Profissional da obra: como se preparar para entrevista de emprego

Capacidades emocionais e lógicas são destaques em profissionais de qualquer área   Mapa da Obra Por: Carla Rocha Entre os […]

Por Tarjab
Em 1 de julho de 2021

Capacidades emocionais e lógicas são destaques em profissionais de qualquer área

 

Mapa da Obra
Por: Carla Rocha

Entre os principais desafios do mercado da construção civil, além da falta de vagas, está a disponibilidade de profissionais capacitados no mercado que estejam dispostos a aprender e evoluir no campo profissional através de cursos on-line ou presenciais, não apenas relacionados às funções técnicas e práticas exigidas no mercado, e sim, que envolvam capacidades emocionais e lógicas que façam com que ele se destaque dos outros em uma entrevista de emprego.

De acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no mês de abril pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a indústria da construção civil brasileira abriu 25.020 empregos no mês de março, aumento de 1,06%, acumulando no primeiro trimestre 113.312 novos postos de trabalho formais (+4,98% na comparação com dezembro).

Nos últimos meses, o ritmo de crescimento do emprego na construção desacelerou um pouco, ante os 44 mil contratados em fevereiro e o mesmo número em janeiro. Entre abril de 2020 até março de 2021, a construção abriu 177.928 novos postos de empregos, o que gerou um aumento de 8,05%. Foi o terceiro setor que gerou o maior número de vagas de trabalho formais nestes 12 meses, ficando atrás apenas da indústria (+256.029 vagas) e do comércio (+217.084), e na frente do setor de serviços (+101.453) e da agropecuária (+106.154).

Portanto, existem muitas vagas disponíveis na área da construção civil, porém também existe uma dificuldade muito grande do profissional da obra se adequar às novas tecnologias que estão sempre em constante mudança. Para as empresas contratantes, essa dificuldade se faz ainda mais presente, por isso, é fundamental que, durante a entrevista de emprego, o gestor de obra ou o profissional de RH seja bem claro sobre quais são as competências que cada tipo de obra necessita para o cargo que foi disponibilizado e realizar uma dinâmica mais focada nos pontos importantes para garantir que a mão de obra trará os resultados desejados, o que contribui também para a diminuição do turnover que costuma ser bem frequente neste mercado.

Confira abaixo algumas das principais características exigidas do profissional:

  • Habilidade de comunicação;
  • Espírito colaborativo e dedicação;
  • Habilidade com novas tecnologias;
  • Uso consciente de materiais em canteiro;
  • Comprometimento com entrega de qualidade.
  • Produtividade e a importância da capacitação no setor
  • Outro ponto que faz toda a diferença para se tornar mais competitivo durante uma entrevista de emprego é preparar um currículo claro e objetivo com as suas capacitações. Para isso, o primeiro passo é a força de vontade e empenho do profissional para investir em qualificação através de cursos tanto on-line quanto presencial.

Algumas construtoras já estão conscientes a esse fato e já oferecem cursos de capacitação para a qualificação do profissional da obra para auxiliá-lo no processo de adaptação para que ele atenda às expectativas do empregador, que cada vez mais está buscando por qualidade e desempenho. Sergio Domingues, diretor técnico da Tarjab, conta que para a contratação de profissionais no canteiro de obra, especificamente na mão de obra direta, “nós temos uma particularidade que é a execução das nossas estruturas reticuladas de concreto armado com mão de obra própria de carpinteiros”, ressalta.

Ele conta ainda que ao longo desses 37 anos, a Tarjab desenvolveu o que chamam de identidade profissional do colaborador que será contratado para essa execução (concreto armado). “Essa identidade está lastreada nos serviços que ele executa, que chamamos de ‘radar dessa mão de obra’, e classificamos qual a familiaridade e o melhor aproveitamento dessa mão de obra dessa qualificação nos quesitos que ele vai trabalhar”, complementa.

Matéria Publicada originalmente no portal Mapa da Obra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.