Os principais pontos do bairro Freguesia do Ó

Bairro Freguesia do Ó e seus principais pontos O bairro que surgiu entre as mais variadas chácaras de São Paulo, […]

Por Tarjab
Em 22 de setembro de 2020

Bairro Freguesia do Ó e seus principais pontos

O bairro que surgiu entre as mais variadas chácaras de São Paulo, hoje é um dos atrativos do comércio e mercado imobiliário. Conheça mais sobre o bairro Freguesia do Ó!

Além de ser um dos mais tradicionais de São Paulo, o bairro Freguesia do Ó é também um dos mais antigos, e remonta os tempos em que a região, hoje assediada por diversas construtoras e repleta de espigões, era uma imensa área chacareira.

Trata-se de uma das regiões mais antigas de São Paulo, com mais de 435 anos. Quem cresce por ali não costuma querer sair. Pelo contrário, há um sentimento de verdadeira paixão pela região.

A localização da Freguesia também é um motivo para amar a região. Está na zona norte e a poucos minutos do centro e da Barra Funda, onde está o Memorial da América Latina. Os moradores também chegam facilmente ao Centro de Tradições Nordestinas, no bairro do Limão.

O centro do bairro é formado por patrimônios históricos tombados pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, como o Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó e o Largo da Matriz Velha.

Estes endereços datam do século XIX, representando toda cultura, arquitetura e tradição paulistana histórica da época.

Mas além disso, foram as primeiras povoações do bairro, formadas ainda no século XVI, à margem direita do rio Tietê, durante o período dos Bandeirantes no Brasil.

Endereços no bairro Freguesia do Ó

Além destes, outros endereços também tombados pelo CONPRESP no bairro são:

– Avenida Itaberaba (entre o Largo da Matriz Velha e a Rua Chico de Paulo);
– Rua Piqueri;
– Rua João Alves (entre o Largo da Matriz Velha e a Ladeira Velha);
– Ladeira Velha;
– Rua da Bica (entre a Rua Anastácio de Souza Pinto e a Avenida Itaberaba);
– Rua Coronel Tristão (entre a Rua da Bica e o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó);
– Rua José de Siqueira (entre a Rua da Bica e o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó);
– Rua Anastácio de Souza Pinto (entre a Rua da Bica e a Rua Jesuíno de Brito);
– Rua Antônio de Sousa Ferreira;
– Rua Jesuíno de Brito (entre a Rua Antonieta Leitão e o Largo da Matriz Velha);
– Avenida Paula Ferreira (entre a Rua Jesuíno de Brito e o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó).

Freguesia do Ó: qual a origem do nome?

Foi um nome concedido pela rainha de Portugal, dona Maria I, ainda no século XVIII. Naquela época, São Paulo tinha apenas uma Freguesia, a da Sé.

Então, a rainha, no dia 15 de setembro de 1796, dividiu a então Freguesia da Sé em três, sendo as outras duas as Freguesias da Penha e de Nossa Senhora do Ó.

O nome vem da devoção à Nossa Senhora da Expectação. É como é chamada Maria, durante a espera do nascimento do menino Jesus.

O “Ó” vem da novena cantada, há séculos, sempre nos dias 17 e 24 de dezembro, e quer dizer “Ó Sabedoria… Ó Adonai… Ó raiz de Jessé… Ó Chave de Davi… Ó Sol nascente… Ó Rei das Nações… Ó Emanuel…!”.

Com o passar dos anos, bairros como a própria Sé, Penha de França e Santo Amaro deixaram de utilizar a antífona “Ó” em seus nomes, e esta honraria, hoje, pertence somente à “Freguesia do Ó”.

Atrativos no bairro Freguesia do Ó

Quem já vive no bairro há algum tempo certamente conheceu o “largo do Clipper”. O apelido da praça se deu por conta do famoso “Cine Clipper”, que nos anos 60, reunia toda juventude do bairro diante dos clássicos que eram lançados na época.

O verdadeiro nome do Largo é Oliveira Viana, e hoje, no prédio em que havia o cinema, está instalada uma agência do Banco do Brasil.

A praça sempre foi o centro comercial do bairro, desde o século XIX até a atualidade. Nessa praça acontece, todos os anos, a Festa do Divino Espírito Santo, que é uma das mais tradicionais da cidade. Este é um dos poucos bairros que ainda comemora essa festa, ao lado da Penha de França.

Um dos grandes orgulhos do bairro Freguesia do Ó é a sua Escola de Samba Rosas de Ouro, campeã oito vezes do carnaval paulistano (1973, 1974, 1983, 1984, 1991, 1992, 1994 e 2010).

A cultura e o samba andam de mãos dadas neste bairro, cujo principal centro cultural é a Casa de Cultura Salvador Ligabue, localizada atrás da Igreja da Matriz.

Para completar o crescimento, em 2015, iniciou-se a construção da Estação Freguesia do Ó, parte da futura Linha 6-Laranja do Metrô.

E o bairro não para de crescer. Agora, tendo em conta as melhorias proporcionadas após o anúncio da Linha 6 Laranja, inúmeras construtoras voltaram suas atenções para este bairro histórico e cheio de charme, com sua arquitetura clássica em harmonia com o lado mais moderno da cidade.

É o momento de crescer, expandir e atrair cada vez mais público, uma oportunidade única para quem busca um novo lugar, seja para morar, trabalhar ou investir.

Os principais pontos do bairro Freguesia do Ó

A Freguesia do Ó desperta o interesse e o carinho tanto de quem conhece o bairro pela primeira vez, como de quem chega para trabalho ou já vive na região há bastante tempo.

Alguns pontos da região são sempre bem visitados e até já se tornaram recomendações para uma programação diferente e divertida no bairro. São eles:

Caminhada

Caminhar pelas ruas do bairro Freguesia do Ó é apreciar coisa bonita para se olhar a perder de vista. Casas antigas, com aquele aspecto do interior e muitas árvores para fazer aquela sombrinha gostosa em dias de muito sol.

A região ainda possui casas que foram construídas em meados do século XX, que mantém viva a história não apenas da Freguesia do Ó e região, mas também da cidade de São Paulo.

Mescla-se com este cenário alguns prédios já erguidos e de estrutura moderna, bem planejada, que em nada destoam do lugar. É a cidade do interior, dentro desta imensa metrópole que, tão antiga como ela, começa a se revelar como uma promessa em desenvolvimento, sem perder o charme de sempre.

As pistas para caminhada das avenidas General Edgar Facó e Inajar de Souza trazem de volta a chance do uso saudável das grandes vias da capital.

Largo da Matriz

Este é o mais famoso ponto da região. Cercada por bares e restaurantes premiados, o lugar ainda recebe festas e festivais durante o ano. A igreja matriz data de 1901 e foi erguida na época, após um incêndio ter destruído uma outra igreja ainda mais antiga no local.

Pizza, cerveja e Cia

Um dos restaurantes que se destaca no Largo da Matriz é o Frangó, que já conquistou alguns prêmios pela excelente gastronomia, dentre eles, o de “Melhor Carta de Cervejas”, da Revista Veja “Comer e Beber”, de 2012.

No mesmo Largo, a pizzaria Bruno se encontra desde 1939, sendo uma das primeiras a se instalar na cidade de São Paulo. O ambiente é bastante aconchegante e a massa, bem como os recheios, são sempre muito elogiados pelo público.

Para quem curte a gastronomia nordestina, o Empório Nordestino traz um ambiente rústico e aconchegante com a aclamada carne de sol, macaxeira e queijo coalho, dentre outras delícias que está entre os principais pontos do bairro Freguesia do Ó.

banner cta ebook guia gastronômico freguesia do ó

Avenida Itaberaba

Da mesma forma que tem quem ame “bater-perna” na 25 de Março, há quem goste de “correr” por todo o comércio da Avenida Itaberaba, repleto de todos os artigos possíveis, a quem possa precisar.

Em épocas festivas como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Natal, e outras, a avenida “ferve” de gente que corre para aproveitar todas as promoções possíveis. Se alguém nunca passeou pela Avenida Itaberaba, não sabe o que é curtir o bairro Freguesia do Ó.

Festejos

A Festa do Divino é celebrada 50 dias após a Páscoa e segue um ritual desde quando começou a ser festejada, há quase 200 anos. As comemorações do Largo da Matriz são um sucesso na região.

Essa festa é promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Ó. Outra festa bastante conhecida é a do Assentamento da Cruz, que sempre ocorre no mês de maio.

Feira das nações

Este é um evento beneficente promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Ó. A Feira das Nações do bairro também está entre os principais pontos do bairro Freguesia do Ó e oferece cultura em moda, acessórios e gastronomia de todas as partes do mundo e recebe milhares de pessoas anualmente.

Conta também com apresentações musicais e espetáculos de dança.

Romaria

A fé move montanhas e multidões. Todos os anos romeiros percorrem a pé um trajeto de 60 quilômetros entre a Freguesia e Pirapora do Bom Jesus.

Igreja velha do Largo da Matriz

Um incêndio em 1896 destruiu a igreja velha no Largo da Matriz da Freguesia do Ó, e para alegria de muitos curiosos e estudiosos, muita gente guardou, na época, restos desta igreja que cedeu lugar à construção que se tem hoje no bairro.

Estes itens antigos, bem como fotos e outras histórias, são mostrados e contados a quem chega ao bairro.

Uma aula de história a céu aberto.

Carnaval, Ó

A Freguesia do Ó tem espaço garantido nesta que é a época mais festiva do ano, quando sua escola, a Rosas de Ouro, entra na avenida brigando por mais um título no Carnaval Paulistano. Milhares de pessoas participam dos ensaios na quadra da escola e torcem junto, lá no sambódromo, pela vitória da agremiação.

E não para por aí. Tem ainda a folia de rua, porque Carnaval bom, é aquele que se espalha e junta todo mundo. O bloco mais famoso da Freguesia do Ó é o Urubó, que desfila sempre nos arredores da Praça da Matriz.

Aniversário

E vem mais festas em agosto. Desta vez, para comemorar o aniversário do bairro quatrocentão. Nas celebrações, são realizados shows e atividades culturais em locais como a Casa de Cultura Salvador Ligabue, o CDC de Vila Palmeiras e a Praça da Matriz.

Esportes e jogos abertos

Quem ama esportes encontra no Centro Esportivo da Freguesia do Ó – CEEFÓ, todas as modalidades possíveis para se exercitar e se divertir. Há também quem goste de assistir a um bom futebol de Várzea, e nestas condições, o campo do 7 de Setembro é um programa lendário para os amantes do esporte.

Este local já é tão tradicional, que consegue reunir até quem não curte muito futebol, mas adora aproveitar o dia e curtir um bom papo.

Além destes locais, o bairro Freguesia do Ó conta também com os tradicionais clubes de malha e de bocha.

Centro Cultural

Exposições de arte, esculturas, oficinas, apresentações artísticas e tudo que possa acrescentar a um bairro com enorme valor cultural.

Por isso, a Casa de Cultura Salvador Ligabue, no Largo da Matriz, é tão querida e prestigiada em seus eventos. Sem contar os shows musicais que a Casa oferece, que lançam bandas do bairro e artistas que realmente têm talento no que fazem. É ver para crer!

Pista de skate

Na praça Flávio Rangel, localizada à Avenida Miguel Conejo, uma pista de skate é bem movimentada o dia todo, e atrai jovens não só do bairro, como de outros distritos da cidade.

Inclusive, alguns grupos chegam a organizar uma espécie de zeladoria, que tem a função de manter o local sempre preservado.

Espírito de comunidade

No bairro, uma outra característica marcante do interior é o espírito de preocupação que uns têm com os outros. Esta é uma das razões pela qual o bairro preserva há tanto tempo sua história e também cresce de forma acelerada.

Esse espírito de comunidade que briga sempre por melhorias a cada reunião das Associações regionais atrai cada vez mais público, engajado e feliz por fazer parte da Freguesia.

Não à toa, após tantos anos de reivindicações, finalmente o bairro ganha um projeto já em obra de sua linha do metrô, que começou a ser executada em 2015. Essa linha irá melhorar ainda mais o acesso às outras regiões da cidade.

São todos esses detalhes e muito mais que fazem da Freguesia do Ó, um lugar tão especial para conhecer e, quem sabe, passar a viver.

banner cta blog tarjab origem freguesia do ó

E você, o que acha do bairro Freguesia do Ó? Deixe seus comentários abaixo e compartilha nas suas redes sociais esse conteúdo para que mais pessoas conheçam esse bairro.

Veja também:

2 thoughts on “Os principais pontos do bairro Freguesia do Ó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.