Fale direto com um Especialista Outros assuntos

Apartamento pronto ou na planta? Saiba as diferenças

Quem está em busca de um novo imóvel pode se deparar com a dúvida sobre comprar um apartamento pronto ou […]

Por Tarjab
Em 23 de abril de 2025

Quem está em busca de um novo imóvel pode se deparar com a dúvida sobre comprar um apartamento pronto ou na planta. É uma decisão nem sempre fácil e que depende de muitos fatores a se considerar.

Um apê na planta proporciona a vantagem de personalizar o layout do seu jeito. 

Por outro lado, os apartamentos prontos já estão disponíveis para a sua mudança imediata, e isso é fortemente relevante para quem tem pressa de se mudar para o novo lar.

Contudo, as duas modalidades de compra se enquadram em diferentes perfis de compradores e seus objetivos. 

Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas entre os dois tipos de apartamentos para te ajudar a fazer a melhor escolha. Vamos lá?

Índice

O que é um apartamento na planta? E um pronto?

apartamento pronto ou na planta

Apartamento na planta é o imóvel que ainda não foi construído mas, que pode ser personalizado de acordo com a vontade e necessidade do comprador.

O apartamento pronto para morar já foi construído e entregue pela construtora para ser ocupado. 

Isso quer dizer que depois de assinada a documentação referente à compra, o proprietário pode receber as chaves e se mudar quando desejar.

Quanto tempo demora para receber um imóvel comprado na planta?

Esse prazo varia muito, mas, normalmente, leva de 18 a 36 meses. É conveniente saber que muitos fatores podem interferir nesse período mais longo ou mais curto. 

Assim, devemos considerar a aprovação do projeto, bem como o cronograma da construtora, entre outras situações, como:

  • Localização do imóvel;
  • Tamanho e complexidade do projeto;
  • Aprovação do projeto pelos órgãos competentes;
  • Qualidade dos materiais e outros fatores.

Por isso, evite surpresas desagradáveis, mantendo sempre atenção ao cronograma de entrega da construtora.

Apartamento na planta é mais barato?

Optar pela compra do seu apartamento na planta proporciona a vantagem de conseguir melhores condições de pagamento. 

As construtoras lançam seus empreendimentos e têm muito interesse em vendê-los, o que resulta em facilidades para quem quer comprar. Por isso, promovem descontos especiais a fim de incentivar a aquisição pelos interessados.

Já os apartamentos prontos, muitas vezes, são mais caros devido à localização, que geralmente já conta com infraestrutura melhor, está pronto para mudança, entre outros atributos que se aperfeiçoam com o tempo.

Vantagens e desvantagens de um apartamento na planta

A escolha de um imóvel na planta apresenta diversas vantagens, principalmente para o comprador que não tem pressa de se mudar. Vejamos, então, quais são as vantagens e as desvantagens que essa alternativa de compra oferece:

Vantagens: vale a pena comprar um apartamento na planta?

Motivos pelos quais vale muito optar por um apê na planta, como:

  • Menor preço, uma vez que as unidades na planta ainda apresentam valores mais baixos durante a etapa de construção e isso pode dar melhor acesso a determinado perfil de comprador;
  • Personalização do imóvel: os imóveis podem ser personalizados antes do início da obra;
  • Facilidade para pagar: condições de pagamento mais flexíveis para os imóveis na planta, o que permite parcelamentos enquanto a obra está em andamento;
  • Unidades mais modernas e projetadas de acordo com as últimas tendências do mercado. Isso garante uma construção mais ajustada aos padrões atuais em termos de eficiências energética, design e sustentabilidade;
  • Grande possibilidade de maior valorização do imóvel depois de finalizada a construção, o que eleva seu valor de revenda.

Como podemos ver, esses fatores são ótimos para o comprador que não tem urgência para se mudar, mas deseja desfrutar de um apartamento de alta qualidade por um preço justo.

Quais são as desvantagens e riscos de comprar um apartamento na planta?

Por outro lado, a compra de um apartamento na planta apresenta algumas desvantagens, dependendo dos objetivos de quem está investindo. 

Além disso, todo empreendimento oferece riscos, ainda que a compra seja realizada na planta. Entenda quais são eles:

  • O valor apresentado para parcelamento é apenas uma estimativa, já que haverá correção monetária. Portanto, o valor correto só será estabelecido na hora da entrega;
  • Atrasos podem e quase sempre acontecem;
  • A entrega do apartamento pode demorar anos;
  • O imóvel em obras nem sempre termina exatamente da maneira que o comprador espera encontrar;
  • Normalmente, há cobrança de chave, além de reforços semestrais;
  • A vistoria da entrega das chaves pode ocorrer em meio a vários problemas, que deverão ser corrigidos.

Contudo, é importante saber que essas situações são comuns em qualquer obra. Imprevistos são inevitáveis e podem acontecer até mesmo em decorrência de eventos climáticos, medidas do governo, questões ligadas à economia e muitos outros.

Vantagens e desvantagens de um apartamento pronto

Quanto aos apartamentos prontos, as vantagens e desvantagens são diferentes e, mais uma vez, estão relacionadas às necessidades e objetivos de cada comprador.

Quais são as vantagens de comprar um apartamento pronto?

  • Em um apartamento pronto você pode mudar tão logo finalize a compra;
  • Ao adquirir um imóvel já concluído, os riscos de atraso na entrega são inexistentes, assim como os problemas de execução da obra ou complicações com a construtora;
  • O comprador pode desfrutar da visualização do apartamento já finalizado para verificar se ele atende às suas necessidades e expectativas antes de fechar o negócio;
  • Preocupação zero com custos adicionais, já que não há taxas de evolução de obra, que normalmente surgem ao longo da etapa de construção do imóvel;
  • Validação da estrutura já pronta, já que você tem a possibilidade de verificar o estado do imóvel, seus acabamentos e outros detalhes estruturais.

Quanto valoriza um apartamento depois de pronto?

No geral, quando um novo empreendimento começa a ser construído, o local escolhido ainda não está plenamente desenvolvido, ou se encontra em fase de crescimento. 

Por isso, a tendência é que, com o decorrer da execução da obra, outras melhorias estejam acontecendo em volta, ao mesmo tempo. Assim, quando a obra estiver concluída, muita coisa pode ter sido modificada. 

Nesse momento, um apartamento comprado na planta já está finalizado em uma região mais estruturada do que era antes do início das obras. Isso impacta no valor do imóvel, proporcionando um acréscimo em seu preço.

Leia também: Valorização de imóveis: Quais fatores analisar?

Qual é o melhor tipo de imóvel para investir: pronto ou na planta?

Até agora, vimos diversos aspectos que contribuem com a valorização de um imóvel adquirido na planta. 

No entanto, é certo que o melhor tipo de imóvel para investir, sempre dependerá das necessidades e dos objetivos de cada investidor.

Sendo assim, os dois tipos apresentam vantagens e desvantagens e, dependendo do ponto de vista, essas características são contrárias para cada situação em particular. 

Para algumas pessoas, a espera pelo término da obra comprada na planta pode ser desinteressante, se houver urgência para se mudar.

Já outros compradores, aproveitam a espera para ganhar tempo e se programarem com os detalhes necessários para incrementar o novo lar. 

Quanto à liquidez, um apartamento pronto pode ser mais fácil de vender, uma vez que já está disponível para visitação, o que facilita a visualização dos espaços, entre outras questões que não podem ser contempladas em um projeto ainda restrito à planta.

De qualquer modo, o momento certo para comprar um novo apartamento é um passo muito importante para a maioria dos brasileiros, por isso é uma grande conquista.

Leia também: Quais são as fases de um empreendimento imobiliário?

É possível valorizar mais comprando um imóvel na planta?

O potencial de valorização de um imóvel na planta tende a aumentar durante o processo de execução da obra. E, como isso acontece na prática? 

Primeiramente, devemos considerar um dos principais componentes dessa valorização, que é o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). 

Assim, os preços sofrem ajustes com o objetivo de refletir a valorização existente na região, bem como as melhorias feitas no próprio empreendimento.

Além do mais, os projetos mais recentes normalmente apresentam áreas comuns muito mais atrativas que os mais antigos, e isso também influencia muito na valorização do imóvel. 

Da mesma forma, uma localização privilegiada juntamente com o incremento da infraestrutura no seu entorno impulsionam ainda mais essa valorização.

Financiamento de apartamento: o que muda entre planta e pronto

Existem algumas diferenças fundamentais quando se adquire um apartamento pronto ou diretamente com a construtora. Vejamos:

Como funciona o financiamento de apartamento na planta e pronto?

Ao financiar um imóvel na planta, o processo de pagamento do empreendimento já se diferencia do exigido para um imóvel pronto.

Na planta, inicialmente, o comprador deve assinar uma promessa de compra e venda junto à construtora. Depois, há a necessidade de dar uma entrada, que pode ser paga parceladamente, durante a execução da obra. 

Após a conclusão da obra e da entrega das chaves, o comprador pode financiar o restante do saldo devedor

Com essa flexibilização nos pagamentos, é possível distribuir os custos de forma mais conveniente, o que permite uma organização melhor nas finanças e no planejamento da quitação das prestações.

Já o financiamento de um imóvel pronto exige uma entrada paga integralmente no momento da aquisição do imóvel, com posterior financiamento do saldo devedor, acrescido de juros.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre financiamento imobiliário

Qual imóvel combina com seu momento de vida?

Para entender qual é a melhor alternativa para você no seu atual momento de vida, procure analisar as suas necessidades atuais e intenções futuras.

Um apartamento na planta é mais compensador para quem não tem urgência para se mudar nem alugar para terceiros, caso seja esse o objetivo final. Imóveis na planta também proporcionam mais economia, inicialmente, e tendem a valorizar mais depois de prontos.

Pense, ainda, na possibilidade de personalizar o apartamento do seu jeito, com os acabamentos e revestimentos da sua preferência. Isso pode ser feito na planta.

Um imóvel pronto é mais apropriado para quem deseja se mudar imediatamente e já contar com uma infraestrutura completa ao redor do empreendimento. 

De qualquer forma, não há uma solução definitiva sobre qual modalidade é melhor. Tudo depende das condições e objetivos de cada um.

Compre com confiança: conheça os empreendimentos da Tarjab!

Mas, se você definitivamente deseja ter confiança ao decidir adquirir o seu imóvel, conheça os nossos empreendimentos realizados para diversos tipos de perfil, com suporte personalizado para uma compra consciente e condições pra lá de especiais!

 

Perguntas Frequentes

Comprar apartamento na planta ou pronto: qual tem menos burocracia?

O apartamento na planta oferece, sim, menos burocracia para providenciar a documentação, além de tempo para planejar melhor a mudança, personalizar o layout e garantir a valorização depois de finalizada a execução da obra e entrega das chaves.

Posso vender um apartamento na planta antes da entrega?

Sim, você precisará apenas ter posse de toda a documentação relativa à compra, como escritura de alienação fiduciária e os contratos assinados. E, caso haja um financiamento imobiliário, você faz um repasse imobiliário transferindo a dívida ao novo comprador.

Comprar um imóvel pronto agiliza a mudança?

Sim, ao adquirir um imóvel pronto você já pode se mudar, uma vez que não há empecilhos ou necessidade de conclusão da obra, como ocorre com apartamentos na planta.

O que é mais barato: comprar um apartamento na planta ou pronto?

Um apartamento comprado na planta fica mais barato que um imóvel pronto, considerando semelhanças entre ambos em diversos aspectos, como localização, dimensões e outros detalhes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.