Como funciona um apartamento com isolamento acústico e por que ele é fundamental para sua qualidade de vida?

Durante os primeiros meses da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as reclamações por barulho tiveram um aumento de mais de […]

Por Tarjab
Em 29 de junho de 2023

Durante os primeiros meses da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as reclamações por barulho tiveram um aumento de mais de 300% nos prédios residenciais de São Paulo. O dado mostra a importância de uma tendência do mercado: apartamento com isolamento acústico.

 As informações são da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC) e escancaram como a poluição sonora pode atrapalhar a qualidade de vida.

Neste artigo vamos discorrer sobre o que é o isolamento acústico e por que ele é tão importante para a vivência em condomínios. Boa leitura!

Leia também: Você já ouviu falar sobre apartamentos com envelopamento de tubulação?

 

Apartamento com isolamento acústico: o que é e como funciona

 

O que é isolamento acústico

 

Em termos gerais, o isolamento acústico é uma técnica que impede ou diminui a passagem de som de um ambiente para o outro. É ele que ajuda a evitar que você ouça o som da televisão no apartamento ao lado.

A barreira pode ser criada por meio de alguns materiais pesados, já que quanto maior o volume de massa, menor a passagem de som, mas também por materiais mais leves, como o sistema drywall com lã de vidro para isolamento acústico e a manta de borracha no sistema de contrapiso flutuante. 

 

Isolamento acústico contribui para a qualidade de vida

 

Morar em um apartamento com isolamento acústico vai proporcionar muito mais qualidade de vida, uma vez que ele reduz a poluição sonora.

Você já deve ter ouvido falar da importância do isolamento acústico em edifícios de apartamentos, especialmente para aqueles que vivem no andar térreo. 

Isto porque há sempre uma alta probabilidade de que você seja afetado por qualquer som alto dos apartamentos de seus vizinhos ou de fora do edifício. 

Além de reduzir a poluição sonora, o isolamento acústico também tem outros benefícios. Veja a seguir!

 

Vantagens de ter um apartamento com isolamento acústico

 

Vantagens de ter um apartamento com isolamento acústico

 

Redução dos níveis de estresse

 

Ter um ambiente ruidoso pode ser muito estressante, especialmente se você for sensível ao ruído ou tiver dificuldade para dormir devido às constantes interrupções em sua rotina. 

O isolamento acústico ajuda a reduzir estes efeitos negativos sobre sua saúde e seu humor, facilitando o sono à noite sem ter a música de outra pessoa tocando no ambiente ao lado.

 

Melhoria da qualidade do sono

 

A qualidade do sono é, sem dúvidas, um benefício que se destaca em um apartamento com isolamento acústico.

Ao reduzir distúrbios externos como ruídos de trânsito ou latidos de cães nas proximidades durante aquelas preciosas horas em que todos deveríamos estar descansando pacificamente, faz realmente muita diferença.

Afinal, é muito melhor sentir-se energizado ao longo do dia do que drenado após uma noite mal dormida.

 

Aumenta a privacidade

 

Em um apartamento com isolamento acústico, tanto os sons externos quanto os internos são suspensos pelas barreiras acústicas. Logo, as conversas, momentos de família e demais atividades podem ser feitas sem que toda a vizinhança fique sabendo ou venha a se incomodar. 

Saiba mais: Aquecedor solar de água, uma alternativa para reduzir o consumo elétrico

 

Como fazer isolamento acústico em apartamentos

 

O isolamento acústico, como mencionado anteriormente, é uma solução técnica que você pode utilizar para evitar a entrada de som nas instalações. A maneira mais comum de fazer isso é utilizando materiais que absorvem as ondas sonoras. Por exemplo:

  • Insonorização: colagem de tapetes nas paredes e janelas com cobertores ou espuma de borracha;
  • Painéis acústicos: são feitos de um material absorvente, espuma de poliuretano ou lã mineral;
  • Isolamento: com lã de cerâmica, lã de vidro ou poliestireno, bem como outros materiais para isolar edifícios contra efeitos térmicos.

Confira todas as técnicas de isolamento acústico que utilizamos:

Técnicas de isolamento acústico da Tarjab

Apartamentos com isolamento acústico da Tarjab

 

Os apartamentos Tarjab contam com esse diferencial, oferecendo mais conforto sonoro aos moradores. São vários pontos de atenção que colaboram para os nossos resultados. Confira abaixo!

 

Drywall

 

As paredes internas são feitas em Drywall, termo que significa “parede seca”. A parede funciona como um isolante acústico, sendo composta por perfis metálicos e chapas de gesso acartonado.

Fazemos a instalação de placas duplas em cada face de parede, transpassadas de forma coincidente nas juntas com isolamento acústico. A junção desses pontos promove a vedação acústica.

 

Portas de madeira e esquadrias 

 

As portas das entradas sociais dos apartamentos seguem as especificações da NBR 15575, a fim de assegurar o bom desempenho acústico. A borracha de amortecimento de impacto assegura maior suavidade no fechamento das portas e maior atenuação, com melhor fechamento do espaço entre a folha e o batente.

Já as esquadrias são projetadas e montadas para serem resistentes ao vento e integradas à vedação, atendendo às determinações da Norma de Desempenho. Elas passam por testes e são homologadas em laboratórios competentes e qualificados para certificar que o produto atende a todas as normas pertinentes.

 

Instalações hidráulicas

 

Outro ponto que recebe a nossa atenção são as instalações hidráulicas, afinal elas podem causar barulhos e incomodar os moradores. 

Por isso, os condomínios Tarjab contam com revestimento da tubulação. Além disso, a estrutura é feita em PVC, impedindo que a vibração emitida pela tubulação chegue aos condôminos.

 

Tecnologia no contrapiso 

 

O sistema de piso é um dos responsáveis pela atenuação acústica. São formadas várias camadas para assegurar que o piso fique de acordo com o estabelecido na NBR 15575-3 Requisito 12.3.1.

A junção desses itens estruturais proporciona melhor conforto acústico e mais qualidade de vida.

Nos nossos empreendimentos você tem à disposição o melhor em infraestrutura, localização e inovação no setor de moradia. 

Fale com um de nossos especialistas e encontre o imóvel perfeito para você!

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.