5 dicas para garantir a sustentabilidade em condomínios residenciais

Garantir a preservação ambiental e as boas condições climáticas para as gerações futuras é dever de todos, por isso, nós […]

Por Tarjab
Em 7 de março de 2023

Garantir a preservação ambiental e as boas condições climáticas para as gerações futuras é dever de todos, por isso, nós da Tarjab investimos constantemente na sustentabilidade em condomínios residenciais e em técnicas de construção sustentável. Neste momento, convidamos você a fazer parte dessa trajetória.

Leia também: Obra sustentável: benefícios para o meio ambiente e moradores

 

Dicas de sustentabilidade em condomínios residenciais

 

Como oferecer a sustentabilidade em condomínios residenciais?

 

Confira abaixo 5 dicas de sustentabilidade em condomínios residenciais, que fazem parte do dia a dia da Tarjab e também podem fazer parte do seu.

 

Uso racional da água e reaproveitamento pluvial

 

Entre os nossos pilares de sustentabilidade em condomínios residenciais está o uso racional de água. Para isso, instalamos torneiras com fechamento automático em todas as áreas comuns, além de contarmos com um sistema de aproveitamento de água da chuva, para a utilização em lavagem, irrigação e paisagismo dos empreendimentos.

 

Eficiência energética e uso racional da energia

 

Para garantir melhor eficiência energética e manter um condomínio sustentável, equipamos todas as áreas comuns com iluminação LED, que gera gastos mais baixos, e instalamos sensores de presença nos halls. Além disso, utilizamos lajes com tratamento térmico e favorecemos a iluminação e a ventilação naturais.

Utilizamos também um sistema de aquecimento solar, que transforma o calor em energia elétrica. Dessa forma, é possível esquentar a água dos apartamentos, acender lâmpadas e ligar tomadas, mesmo em dias nublados, graças ao nosso reservatório do aquecedor. É uma opção sustentável, já que utiliza energia renovável, e que reduz a conta de luz em até 50%.

 

Gerenciamento de materiais e resíduos

 

A fim de garantir uma construção sustentável, gerenciamos a origem de todos os materiais, a fim de utilizar produtos recicláveis e madeiras de reflorestamento, e também a destinação dos resíduos, sendo que 85% deles podem ser reaproveitados. Além disso, nosso contrapiso é produzido a partir de pneus reciclados.

Outro diferencial é a instalação de paredes de gesso, o famoso drywall, nos apartamentos, que, além de garantir a personalização do espaço e nos permitir investir nas plantas flexíveis, é um material anti-chamas, com excelente isolamento acústico e térmico e que gera pouquíssimos resíduos durante as reformas, quando comparado à alvenaria.

 

Incentivo à coleta seletiva

 

Coleta seletiva nos condomínios residenciais

Uma forma simples de incentivar a sustentabilidade nos condomínios residenciais é a distribuição das lixeiras coloridas, que sinalizam qual tipo de resíduo deve ser depositado em cada uma. Mas é claro que não basta apenas os moradores fazerem sua parte, afinal, cabe ao condomínio o descarte apropriado de cada lixeira.

 

Horta comunitária

 

Além de contribuir para um condomínio sustentável, a horta comunitária também melhora a qualidade de vida dos moradores, afinal, oferece a oportunidade de plantar seu próprio alimento organicamente e compartilhar experiências com seus vizinhos. Isso sem contar que jardinagem é uma prática terapêutica muito recomendada por profissionais de saúde.

Você encontra uma horta comunitária no Isla Morumbi, o novo empreendimento Tarjab!

 

Vantagens do condomínio sustentável

 

O investimento na sustentabilidade em condomínios residenciais traz algumas vantagens óbvias, como a preservação ambiental e a redução das mudanças climáticas. Mas, além disso, podemos observar alguns benefícios extras para os condomínios e seus moradores. Confira os principais a seguir:

  • Valorização do imóvel a longo prazo, especialmente com o crescimento no interesse público pelas iniciativas sustentáveis;
  • Qualidade de vida aos moradores, que terão mais contato com a natureza;
  • Redução de custos com água e energia para todos, além de redução de custos com alimentação, nos condomínios que contam com hortas comunitárias.

 

Sustentabilidade é com a Tarjab!

 

Devido às práticas de sustentabilidade em condomínios residenciais que já mencionamos, entre outras contribuições que oferecemos para garantir o desenvolvimento socioambiental, a Tarjab conta com duas grandes certificações.

A primeira foi o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), em 2017, sendo que nós estamos entre as poucas empresas de construção civil brasileiras a portar essa certificação. Em 2022, veio o selo A2S, que certifica a sustentabilidade e as boas práticas sanitárias no projeto do condomínio Harmonie Saúde.

Quer saber mais sobre as ações sustentáveis da Tarjab, entre outros diferenciais que tornam nossa empresa uma das mais conceituadas do mercado imobiliário? Baixe gratuitamente o material que preparamos para você!

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.