Vale a pena comprar um apartamento em 2022?

Oferta, procura, taxa de juros: tudo o que pode influenciar seu financiamento imobiliário ao comprar um apartamento em 2022. O […]

Por Tarjab
Em 18 de janeiro de 2022

Oferta, procura, taxa de juros: tudo o que pode influenciar seu financiamento imobiliário ao comprar um apartamento em 2022.

O processo de financiamento imobiliário é burocrático e pode ser longo. Por isso mesmo, muitas pessoas preferem evitar essa movimentação em dezembro, aproveitando as festas de final de ano, deixando a compra para janeiro. Mas, será que vale a pena comprar um apartamento em 2022?

Fatores a serem considerados na hora de comprar um apartamento em 2022

Diversos elementos podem afetar o seu financiamento imobiliário, como já comentamos por aqui no blog da Tarjab. 

É inegável dizer, entretanto, que 2022 possuirá suas particularidades. Fatores políticos, como as eleições presidenciais, podem influenciar, ainda que indiretamente, nas condições finais na hora de comprar um apartamento em 2022.

Entretanto, isso não significa que será ruim. Muito pelo contrário. Dessa forma, listamos abaixo os fatores de atenção e todos os pontos positivos de conquistar o sonho da casa própria ou do novo lar no ano que se inicia. Confira conosco.

Ponto de atenção: Taxa Selic

A Taxa Selic é a métrica básica do cálculo do juros no Brasil. Assim, ela influencia diretamente no preço do financiamento imobiliário. Ela fechou o ano de 2021 em 9,25% a.a.. Esse é um valor alto considerando o fechamento de 2% a.a. do período anterior. 

Esse cenário não está próximo do pior que já vivemos. Em 2015, a Taxa Selic atingiu mais de incríveis 14%. Fora um cenário onde o mercado imobiliário possuía muita oferta e pouca procura.

Comprar um apartamento em 2022 poderá requerer, então, um pouco mais de planejamento. 

Apesar da alta da Selic, o mercado está aquecido. O estoque equilibrado entre oferta e demanda mostra um momento saudável. Além disso, espera-se a queda da taxa a partir do fim das eleições.

Vale a pena comprar um apartamento em 2022? - Histórico Selic
Fonte: Copom e Poder360

Pontos positivos

Além da expectativa de queda da Selic a partir de outubro de 2022, podemos listar mais alguns pontos positivos para quem quer comprar um apartamento em 2022.

O primeiro deles é o aquecimento do mercado. Em 2021, houve um aumento de 16,22% na venda de imóveis. Com a vacinação em curso e ampla parcela da população imunizada contra a Covid-19, é esperado que esse movimento continue em 2022. 

Dessa forma, a expectativa é que o mercado siga com um bom equilíbrio entre oferta e procura dentro das condições financeiras de cada comprador.

Além disso, outro ponto positivo é a “digitalização” do mercado imobiliário. Esse movimento já existia e ganhou muita força durante o auge da pandemia. Ao que tudo indica, veio para ficar.

Assim, é possível negociar a compra de apartamentos em diversos locais do Brasil. Dessa forma, é possível aproveitar condições específicas de cada localidade – isso, novamente, mantém o mercado aquecido à medida que derruba as fronteiras geográficas do mercado imobiliário.

BAIXE AGORA: CARTILHA DOCUMENTOS PARA O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Comprar um apartamento em 2022: aval

Comprar um apartamento em 2022 segue possível. O planejamento, claro, deve ser detalhado. Aconselhamos que você fique sempre de olho em aspectos como a movimentação da Selic e a oferta em diversas localizações de interesse em buscas online. 

Se precisar de mais tempo, o segundo semestre promete uma estabilização seguida de queda da Selic. Mas, se você se planejou durante 2021 inteiro, a hora é agora! Conte com a Tarjab para te ajudar a encontrar o apartamento que mais combina com você com condições imperdíveis. 

Entre em contato conosco e não esqueça de assinar nossa Newsletter para mais dicas, diretamente no seu e-mail!

New call-to-action

2 thoughts on “Vale a pena comprar um apartamento em 2022?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.