Benefícios de morar na Freguesia do Ó

O bairro da Freguesia do Ó é um dos mais antigos da cidade de São Paulo e conta com mais […]

Por Tarjab
Em 6 de outubro de 2020

O bairro da Freguesia do Ó é um dos mais antigos da cidade de São Paulo e conta com mais de 437 anos. O local oferece aos seus moradores todas as vantagens de quem deseja viver bem: boa localização, serviços essenciais, tranquilidade e ainda oferece aquele gostinho de cidadezinha do interior.

Diversas características da região foram preservadas.

Estar na Freguesia do Ó é lembrar constantemente dos tempos antigos e aquele ar de cidade interiorana que foi se modernizando com o tempo para se tornar alvo de construtoras.

Neste artigo você irá entender os benefícios de morar na Freguesia do Ó.

Aqui você encontrará ainda:

  • Conheça mais sobre a Freguesia do Ó
  • A gastronomia da Freguesia do Ó
  • Diversão, lazer e cultura na Freguesia do Ó
  • Por que morar na Freguesia do Ó?

Boa leitura!

Conheça mais sobre a Freguesia do Ó

A Freguesia do Ó se destaca por estar entre os bairros mais antigos de São Paulo e isso pode ser recordado só de chegar no local, já que a região preservou a sua história e te faz relembrar os tempos antigos.

É impossível falar da Freguesia do Ó sem citar o Largo da Matriz, que é o local mais conhecido da região e point de muitos turistas e frequentadores.

Além disso, a praça conta com diversos bares e restaurantes conhecidos e é cenário para diversos festivais.

Um marco da região é a Igreja Nossa Senhora do Ó, construída em 1901 logo após a destruição da primeira matriz causada por um incêndio.

Hoje a igreja está entre as instituições religiosas mais antigas de São Paulo e por isso, se tornou ponto turístico da região.

Sua gastronomia

Não há como pensar em morar na Freguesia do Ó sem conhecer um dos cenários mais apreciados da região, sua gastronomia.

O bairro conta com diversos restaurantes e bares onde você pode conhecer a culinária de diversos locais do mundo sem que seja necessário sair do bairro.

Entre os mais tradicionais, está o bar Frangó, localizado no Largo da Matriz e que serve uma deliciosa coxinha. Além disso, o local conta com uma extensa carta de cervejas e esse é um dos motivos do bar ser muito popular, já que foi vencedor dos conceituados prêmios “Melhor Carta de Cervejas”, do especial Veja Comer & Beber 2012.

Um outro ponto que você não deve deixar de conhecer na Freguesia do Ó é a Pizzaria Bruno que está entre as três primeiras casas abertas na cidade, sendo fundada em 1939. Desde sua inauguração, a pizzaria permanece no mesmo local, o Largo da Matriz.

Há outros restaurantes e bares que também são muito conhecidos da região, sendo vistos como endereços oficiais de quem gosta de opções gastronômicas qualificadas, como por exemplo, o famoso Empório Nordestino, que serve uma deliciosa gastronomia da região, com muito tempero e um sabor de dar água na boca.

Diversão, lazer e cultura

Como já citado, no bairro ainda permanecem espaços antigos que se tornaram pontos turísticos na região, como o Largo da Matriz, já que suas comemorações são um sucesso na região.

As principais festas são promovidas pelos grupos que estão ligados à Paróquia Nossa Senhora do Ó.

A Festa do Divino, por exemplo, é comemorada no bairro 50 dias após a Páscoa e esse ritual acontece desde quando deu-se início a celebração.

Além disso, há também a conhecida festa do Assentamento da Cruz no mês de maio, época em que a Freguesia do Ó recebe muitos visitantes.

O comércio da Freguesia do Ó

O bairro também é muito conhecido por seu comércio popular localizado na Avenida Itaberaba, onde muitos também procuram por produtos e serviços.

Andar pela avenida se tornou tradição para quem mora ou frequenta a Freguesia. Então, se você está pela região, não pode deixar de conhecer a Avenida Itaberaba.

Falando em “bater perna” não podemos esquecer das pistas para caminhada presentes nas avenidas General Edgar Facó e Inajar de Souza que trazem consigo uma ótima maneira de ter vida saudável por meio das grandes vias da capital.

Freguesia do Ó e suas grandiosas festas

Sabemos que o carnaval é a festa mais famosa do país e nisso a Freguesia do Ó não fica para trás.

Na tradicional época de carnaval a região também tem o seu espaço, já que é no bairro que está localizada a casa da Sociedade Rosas de Ouro – uma das escolas de samba mais antigas e conhecidas da cidade.

Milhares de pessoas fazem parte dos ensaios na quadra da escola e tudo vira uma grande festa.

Ainda falando do carnaval, não podemos deixar de falar da folia de rua presente na região que é muito conhecida e recebe muitos foliões todos os anos.

O bloco mais conhecido da Freguesia é o Urubó, que faz desfiles pelo entorno da famosa Praça da Matriz.

Uma outra festividade muito conhecida na região é a comemoração do aniversário do bairro que acontece no final de agosto. Na data acontecem shows e atividades culturais da praça da Matriz e na Casa de Cultura Salvador.

banner cta blog tarjab origem freguesia do ó

Por que morar na Freguesia do Ó?

Como já visto, a Freguesia do Ó conta com uma vasta lista de coisas para se fazer e por isso, morar no bairro é ter uma série de benefícios e comodidade.

A Freguesia é um bairro turístico da cidade de São Paulo, por isso recebe inúmeras visitas diariamente.

Além disso, o local ainda conta com serviços essenciais próximos, como:

Supermercados: Extra Hipermercado que funciona 24 horas, Takara Supermercado, Chocolândia e Dia Supermercados.

Shoppings: Tiête Plaza Shopping e Center Norte.

Padarias: Padaria Nova Cigana, Delícias da Freguesia e Padaria Jimmy.

Além disso, se você não abre mão de uma educação de qualidade para os seus filhos, a Freguesia do Ó conta com escolas de referência na região como: Colégio Amorim de França e o Colégio Santa Lúcia Filippini.

Sem falar ainda da saúde de qualidade presente na região, já que a Freguesia conta com um dos maiores hospitais da cidade, o Hospital Vila Penteado, proporcionando atendimento qualificado de urgência e emergência, além de contar com diversas especialidades médicas para garantir o melhor para você e a sua família.

Não podemos negar que a Freguesia do Ó é um bairro completo e repleto de vantagens para quem deseja viver bem.

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe o seu comentário, assine a nossa newsletter e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Leia também:

2 thoughts on “Benefícios de morar na Freguesia do Ó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.