Como comprar um apartamento sem se endividar

Planejar a compra do seu próximo lugar de viver é algo incrível, mas logo vem a preocupação com as finanças. […]

Por Tarjab
Em 21 de março de 2023

Planejar a compra do seu próximo lugar de viver é algo incrível, mas logo vem a preocupação com as finanças. Porém, apesar do gasto elevado, um imóvel ainda é um dos melhores investimentos que você pode fazer, por isso, vamos compartilhar algumas dicas para te ajudar a comprar um apartamento sem se endividar.

 

Como comprar um apartamento sem se endividar

 

Como se planejar antes de comprar um imóvel?

 

A etapa mais importante para você comprar um apartamento sem se endividar é o planejamento financeiro. Sim, nós sabemos que é difícil adiar seu sonho de conquistar um lugar de viver, mas é essencial que esse passo só seja dado quando sua vida financeira estiver razoavelmente organizada.

Basicamente, é necessário quitar dívidas antes de fazer outra, por isso, procure informações sobre a sua saúde financeira em portais como o Serasa e negocie o pagamento de qualquer pendência que possa existir no seu CPF. Caso tenha pressa para comprar um imóvel, programe-se para pagar os débitos pré-existentes em um tempo menor.

Leia também: Financiamento imobiliário mais barato: como se programar para pagar menos

Além disso, você pode economizar no dia a dia para criar um fundo emergencial, caso ocorra algum imprevisto e não sobre dinheiro para o pagamento de alguma parcela do financiamento, por exemplo. Com esse dinheiro, você também consegue adiantar o pagamento de parcelas futuras, reduzindo consideravelmente a taxa de juros.

 

New call-to-action

 

Fique de olho nas taxas de juros de financiamento

 

Uma forma de comprar um apartamento sem se endividar é evitar as altas taxas de juros. Para isso, você pode optar por um prazo menor de pagamento e procurar linhas de crédito que possuem taxas de juros mais baixas. Caso seja possível, você também pode adiantar o pagamento de algumas parcelas, para que eles não tenham tanto risco envolvido.

Leia também: Custo Efetivo Total no Financiamento Imobiliário: entenda o que é

O que você precisa ter em mente é que nunca devemos aceitar a primeira opção de financiamento prontamente, sem avaliar outras propostas. Assim, será possível comparar todas as opções de crédito disponíveis para seu perfil, a fim de escolher aquela que conta com taxas mais adequadas à sua vida financeira.

 

Negocie suas opções de pagamento

 

Primeiramente, é recomendado que o financiamento do imóvel não ultrapasse 30% da sua renda mensal. Mas não basta apenas colocar o valor da parcela nesse montante, é importante descobrir se há algum custo adicional, como taxas anuais, e colocar no papel todos os seus gastos, fixos ou variáveis, para conferir se é possível dar esse passo agora.

Leia também: Entenda o que é e como funciona a composição de renda no financiamento imobiliário

Pergunte também se há descontos especiais ou promoções disponíveis. Talvez você possa obter algumas vantagens extras contando sobre sua situação financeira atual ou através da união de renda com alguma pessoa próxima, por exemplo. Além disso, descubra se é possível usar o FGTS para quitar dívidas imobiliárias antes do tempo previsto.

 

Conte com o auxílio de especialistas

 

Se tudo isso parecer muito complicado, não se preocupe: nós podemos te ajudar a comprar um apartamento sem se endividar. Trabalhamos com especialistas em financiamento imobiliário, para garantir que tudo corra muito bem e que você não precise esperar muito para conquistar o seu próximo lugar de viver!

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.