Sistema de aquecimento solar: porque você precisa de um condomínio com um

Veja neste post quais são as vantagens de investir em um imóvel que possui um sistema de aquecimento solar no […]

Por Tarjab
Em 5 de novembro de 2019

Veja neste post quais são as vantagens de investir em um imóvel que possui um sistema de aquecimento solar no condomínio!

O sistema de aquecimento solar está, cada vez mais, fazendo parte dos lares brasileiros, porque traz diversas vantagens aos moradores. Só para citar algumas, ele é sustentável e pode diminuir o valor da sua conta de luz.

Por essas razões, na hora de escolher um apartamento para morar, muitos estão verificando antes se o condomínio possui essa tecnologia.

Se você ainda tem dúvidas de como ele funciona e quais são todos os benefícios que o aquecedor solar pode trazer para a sua vida, leia este post.

A seguir, explicaremos como é feita a produção de energia solar e o porquê você precisa de um condomínio que utilize esse método. Confira!

Como funciona o sistema de aquecimento solar?

São instalados, geralmente no telhado do edifício, painéis ou aquecedores solares que transformam a luz do sol em energia elétrica. Essa é utilizada para esquentar a água dos apartamentos, acender as luzes, carregar aparelhos eletrônicos, entre outros.

A instalação dessa tecnologia é tão benéfica que os condomínios residenciais da cidade de São Paulo que possuem quatro banheiros ou mais, têm a obrigação de utilizar aquecedores solares desde 2007, de acordo com a lei 14.459.

Os estabelecimentos comerciais que usam bastante água quente também devem obedecer a essa norma.

Como a energia é produzida a partir da luz solar, muitos se perguntam como o sistema funciona em um dia nublado.

A resposta é: ele continua atuando normalmente, pois a água quente fabricada em momentos anteriores fica armazenada em um reservatório do aquecedor. É por essa razão também que as pessoas conseguem tomar banhos quentes durante a noite, por exemplo.

Caso chova por um grande período e o sol não apareça nesses dias, o aquecedor possui um sistema auxiliar (elétrico ou a gás) para que a água seja aquecida. Contudo, no Brasil, é muito raro essa estratégia ser colocada em prática, devido à grande incidência de raios solares no país.

Quais são as vantagens?

O sistema de aquecimento solar já é amplamente utilizado no Brasil pelos benefícios que traz aos usuários. A redução de gastos e o fato de não causar impactos ambientais são as vantagens mais lembradas por todos, porém, há outras além dessas.

Vamos explicar agora quais são as principais:

1. Economia

O aquecimento de água consome bastante a energia elétrica de uma casa que tem chuveiro elétrico. Por isso, a conta de luz é uma das que mais pesa no bolso dos brasileiros.

Ao usar a luminosidade solar para esquentar a água da residência, você reduz e muito o valor do seu boleto de gás ou luz do mês. Ele pode vir até 50% mais barato que antes.

2. Sustentabilidade

O aquecedor solar é uma fonte limpa de energia, pois não causa impactos no ambiente e não emite nenhum gás poluente durante o seu funcionamento. Ainda, como a fabricação vem da luz do sol, a energia é inesgotável, diferente das demais alternativas disponíveis.

Além disso, com o aumento do uso desse modelo, a necessidade de utilizar as outras opções de produção de energia, como usinas hidrelétricas e os combustíveis fósseis, diminui. Então, o benefício não é só para você e sua família que vão baixar os gastos em casa, mas também para todo o meio ambiente.

Segundo o Departamento Nacional de Energia Solar Térmica (Dasol), cada m² de painel solar que é instalado equivale a 56 m² de regiões inundadas pelas hidrelétricas, 66I de diesel e 55 kg de gás em um ano.

3. Incentivo do governo

Desde 1º de março de 2016, de acordo com a Resolução Normativa ANEEL 687/2015, os empreendimentos que têm várias unidades consumidoras, como os condomínios e estabelecimentos comerciais, recebem apoio da agência nacional para gerarem suas próprias energias.

No caso dos prédios residenciais, em assembleia, os moradores decidem se querem obter a energia de modo igualitário ou em porcentagens distintas.

Independente da forma que seja escolhida, o valor do consumo de energia é mais baixo, assim como a conta que chega para os inquilinos ou donos dos apartamentos.

4. A manutenção é fácil

Na verdade, o sistema quase não tem manutenção. Há duas ações que precisam ser realizadas para preservar a qualidade do painel solar. A primeira é fazer uma lavagem externa simples, no máximo, duas vezes ao ano para manter as placas limpas.

Isso porque a sujeira em excesso pode atrapalhar a passagem da luz do sol para o aparelho. E a outra atividade é observar, de tempos em tempos, se a estrutura está em ordem e se não há nenhum vazamento ou demais problemas no funcionamento do equipamento.

Sendo assim, o morador do condomínio economiza mais uma vez. Em prédios que possuem outros tipos de sistema, a cada conserto, é necessário pagar uma taxa condominial. Se for uma infraestrutura antiga, o gasto com manutenção será maior ainda, e mais frequente.

Essa é outra vantagem dos painéis solares quando comparados ao restante das opções. Eles têm uma vida útil longa e, geralmente, funcionam cerca de 30 anos sem nenhum problema.

5. Valorização do imóvel

Sim, oferecer o sistema de aquecimento solar pode melhorar bastante a valorização do seu imóvel. Cada vez mais, a sustentabilidade tem ganhado espaço no mercado imobiliário, ou seja, as pessoas desejam investir em modelos de casas sustentáveis.

Como os aquecedores solares são o modo mais sustentável de produzir energia, eles estão em alta. Para quem deseja investir em um imóvel, esse tipo de propriedade é bastante lucrativa, pois a fabricação própria de energia valoriza muito o preço de um aluguel ou venda de um apartamento.

6. É mais confortável

O volume de água quente costuma ser maior nesse sistema que no chuveiro elétrico e, por isso, atribui-se mais conforto ao aquecedor solar. A facilidade de regular a temperatura diretamente por meio das válvulas de água quente ou fria também torna esse modelo mais agradável.

Empreendimentos Tarjab com sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é simples, não prejudica o meio ambiente e traz diversos benefícios para quem decide comprar um apartamento em um empreendimento que oferece essa tecnologia.

A Tarjab possui empreendimentos que se encaixam nessas situações especiais e que já vêm equipados com o item para os futuros moradores.

Esses empreendimento estão em conformidade com o decreto nº 49.148, 21/01/08, da lei 14.459, que obriga a entrega no município de São Paulo os seguintes requisitos.

Infraestrutura para aquecimento solar nos empreendimentos de uso residencial que possuam até 3 banheiros por unidade habitacional. Os empreendimentos da Tarjab que se encaixam nessa categoria são: Amadis Condomínio Clube, Essencial Vila Mariana, Tangram Conceição e Refuge Bosque da Saúde.

Sistema para aquecimento solar instalado nos empreendimentos de uso residencial que possuam um número de banheiros igual ou superior a 4 por unidade habitacional. O IMAN Vila Mariana e o Majestic fazem parte dessa categoria e têm o sistema.

Sistema para aquecimento solar instalado nos empreendimentos de uso não residencial (categoria hotel). O B&B Hotel SP Luz é um ótimo exemplo da Tarjab.

Por fim, a construtora tem o empreendimento Architetto, por exemplo, que não se encaixa nos casos especiais do decreto nº 49.148, porém também possui o sistema de aquecimento solar instalado como um diferencial. Isso porque a Tarjab reconhece a importância de oferecer essa opção, mesmo que não seja um dever.

E você, o que achou do sistema de aquecimento solar? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

2 thoughts on “Sistema de aquecimento solar: porque você precisa de um condomínio com um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.