Saúde: conheça o bairro que mais cresce em São Paulo

Encontrar o lugar certo para morar pode ser uma tarefa difícil, porém se você procura um local já estruturado, de […]

Por Tarjab
Em 19 de março de 2021

Encontrar o lugar certo para morar pode ser uma tarefa difícil, porém se você procura um local já estruturado, de fácil acesso para os principais pontos da cidade e com boas opções de lazer, o bairro da Saúde é uma excelente escolha.

A região mudou muito ao longo de sua história, hoje tem uma boa infraestrutura e está pronto para atender as necessidades de toda a sua família.

Para que você saiba quais são os principais benefícios de escolher o bairro da Saúde, destacamos as principais vantagens do local.

Neste artigo você encontrará:

  • Como nasceu o bairro da Saúde?
  • Conheça a mobilidade presente na região
  • Onde se divertir no bairro da Saúde?
  • Locais para estudar no bairro da Saúde
  • Hospitais no bairro da Saúde
  • Academias: qualidade de vida e bem-estar na Saúde

Como nasceu o bairro da Saúde?

O bairro da Saúde era um local simples onde os tropeiros passavam e paravam durante os anos 1910. Só começou a crescer nos anos 20, quando passou a abrigar a igreja Nossa Senhora da Saúde.

A região se desenvolveu e as áreas próximas foram loteadas, o bairro da Saúde passou a ser habitado por europeus e japoneses, que até hoje possuem colônia no distrito.

Antes de ser o bairro da Saúde, o distrito era denominado como Cruz das Almas, devido a capela de Santa Cruz, construída no lugar onde as pessoas acendiam velas.

A região possui uma grande área residencial composta por muitos edifícios e condomínios de alto padrão.

No local existia uma ferrovia chamada Tramway de Santo Amaro que funcionou até 1913 entre São Paulo e Santo Amaro. A linha foi desativada e substituída por uma linha de bonde.

Hoje o bairro da Saúde é formado por outros sub-bairros: Bosque da Saúde, Jardim da Saúde, Vila da Saúde e Parque Imperial.

Conheça a mobilidade presente na região

A Saúde é um bairro de fácil acesso com uma rede de transportes bem completa com três estações de metrô: Praça da Árvore, Saúde e São Judas, todas da linha 1 Azul, além de várias linhas de ônibus e proximidade com o terminal rodoviário do Jabaquara.

Os limites do distrito são nas avenidas Professor Abraão de Morais, Miguel Estéfano, José Maria Whitaker, Bosque da Saúde e Jabaquara.

O bairro da Saúde é rodeado por avenidas importantes como a Domingos de Morais, Av. Dr. Ricardo Jafet, Av. dos Bandeirantes, Avenida Indianópolis, e o complexo viário Maria Maluf.

Onde se divertir no bairro da Saúde?

O bairro da Saúde conta com muitas opções de lazer. A região tem um forte viés para o comércio, por isso conta com muitas lojas e dois shoppings, o Plaza Sul e o Santa Cruz, com cinema, praça de alimentação, livrarias e cafeterias, além das lojas de diversos ramos.

A cena cultural é representada no bairro pelo Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues. Um local agradável para se visitar com a família. O museu fica próximo ao metrô Saúde.

No bairro também está localizado o Teatro Escola Nill de Pádua. A escola de teatro faz parte da comunidade da Saúde há mais de 27 anos. O local tem cursos de interpretação e teatro com apresentação de inúmeras peças.

A Saúde tem a maior feira livre de São Paulo em extensão, com seus 1069 metros. A Feira Livre da Rua Carneiro da Cunha é parada obrigatória dos moradores. Todo domingo há mais de 30 anos.

Podem ser encontrados todos os produtos típicos de uma feira livre de São Paulo como frutas, queijos e peixes, além de doces e temperos japoneses.

A região também tem uma grande diversidade de bares e restaurantes, como:

  • Yukusue Sushi, de comida japonesa;
  • Tharwa Shawarma, de culinária Arabe;
  • Restaurante Meaípe, de comida capixaba;
  • Empanadas Caminito, com culinária Argentina;
  • Madureira Bar & Grill;
  • Chef Natural.

As padarias e docerias também estão presentes no bairro, com destaque para Monte Rei, Dona Deôla, Ilhamar e Tartelier Patisserie.

Locais para estudar no bairro da Saúde

O bairro apresenta ótimas opções escolares. Na Saúde você encontra escolas com linha pedagógica Socioconstrutivista e Montessoriana como o Colégio Abilità, de educação infantil, ou com um ensino mais tradicional como o Colégio Arcádia e o Objetivo, com educação desde o infantil até o ensino médio.

Os jovens adultos também podem aproveitar as vantagens do bairro da Saúde na educação. As faculdades FAMESP e Estácio dispõem de cursos presenciais e à distância.

Hospitais no bairro da Saúde

Não precisar se deslocar muito de casa quando se tem uma emergência de saúde ou comorbidades é uma grande vantagem. O bairro da Saúde conta com uma excelente rede de hospitais.

Além disso, o bairro possui redes especialistas, como o Prevent Senior Saúde que atende pessoas com mais de 49 anos.

O Hospital Bosque da Saúde que conta com uma equipe de referência, e o Instituto Paulista de Fisioterapia e Reabilitação que é especialista no segmento. Além da UBS Parque Imperial com seus serviços à disposição.

A farmácia Ultrafarma também está na Saúde com todas as suas unidades, além de outras redes como Farma Conde, Drogasil, etc.

Academias: qualidade de vida e bem-estar na Saúde

O bairro conta com estúdios de pilates como Vivaty Studio, RR Studio Fisioterapia e Pilates e Pure Pilates. Para praticar artes marciais as opções são diversas, desde o Instituto Takemussu, para Aikido, Kung Fu no Bagua Kung Fu Brasil até o Ninjutsu Bujinkan Shinjo Dojo.

As academias de musculação também estão pelo bairro, você pode encontrar franquias Bluefit, Runner e Cross Life para a prática de Crossfit.

É notável que o bairro da Saúde conta com atrações para todos os gostos, além de ter por perto os serviços essenciais que são fundamentais para a comodidade de todos do dia a dia.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe aqui o seu comentário. Também assine nossa newsletter para receber em primeira mão mais dicas de bairros.

3 thoughts on “Saúde: conheça o bairro que mais cresce em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.