Mais do que a portaria: o que levar em conta na hora de buscar segurança no condomínio?

Residenciais com portaria 24h já possuem um senso de proteção maior, mas muitos outros fatores devem ser levados em consideração […]

Por Tarjab
Em 1 de fevereiro de 2022

Residenciais com portaria 24h já possuem um senso de proteção maior, mas muitos outros fatores devem ser levados em consideração na hora de buscar segurança no condomínio. Acompanhe conosco.

Um dos principais fatores na hora de buscar um apartamento novo, principalmente quando o comprador já possui uma família constituída, é a segurança no condomínio. Afinal de contas, procurar um bairro seguro para morar não é tudo.

 

o que levar em conta na hora de buscar segurança no condomínio
Segurança em condomínios

 

A portaria é tudo?

Via de regra, o primeiro fator que muitos levam em consideração é a existência da portaria 24h. Pode parecer que não, mas ainda existem condomínios, principalmente mais antigos, que não dispõem desse importante item de segurança.

Tanto para controlar o acesso quanto para inibir a prática de criminosos, a segurança no condomínio já é maior quando a portaria 24h existe – ainda mais quando existe um lavabo, na própria portaria. 

Assim, os funcionários não precisam deixar o posto de segurança por muito tempo, desprotegendo o condomínio.

Outros fatores de segurança no condomínio

Entretanto, a portaria não é tudo. Existem diversos outros itens que tornam a segurança no condomínio ainda maior e, principalmente, mais efetiva. Sejam eles tanto equipamentos em si (sistemas de vigilância, cercas elétricas e outros), quanto até mesmo práticas do condomínio  (hábito dos moradores e a manutenção de equipamentos básicos).

Siga conosco para saber tudo o que você precisa saber na hora de considerar a segurança no condomínio que deseja ser morador!

LEIA MAIS: Conheça os bairros de SP com mais prédios sustentáveis

Tecnologia na portaria

A presença de uma portaria já pode inibir a ação de criminosos, mas uma portaria que usa a tecnologia a seu favor faz a segurança no condomínio ser muito mais eficaz.

Hoje, existem opções de liberação de acesso via digital/biometria, cartões magnéticos, e até mesmo reconhecimento facial,  por exemplo. 

Cercas elétricas e outros

O uso de uma cerca elétrica é essencial em caso de condomínios com muros relativamente baixos ou próximos de terrenos baldios, a fim de dificultar a ação criminosa. Outros sistemas que impedem invasões também podem ser levados em consideração.

CFTV

O Circuito Fechado de TV – CFTV trabalha em conjunto com as câmeras dispostas ao longo da propriedade. Isso aumenta a segurança no condomínio. 

Sistemas que realizam a gravação das imagens se tornam ainda mais úteis, uma vez que é possível recuperar imagens. Assim, é possível identificar indivíduos que não deveriam estar no condomínio.

Além disso, é fundamental notar se as câmeras estão posicionadas em locais pertinentes.

Outros itens de segurança

Tão essenciais quanto a portaria, sprinklers, alarmes e extintores de incêndio estrategicamente posicionados são a sua garantia de que em situações de emergência, tudo sairá bem. 

Outros elementos de segurança também devem ser considerados, como a presença e localização de escadas de emergência e demais rotas de escape.

LEIA MAIS: Apartamento na Saúde: por que comprar?

Manutenção de equipamentos

Antes de comprar um novo apartamento, converse com o síndico e descubra de quanto em quanto tempo o condomínio realiza a manutenção dos equipamentos que podem apresentar riscos se danificados, como elevadores e o próprio sistema de segurança. Um bom condomínio nunca deixa o prazo da manutenção preventiva passar.

Dica extra: converse com os moradores 

Por fim, a segurança no condomínio não é feita apenas por esses equipamentos. A cooperação e os hábitos dos moradores são tão essenciais quanto qualquer sistema inteligente.

Por isso, para ficar realmente tranquilo sobre a segurança no condomínio, é altamente recomendável que você literalmente converse com os moradores: qual é o hábito das pessoas que moram ali? 

Existe o costume de liberar a portaria para desconhecidos? A assembleia de moradores é comprometida com a segurança no condomínio? Como a vizinhança se comporta? O condomínio participa do programa Vizinhança Solidária?

Essas e outras perguntas podem ser valiosas na hora de tirar a dúvida sobre todos os níveis de segurança antes de comprar um apartamento.

Conheça os apartamentos Tarjab

Agora que você já sabe tudo sobre segurança em condomínios, que tal conhecer um pouco mais sobre nossos empreendimentos? 

Localizados em bairros estratégicos de São Paulo, nossos exclusivos buscam oferecer o melhor em conforto e custo-benefício, sem nunca deixar de lado a segurança.

Fale com um dos nossos especialistas e surpreenda-se!

banner cta imóveis a venda tarjab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.