Modelagem BIM 4D – Planejamento e Controle de Obras

A Tarjab está em processo de implantação do BIM 4D e aprimorando a gestão de suas obras. O BIM (Building […]

Por Tarjab
Em 29 de agosto de 2019

A Tarjab está em processo de implantação do BIM 4D e aprimorando a gestão de suas obras. O BIM (Building Information Modeling) que significa Modelagem de Informação da Construção pode ser definido como um processo que permite a gestão da informação por todo o ciclo da edificação. Quando BIM é associado ao planejamento e controle de obras é utilizado o termo BIM 4D ou modelagem 4D.

Os processos de planejamento e controle de obras subsidiam o cumprimento do custo, prazo e qualidade esperado da obra, apresentando influência direta sob a produtividade obtida no canteiro de obras. Além disso, o uso da Modelagem da Informação da Construção em uma obra mostra-se viável apontando benefícios, pois a simulação dinâmica da construção e a integração da comunicação proveniente da tecnologia, resultam na otimização do processo construtivo garantindo a eficiência do planejamento e controle por meio da disponibilização de informações consistentes, além de contribuir para integração de sistemas de comunicação e simulação do processo construtivo.

A modelagem BIM 4D auxilia na definição de diretrizes de otimização do processo tradicional de planejamento e controle de obras, trazendo inovação e soluções para problemas inerentes ao método comum. Além disso, contribui significativamente para a redução dos trabalhos manuais por meio da interoperabilidade e integração de sistemas de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.