Vistoria de imóveis: o que é e por que é tão importante?

Chegou o tão sonhado momento de comprar um imóvel, mas, com a empolgação, vem também o receio de começar um […]

Por Tarjab
Em 5 de abril de 2023

Chegou o tão sonhado momento de comprar um imóvel, mas, com a empolgação, vem também o receio de começar um investimento de alto valor e longa duração. Por isso, a vistoria de imóveis é uma parte importante do processo, já que te ajuda a conhecer o estado do imóvel, entender seu potencial e tomar uma decisão informada.

Leia também: Como é feito o contrato de compra e venda de um imóvel

Uma inspeção profissional evita surpresas durante sua compra, identificando questões que possam estar presentes em um imovel. Com o laudo de vistoria em mãos, você terá mais confiança para decidir se deve ou não fazer uma oferta sobre um determinado imóvel, ou negociar com o vendedor sobre possíveis reparos antes de assinar na linha pontilhada.

O que é vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é a última etapa antes da assinatura do contrato imobiliário, sendo o momento em que o comprador ou o locatário pode observar, com o auxílio de um profissional qualificado, como um vistoriador ou um corretor, se o imóvel encontra-se nas condições descritas pela imobiliária ou incorporadora responsável pela transação.

É a maneira mais segura de comprar um imóvel, especialmente se você não tem muitos conhecimentos técnicos sobre o assunto. A partir do laudo de vistoria, você terá mais tranquilidade de investir boa parte do seu dinheiro, sabendo agora que o imóvel encontra-se em boas condições estruturais e pode ser valorizado.

New call-to-action

No caso de locação de imóveis, essa prática se torna ainda mais indispensável para o locador, afinal, torna mais fácil e seguro avaliar se o espaço encontra-se nas condições de preservação que estavam antes da ocupação, e para o locatário, que terá a garantia de que a estrutura encontra-se exatamente como descrita no anúncio.

Como é realizada a vistoria de imóveis?

Na vistoria de imóveis, o profissional responsável deve avaliar toda a parte estrutural do imóvel e, a partir daí, desenvolver um laudo de vistoria, que será anexado no contrato de compra e venda ou de locação. Para preencher o documento com todas as informações necessárias, o vistoriador ou corretor deve considerar os seguintes pontos:

  • Se as dimensões do imóvel batem com a descrição e se as paredes ou pisos estão devidamente nivelados;
  • Se as tomadas e bocais de lâmpadas estão funcionando corretamente, com a voltagem indicada;
  • Se os encanamentos não apresentam vazamentos e infiltrações no momento da vistoria de imóveis, assim como riscos futuros;
  • Se as louças, como pias e vaso sanitário, estão funcionando corretamente e no estado de conservação indicado, assim como torneiras e registros;
  • Se as condições de revestimentos, como pisos, azulejos, forros e paredes estão adequadas às especificações do anúncio;
  • Se as portas e janelas encontram-se em estado de conservação adequado e funcionam sem esforços.

Lembrando que a vistoria de imóveis é a observação minuciosa de todas as instalações e estruturas do espaço, podendo haver mais ou menos itens que precisam ser avaliados e inseridos no laudo de vistoria. Também é importante que o profissional responsável anexe fotos do imóvel, a fim de ilustrar quaisquer problemas encontrados.

Veja também: Lajes Corporativas na Conceição em São Paulo

É possível contestar o laudo de vistoria do imóvel?

Sim. Você pode contestar o laudo de vistoria se tiver uma disputa com qualquer uma de suas conclusões. É importante que a vistoria de imóveis seja realizada por um profissional experiente, porém, se você tem provas de que o trabalho não foi realizado corretamente ou que algo significativo passou despercebido, é razoável que queira outra opinião.

Leia também: Novo ou usado: o que é melhor na hora de comprar meu primeiro apartamento?

Como é a vistoria nos apartamentos Tarjab?

Aqui na Tarjab, nós oferecemos a opção de vistoria de imóveis para todos os compradores, sendo que essa etapa ocorre no momento que precede a entrega das chaves. Assim, nossos clientes podem avaliar se seu lugar de viver segue todas as especificações prometidas, com tempo hábil para solicitar ajustes.

Além disso, nossa área de Qualidade conduz vistorias internas dos apartamentos antes mesmo da vistoria final, que é realizada ao lado do cliente. Este é um dos nossos principais diferenciais no mercado quando se trata de garantia de qualidade do empreendimento.

Mas é claro que os cuidados não param por aí. Após a entrega das chaves, nossa equipe de especialistas continua fazendo um excelente trabalho de assistência técnica, recebendo, analisando, gerenciando e atendendo a todos os chamados dos clientes.

Para mais informações sobre a vistoria de imóveis da Tarjab ou para saber como agendar a sua, converse com um de nossos consultores!

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.