Diferenças entre comprar apartamento pronto e na planta

  Comprar apartamento pronto e na planta tem lá suas vantagens. Claro, tudo depende da idoneidade da construtora. Aqui, você […]

Por Tarjab
Em 26 de dezembro de 2019

comprar apartamento pronto e na planta

 

Comprar apartamento pronto e na planta tem lá suas vantagens. Claro, tudo depende da idoneidade da construtora. Aqui, você fica sabendo qual a melhor para você.

Seja pelo alto valor investido ou no fato de se ter um endereço sempre fixo (e portanto, não compatível com uma carreira que dependa de muitas viagens), a aquisição de um imóvel requer muito planejamento e reflexão.

Primeiro, é a oportunidade que muitas pessoas têm de dar adeus ao aluguel, e seja para morar ou trabalhar, ter finalmente um canto só seu.

Contudo, antes de sair por aí procurando corretores, lançamentos, construtoras, cartórios e estudar financiamentos, é importante decidir entre comprar apartamento pronto ou na planta.

Em se tratando de imóveis novos, será que comprar um apartamento já pronto é mais vantajoso? Ou acompanhar a construção e esperar terminar é o melhor negócio?

A verdade é que não há uma resposta correta. Em ambos os casos, o ideal é que a pessoa interessada busque negociar.

Afinal, em momentos onde o mercado imobiliário está parado, as construtoras buscam clientes oferecendo todo tipo de vantagens e benefícios, incluindo ótimos descontos nos valores.

Entretanto, todo cuidado é pouco antes de preparar os documentos e assinar o contrato. Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens dessas duas opções.

 

Vantagens e desvantagens de se comprar apartamento pronto e na planta

 

Documentação

 

A vantagem de se adquirir um imóvel ainda na planta, no que diz respeito a documentação, é que esta parte é menos burocrática. Isto porque a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.

Outra vantagem é a de que o imóvel sendo novo, não envolve terceiros, como no caso de um imóvel usado. Assim, a transação ocorre apenas entre interessado e construtora, sendo menos preocupante.

 

Segurança

 

Um imóvel na planta envolve sempre o risco de não ficar pronto. Não há garantia 100% de que a unidade na planta vai ser definitivamente construída, afinal, problemas podem surgir.

Por esta razão, é sempre necessário checar a situação da construtora, pedir documentos que comprovem a saúde financeira da empresa e garantam as chances do empreendimento ser construído.

Deve-se observar sempre se há muitas reclamações no Procon, a receita da companhia, INSS e se há matérias negativas sobre a empresa.

Por outro lado, a aquisição de um imóvel já pronto oferece maior segurança para o comprador, visto que exige uma quantidade maior de documentos, principalmente, por conta dos cartórios.

Outra vantagem é a de que, depois de acertadas as condições de pagamento e assinado o contrato, o comprador já pode ocupar o imóvel.

 

Investimentos

 

Na planta, o valor do imóvel é muito mais barato. Como o mesmo ainda será construído e envolve riscos, o valor de entrada é sempre em torno de 30% do valor total, e pode ser parcelado direto com a construtora.

Até a entrega das chaves, o proprietário tem em torno de 3 a 4 anos para quitar o valor total da entrada, e posteriormente financiar o valor restante do imóvel.

O valor da entrada pode ser negociado de várias formas.

Com uma entrada e o restante parcelado, um percentual mínimo de cada parcela, ou com parcelas mensais, bimestrais, trimestrais e até anuais. É muita facilidade, não é?

Já no caso de um imóvel pronto, estas facilidades não existem.

O financiamento exige o pagamento imediato de um valor de entrada, que deve ser de 10 a 30% do valor total do imóvel. Ou seja: para comprar imóvel pronto, é preciso ter um dinheiro maior já disponível.

 

Instalações

 

Um imóvel na planta permite que o proprietário customize o seu interior do jeito que deseja. Ou seja, dependendo da incorporadora/construtora, é possível alterar a disposição de pares, diminuindo ou aumentando alguns cômodos do apartamento.

São ideias que às vezes nem constam na planta, mas que são possíveis de serem executadas.

Um detalhe: na maioria dos casos, o imóvel na planta ainda não fica totalmente pronto após a entrega das chaves.

Os acabamentos, porcelanato, tomadas e outros detalhes, ficam a cargo do proprietário, a fim de que este dê o acabamento desejado.

Além disso, é importante que o comprador solicite o memorial descritivo, que contempla desde a escritura do terreno ao material usado na obra e à qualidade dos elevadores, para ter certeza de que tudo sairá conforme combinado.

O imóvel pronto tem a vantagem de, claro, já estar pronto para morar, mas isso não tira a necessidade de eventuais reformas e projetos de decoração.

Por isso, a necessidade de se prestar atenção na primeira visita quanto a infiltrações, instalações elétricas e detalhes de acabamentos que precisem ser alterados.

Observar bem a localização do imóvel quanto a barulhos e problemas de segurança, além de questões como ventilação e iluminação.

 

Valorização

 

Uma vantagem do imóvel na planta é que, como já foi mencionado, por conta dos riscos envolvidos, adquire-se uma unidade por um preço mais acessível no mercado imobiliário.

No entanto, assim que a unidade fica pronta, o valor do imóvel volta ao patamar real que o mercado imobiliário pratica.

Sem contar a valorização constante, por conta das melhorias no entorno da obra, tais como vias de acesso, escolas, faculdades, supermercados, bancos, comércios, empresas e outros.

Regiões como a do Bairro da Saúde passam por essa constante valorização, bem como ocorre noutras cidades.

Investir em um imóvel na planta é a maneira mais fácil de se obter um imóvel em condições financeiras favoráveis, em uma área privilegiada.

Por outro lado, o imóvel usado já está pronto e em muitos casos já desfruta de infraestrutura completa, o que o torna um investimento primoroso para quem deseja morar ou trabalhar.

Imagine montar um escritório em um imóvel pronto e que já desfruta de localização vantajosa. Os retornos seriam potencializados, incluindo o valor investido. Excelente opção para quem já dispõe de um valor alto para aplicação imediata.

 

Valorização de imóvel

 

Planejamento

 

Comprar um imóvel na planta pode demandar algumas mudanças na vida da pessoa. Pode ser, por exemplo, que uma pessoa habituada a viajar, comer fora e se divertir com frequência tenha que abrir mão destas despesas a fim de garantir o investimento a médio e longo prazos.

Isso porque os valores das parcelas referentes à entrada deverão ser pagos rigorosamente em dia.

É preciso estar preparado e disposto para arcar com os custos do contrato, taxas das chaves, bem como as parcelas, e, claro, sem se esquecer de que depois, começa a valer o financiamento.

Além das questões financeiras, também é necessário levar em consideração as possíveis mudanças no modo de vida.

O imóvel pronto exigirá o mesmo comprometimento quanto ao pagamento da entrada, mas sem a mesma pressão, podendo o interessado juntar o valor aos poucos e dar início aos procedimentos de compra quando estiver com o dinheiro em mãos.

Claro, também poderá ser necessário abrir mão de gastos supérfluos, e ainda, buscar outros rendimentos maiores para cumprir o objetivo.

Por fim, nada dessas dificuldades que você vai encontrar em uma das opções substitui a alegria de ter um canto só seu e a garantia de sempre contar com aquele investimento em momentos de aperto.

E você, prefere comprar apartamento pronto ou na planta? Deixe seus comentários abaixo e se curtiu compartilhe nas suas redes sociais.

Se prefere na planta, então não deixe de conferir este artigo com 7 vantagens de se comprar apartamento na planta.

Para continuar acompanhando os conteúdos do blog, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção.

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.