimento alto e por isso deve ser estudado com calma. A escolha entre comprar imóvel à vista ou financiar deve começar com uma questão simples: É o seu primeiro imóvel ou você está trocando?

Para não ficar com uma dívida longa logo no primeiro imóvel, é interessante que você compre à vista, tendo economizado por muito tempo. Assim, se quiser trocar de apartamento ou casa, dar o imóvel de entrada e financiar a diferença seria uma decisão para tomar mais à frente.

A parcela do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda mensal familiar, pois corre o risco de não ser aprovado o pedido no banco.

Para avaliar qual das duas opções é melhor para você, calcule primeiro o imóvel financiado, levando em consideração:

  • O valor do imóvel;
  • A porcentagem da entrada do imóvel;
  • Prazo do financiamento, taxa e valor da parcela;
  • Prazo para entrega das chaves (tempo restante da obra);
  • Valor de aluguel de um imóvel semelhante ao que você pretende financiar;
  • Rentabilidade de um investimento em uma instituição financeira ou fintech.

Na internet você encontra diversos sites com calculadoras para simular quanto irá pagar no final do financiamento e comparar também com a possibilidade de morar um período por aluguel enquanto investe o restante do que seria o valor da parcela.

Como juntar dinheiro para comprar imóvel à vista

Para comprar um imóvel à vista, é preciso economizar durante um período longo e guardar uma quantia grande de dinheiro. O modo mais rápido para obter a quantia suficiente para comprar imóvel à vista, é separar uma quantia do salário e investir.

Antes de colocar seu dinheiro em qualquer investimento, é indispensável que você saiba como é seu perfil de investidor, pois isso te deixará mais confortável com a escolha. Existem três perfis de investidores:

  • Conservador: Preferem investir em opções de baixo risco, mantendo o que já tem e ganhando um pequeno rendimento.
  • Moderado: Esse investidor é uma mistura dos outros dois. Ele quer ter segurança, mas ao mesmo tempo está aberto à, às vezes, arriscar perdas para ter lucros melhores.
  • Arrojado: Este investidor está disposto a se arriscar para ter ganhos maiores. Aberto a ideia de investir na bolsa de valores, pois já é mais maduro para entender a dinâmica de mercado.

Além disso, é importante não ter gastos supérfluos. Corte o cafezinho pós-almoço, leve uma garrafa de água ao invés de comprar na rua e você se surpreenderá com o tanto que economizará.

Quanto mais dinheiro você juntar, mais rápido atingirá seu objetivo. Entretanto, não faça sacrifícios maiores do que está disposto a cumprir, para não se estressar e acabar perdendo o foco.

Quando optar por comprar imóvel à vista?

Na hora de pôr na balança se deve comprar imóvel à vista ou financiar, a primeira opção tem a vantagem de não ter de pagar juros e não deixar dúvidas pendentes ao longo de anos.

Pagamentos à vista também dão margem para negociação, permitindo que você peça um desconto no imóvel.

Com a atual taxa de juros, comprar à vista é interessante, pois no cenário econômico que estamos vivendo, a chance de um rendimento dar mais lucros que a taxa de juros cobrada pelos bancos é muito difícil.

Principalmente após a alta da taxa Selic que, em agosto de 2021, saiu de 4,25% para 5,25% ao ano, o maior nível desde outubro de 2019.

Quando optar por comprar um imóvel financiado?

Para quem não tem a possibilidade de comprar imóvel à vista, financiar é uma boa maneira de realizar o sonho de ter uma casa própria.

Desta forma, o banco empresta a quantia desejada para a compra do imóvel e o requerente paga de volta com juros e correções em parcelas ao longo de um período de tempo.

Na prática, o banco se torna dono do seu imóvel e você será proprietário apenas quando terminar de pagar.

O financiamento necessita que você apresente muitos documentos para o banco, inclusive comprovante de renda, o que é complicado quando se é trabalhador autônomo. Por isso, nesse caso vale avaliar também a opção de consórcio.

Ficar sem reserva de emergência não compensa tanto para comprar o imóvel à vista como para diminuir as parcelas. Assim, é importante guardar um pouco mais que o valor da entrada, sendo o ideal o valor de 6 meses dos gastos fixos da família.

Por fim, as duas opções oferecem vantagens, mas para saber qual é a melhor opção para você, é preciso considerar se há a possibilidade de juntar a quantia em pouco tempo ou se é melhor para você se mudar logo, mesmo que continue pagando durante um tempo maior.

Agora que você já sabe as vantagens tanto de comprar um imóvel à vista quanto de financiar, já pode escolher a melhor opção para você e realizar o seu sonho da casa própria.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

One thought on “Comprar imóvel à vista ou financiar: veja qual é a melhor opção para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.