Fale direto com um Especialista Outros assuntos

Bairro da Saúde, SP: Guia completo

Hoje, quando se pensa em morar com mais qualidade de vida, a maioria das pessoas imagina um lugar com sossego, […]

Por Tarjab
Em 13 de junho de 2025

Hoje, quando se pensa em morar com mais qualidade de vida, a maioria das pessoas imagina um lugar com sossego, segurança e conforto.

 

Esses atributos se desdobram em diversos outros e todos podem facilmente ser encontrados na Zona Sul de São Paulo, como o bairro da Saúde.

 

Para muita gente, principalmente nos grandes centros, fixar residência em um lugar tranquilo se transformou em uma espécie de luxo.

 

Mas, no bairro da Saúde, na capital paulista, isso é possível para qualquer pessoa, afinal, esse reduto de calma e muito verde tem apostado em novos empreendimentos, para públicos diversos.

 

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre esse lugar incrível e completo para se viver bem!

 

Índice

 

Localização do bairro da Saúde em São Paulo

 

O bairro da Saúde oferece tudo o que é preciso para uma vida confortável, acessível e eclética. Estrategicamente localizada na Zona Sul, o bairro fica próximo ao Jabaquara e à Vila Mariana.

 

Qual a zona do bairro da Saúde?

 

Sua localização precisa é na Zona Centro-sul da capital paulista e faz parte de uma área nobre da cidade, portanto, privilegiada. 

 

É um bairro composto por uma mistura de modernidade com tradição em suas ruas calmas, espaços verdes, rica gastronomia e proximidade com o metrô. Assim, se torna perfeita para todos os estilos de vida.

 

O bairro é vizinho de importantes distritos da Zona Sul, como: Vila Mariana, Jabaquara e Chácara Inglesa, além de sua proximidade com os bairros Moema e Ipiranga.

 

Como chegar ao bairro da Saúde?

 

A região conta com as estações Praça da Árvore, Saúde e São Judas da linha Azul, que conecta as Zonas Norte e Sul da cidade, facilitando a integração com as linhas Amarela, Verde e Vermelha.

 

No bairro da Saúde é possível contar, também, com variadas linhas de ônibus que circulam por diversos bairros da Zona Sul, entre outras regiões da capital.

 

Suas vias dão acesso a importantes pontos da cidade. Então, quem mora no bairro da Saúde está muito próximo de avenidas como: 

 

  • Indianópolis;
  • Moreira Guimarães;
  • Rubem Berta; 
  • Jabaquara; 
  • Dr. Ricardo Jafet; 
  • Bandeirantes; 
  • Complexo Viário Maria Maluf e Cursino, além da Rua Domingos de Moraes.

 

Além dessas vias de acesso, o bairro está perto da Rodovia dos Imigrantes, uma rota importante para quem precisa se deslocar até as cidades da Baixada Santista e os municípios do Grande ABCD.

História e origem do bairro da Saúde

 

A região onde hoje está o bairro da Saúde, em outros tempos, por volta da década de 1910, já foi ponto de passagem para os tropeiros, e o objetivo era apenas este: servir de parada para as tropas descansarem.

 

O crescimento do bairro também foi impulsionado pela ferrovia Tramway, de Santo Amaro, que operou até 1913, até sua substituição por uma linha de bonde.

 

Já, em 1928, a construção de uma igreja, a Nossa Senhora da Saúde, foi responsável pela formação de um povoado em seu entorno. E dela surgiu o nome do bairro.

 

Durante a década de 1970, o bairro da Saúde passou a receber edifícios maiores e o comércio começou a progredir mais rapidamente. Com a chegada do sistema metroviário, muitos moradores foram atraídos para a região, colaborando com o crescimento do local.

 

Atualmente, o bairro se transformou em uma vasta área residencial com muitos apartamentos e casas de alto padrão. É considerado, então, um dos lugares que apresentam melhor qualidade de vida em São Paulo.

 

decorado do lançamento na saúde harmonie

Perfil demográfico e social do bairro

 

O bairro da Saúde apresenta um custo de vida relativamente alto, bom nível de escolaridade e é culturalmente muito diversificado, o que resultou da chegada, ainda no início do século XX, de imigrantes orientais, escandinavos, europeus, russos, suecos, alemães e japoneses.

 

É, portanto, uma região que se destaca pela mistura de imigrantes, principalmente japoneses, que ocuparam o bairro da Saúde logo depois da Segunda Guerra Mundial e após a expansão da colônia japonesa na região da Liberdade.

 

Além disso, o bairro passou a ser reduto de estudantes, famílias, idosos e pessoas solteiras em busca de melhor qualidade de vida. O bairro também é conhecido por sua rica arquitetura e história, preservando igrejas e edifícios históricos.

Segurança no bairro da Saúde

 

O bairro da Saúde é considerado seguro pelos moradores. Há um consenso sobre a tranquilidade das ruas, muito bem iluminadas e com boas condições de sensação de segurança.

 

É uma região bastante movimentada e conta com uma Base Comunitária da Polícia Militar que oferece proteção aos moradores locais.

Infraestrutura e serviços disponíveis no bairro da Saúde

 

O bairro tem uma rica infraestrutura com serviços e um comércio abrangente e diversificado. 

 

A região oferece acesso fácil a muitos supermercados, agências bancárias, farmácias, shopping centers (Plaza Sul e Metrô Santa Cruz), escolas, hospitais, padarias, restaurantes, sorveterias, bares e demais serviços essenciais para a população.

 

Vale a pena indicar a Feira Livre da Rua Carneiro da Cunha, considerada a maior de São Paulo em extensão, em mais de 1 km em linha reta. Ela também serve a comunidade aos domingos com mais de 180 barracas.

 

Morar na Saúde é ter tudo o que se necessita à disposição a poucos passos, também, podendo usufruir de clínicas de estética, lojas de roupas, escolas de artes marciais, academias e muito mais para o seu autocuidado.

 

A mobilidade urbana é um ponto forte do bairro, com:

 

  • 10 minutos do Aeroporto de Congonhas;
  • 15 minutos do Parque do Ibirapuera;
  • 20 minutos da Avenida Paulista;
  • Estação de Metrô Praça da Árvore (linha azul);
  • Estação de Metrô Saúde (linha azul);
  • Estação de Metrô Jabaquara (linha azul);
  • Estação de Metrô Santa Cruz (linha azul);
  • Estação de Metrô Santos – Imigrantes (linha verde);
  • Ciclofaixa;
  • Pontos de ônibus;
  • Fácil acesso ao corredor norte-sul.

 

Além de todas essas possibilidades, os moradores ficam próximos à Rodovia dos Imigrantes, com acesso ao litoral sul (Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém) 

 

pessoas esperando o trem

 

Leia também: Como avaliar infraestrutura e qualidade de vida nos bairros

 

Saúde: hospitais e unidades de saúde

 

O bairro da saúde é bem estruturado em termos de atendimento médico e conta com hospitais de fácil acesso à população, bem equipados e prontos para um atendimento de ótima qualidade aos moradores do bairro e de toda a região.

 

Entre os principais hospitais da região, você pode contar com o Hospital Sancta Maggiore Paris, o Hospital São Paulo e o GRAACC. Além desses, você encontra na região: 

 

Hospital Bosque da Saúde: é equipado com um centro cirúrgico e área interna contendo um laboratório de radiologia com revelação, patologia, esterilização rápida, além de equipe multidisciplinar à disposição.

 

Suas especialidades incluem principalmente a pediatria, clínica médica, entre outras, por meio de convênios e atendimento particular.

 

Hospital São Luiz Unidade Jabaquara: é referência na região e oferece uma completa e moderna infraestrutura. As especialidades contemplam, pediatria, cardiologia, oncologia, clínica médica e diversas outras, por meio de convênios ou atendimento particular.

 

Hospital Ruben Berta: neste hospital o atendimento é particular e pelo SUS, com destaque para a acessibilidade e a qualidade na emergência, tornando-o uma referência para os bairros próximos e para a população local. As especialidades do Ruben Berta são referência em otorrinolaringologia, fonoaudiologia clínica, diagnóstico e exames.

 

No bairro da Saúde você também encontra laboratórios e clínicas de renome, com atendimento diferenciado. Confira:

 

Lavoisier Medicina Diagnóstica: esta é uma das mais confiáveis opções em exames laboratoriais, vacinas e diagnóstico por imagem, oferecendo um serviço eficiente e ágil.

 

Laboratório Hermes Pardini: conta com vacinas, um extenso conjunto de exames laboratoriais para diversas necessidades, com pacotes de Check Up, especialmente para uma avaliação mais completa dos pacientes.

 

Clínica Dr. Consulta: é uma alternativa moderna e acessível para consultas mais rápidas, além de exames e acompanhamento médico sem convênio.

 

No bairro da Saúde o seu pet também não poderia ficar sem cuidados especiais. Então, para o seu melhor amigo peludo, o bairro oferece o Instituto Equilibrium e o Centro Veterinário Jardim da Saúde.

 

Educação: escolas e instituições de ensino

 

A procura por um bairro com boa infraestrutura para morar, principalmente para famílias com filhos jovens ou em idade escolar, envolve uma preocupação em relação ao ensino de qualidade. E, no bairro da Saúde isso não falta.

 

Desde o maternal até a preparação para o vestibular, são diversas as opções, como:

 

Fadelito Saúde: que proporciona o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos, em todos os aspectos fundamentais: intelectuais, físicos, psicológicos e sociais. A unidade construída na Saúde é moderna e foi projetada especialmente para atender crianças desde o berçário até a pré-escola.

 

Colégio Ross: é um colégio de educação infantil, cuja unidade da Saúde se destaca como um diferencial do Colégio Ross, que entende a importância de estimular hábitos saudáveis às pessoas, desde a infância.

 

Colégio Objetivo: também é um colégio de educação infantil, que recebe alunos desde o berçário, passando pela educação infantil, fundamental, integral e multilíngue.

 

CONTE: faz parte do ecossistema Anglo, pioneiro há mais de 70 anos em aprendizagem e educação e reconhecido por aprovações nas melhores universidades brasileiras. Inclui a abordagem metodológica exclusiva do Red Balloon (inglês a partir dos 3 anos).

 

Santa Amália: tem tradição de 90 anos de história na unidade Saúde e formou alunos de diversas gerações, desde o ensino infantil ao médio. 

 

Quanto às creches, você pode encontrar:

 

 

Em relação ao ensino superior, a região do bairro da Saúde conta com:

 

Mackenzie Polo Saúde: é uma unidade EAD com recursos que permitem interação no processo de mediação e construção do conhecimento. Sua proposta de EAD é apoiada em princípios e valores de tradição e pioneirismo próprios da instituição.

 

Destaca-se pela promoção de qualidade, senso moral e ético, além de inovação e excelência.

 

Universidade Anhembi Morumbi: este campus é conhecido como Anhembi Morumbi Online – Saúde e oferece cursos de graduação e pós-graduação EAD (Ensino a Distância). A universidade conta, também, com um Centro Integrado de Saúde (CIS) nessa região, que oferece atendimento clínico integrado de saúde. 

 

Universidade São Judas: desde 2018 oferece uma estrutura moderna e aconchegante. Os alunos têm à sua disposição laboratórios para aprendizado prático em Marketing, Nutrição, Medicina Veterinária, Design de Interiores, Produção Audiovisual, entre outros.

 

A universidade abriga um anfiteatro moderno e equipado, além de diversos cursos reconhecidos pelo MEC.

 

Essas são algumas dicas de alternativas de ensino de qualidade existentes na região do bairro da Saúde.

Lazer, cultura e gastronomia no bairro da Saúde

 

O bairro da Saúde é repleto de cultura e lazer, com parques, praças, centros culturais, bares, teatros, cafés, clubes, restaurantes e eventos culturais na região, para todos os gostos e idades.

 

pessoas conversando em quadra na cidade

 

Lazer e cultura na Saúde

 

A região oferece muita praticidade em termos de serviços e de comércio, pertinho das residências. Da mesma forma, uma extensa lista de opções de lazer como, Clube Esportivo Helvétia, com piscina, quadra poliesportiva, sauna, quadra de tênis e salão para eventos.

 

Outro clube esportivo para a prática de esportes e lazer em família é o Double Beach, com quadra de areia para vôlei de praia, futevôlei e beach tênis.

 

Já no Jardim Botânico, você pode apreciar a nascente do Riacho do Ipiranga, conhecido como o cenário onde aconteceu o grito da independência do Brasil. Ali por perto, está o Zoológico de São Paulo, com o Parque do Estado e o Parque dos Dinossauros.

 

Também nas proximidades do bairro da Saúde, o Parque do Ibirapuera é uma excelente opção para curtir a natureza com seus lagos, pista para caminhada, bicicleta, corrida e quadras.

 

Na Saúde você pode visitar o planetário, o Jardim das Esculturas, museus, a Fundação Bienal, pavilhões de cultura, o obelisco e praças.

 

Restaurantes e bares mais badalados

 

Quando o assunto é gastronomia, no bairro da Saúde, a diversidade é garantida, principalmente em relação à culinária japonesa, já que o bairro acolheu os imigrantes. 

 

E, além dos restaurantes típicos, você pode conhecer os izakayas, que são bares autenticamente japoneses, como o Izakaya Omoide Sakaba e o Imai Izakaya.

 

Contudo, no bairro da Saúde você também poderá apreciar a comida de restaurantes árabes, argentinos, churrascarias, pizzarias e irresistíveis padarias, como:

 

  • Monte Rei Casa de Pães; 
  • Dona Deôla;
  • Porto Maria Padaria.

 

Já as sobremesas, são uma atração gastronômica à parte e são devidamente representadas por: 

 

Mercado imobiliário no bairro da Saúde: tendências e oportunidades

 

O mercado imobiliário segue como um dos setores mais seguros e procurados por investidores. Para 2025, novas oportunidades prometem surgir para quem está pensando em colocar em prática os planos de comprar um imóvel ou investir no setor.

 

O bairro da Saúde é, com certeza, um dos pontos mais interessantes da capital paulista para apostar nesse mercado.

 

Imóveis residenciais: apartamentos, casas e condomínios

 

O crescimento urbano tem sido impulsionado e isso reflete diretamente no setor imobiliário. 

 

E, nesse momento, o perfil dos compradores também apresenta mudanças, apresentando uma busca mais intensa por imóveis funcionais, com boa localização e infraestrutura completa para uma qualidade de vida melhor e maior rentabilidade.

 

E, no bairro da Saúde, há uma variedade de imóveis residenciais, entre casas, apartamentos e condomínios. São imóveis para diversos orçamentos e estilos de vida, com diferentes tamanhos, padrões de acabamentos e necessidades.

 

Leia também: Comprar casa ou apartamento? Qual o melhor investimento?

 

Investir no bairro da Saúde: o que considerar

 

Quando se decide investir em imóveis, muitos fatores pesam e precisam ser levados em conta para que o investimento realmente se mostre rentável.

 

Sendo assim, para garantir a rentabilidade, é necessário escolher muito bem o local, e o bairro da Saúde oferece todo o potencial de valorização, liquidez e demandas que um investidor procura.

 

São muitos os motivos que elevam o patamar desse bairro como um dos maiores índices de valorização.

 

A mobilidade facilitada está entre as prioridades de quem procura por um imóvel, o que valoriza ainda mais determinados bairros, como a Saúde. 

 

Assim, o custo-benefício se revela cada vez mais importante para quem compra ou investe em imóveis neste bairro.

 

Então, a procura recai em pontos do bairro com localização estratégica, boa infraestrutura, mobilidade facilitada, imóveis versáteis, boas opções de lazer e serviços. 

 

O bairro da Saúde oferece tudo isso está ao alcance de quem opta por apartamentos, condomínios e casas nesse recanto verde de São Paulo.

Por que o bairro da Saúde é uma ótima opção para morar e investir

 

Se você considera comprar um imóvel para morar ou investir no bairro da Saúde, a sua escolha não poderia ser mais inteligente. 

 

É um lugar cercado de verde e bem servido de estações de metrô que levam a população para todos os cantos da cidade.

 

Além disso, a infraestrutura é incomparável. São muitos estabelecimentos comerciais, clubes, parques, instituições de ensino, hospitais, academias, lazer, cultura e tantas outras facilidades e comodidades, das quais falamos anteriormente.

 

Vale ressaltar que em 2002, o bairro da Saúde foi tombado e se mantém protegido da destruição e descaracterização. Isso significa que nenhuma árvore pode ser cortada. Caso isso seja necessário, deve ser feita sua substituição por outra da mesma espécie.

 

Mas, talvez, o aspecto mais importante para muita gente, hoje em dia, seja a tranquilidade e o contato com a natureza em suas ruas arborizadas. Esse tipo de coisa vale ouro e uma grande parcela da população, no mundo inteiro, está em busca dessa felicidade tão simples e rara.

 

pessoa segurando casas pequenas

 

Conheça os empreendimentos da Tarjab no bairro da Saúde

 

Agora, que tal dar uma conferida nos empreendimentos da Tarjab disponíveis no bairro? Você desfrutará de ótima qualidade construtiva, localização privilegiada e benefícios para morar ou investir!

 

Perguntas Frequentes

 

O bairro Saúde é seguro?

 

O bairro da Saúde é considerado seguro pelos moradores. Há um consenso sobre a tranquilidade das ruas, muito bem iluminadas, que garantem sensação de segurança. É uma região bastante movimentada e conta com uma Base Comunitária da Polícia Militar que oferece proteção aos moradores locais.

 

O que fazer no bairro da Saúde?

 

O bairro da Saúde é rico em gastronomia, lazer e cultura, com inúmeras atrações. Você pode visitar o Jardim Botânico, o Parque Ibirapuera, clubes esportivos, museus, restaurantes, bares, padarias, Shoppings, feiras e comércio diversificado.

 

Quantos habitantes tem o bairro da Saúde?

 

A estimativa da população que vive no bairro da Saúde em 2025 é de cerca de 128.400 habitantes. Porém, a estimativa é baseada em dados de 2022, portanto, a população certamente variou um pouco.

 

Qual a qualidade de vida no bairro da Saúde?

 

A qualidade de vida encontrada no bairro da Saúde é caracterizada por sua presença verde, com muitos parques, ruas arborizadas e uma tranquilidade de cidade interiorana, além de excelente infraestrutura. Tudo isso proporciona conforto, comodidade e segurança para os moradores locais.

 

Quais as vantagens de morar no bairro da Saúde?

 

Morar no bairro da Saúde, em São Paulo, oferece diversas vantagens, como sua localização privilegiada, boa mobilidade, infraestrutura completa e variedade de serviços e lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *