Contato via e-mail

Churrasqueiras ecológicas para apartamentos conscientes

A preocupação ambiental é cada vez maior e muitos hábitos têm sido revistos, por isso as churrasqueiras ecológicas para apartamentos têm ganhado força no mercado. Porém, algumas dúvidas ainda surgem quando falamos dessa novidade.

Uma das maiores paixões do brasileiro é um bom churrasco. Mesmo que você não coma carne, existe uma infinidade de pratos que podem ser feitos na churrasqueira e ganhar um sabor diferente dos preparados no forno e fogão.

Neste artigo você encontrará as vantagens de se ter uma churrasqueira ecológica e verá ainda:

  • Diminuição da pegada de carbono
  • O que é uma churrasqueira ecológica?
  • Tipos de churrasqueiras ecológicas
  • Vale a pena investir?
  • Como escolher a churrasqueira ecológica ideal

Diminuição da pegada de carbono

A sustentabilidade é um ponto muito importante para as construções de hoje. Empreendimentos que sejam ambientalmente responsáveis já são a realidade da construção civil.

Imóveis certificados com o selo AQUA precisam respeitar um nível de emissão de carbono e alguns elementos acabam elevando em muito a quantidade de poluentes de uma construção.

Uma forma de medir a quantidade de emissões de gases do efeito estufa, é por meio da pegada de carbono de uma pessoa, empresa, evento ou atividade. Essa medida facilita a entender qual o impacto ambiental e encontrar uma possível compensação.

Entre as ações que mais produzem gases do efeito estufa estão a queima de combustíveis fósseis, pecuária e queimadas. Em casa podemos evitar contribuir com os gases, não utilizando aceleradores para carvão à base de combustíveis fósseis.

A emissão de carbono de um churrasco é alta, segundo o consultor ambiental Eric Johnson disse para um reportagem do New York Times traduzida pelo Estadão, seria equivalente a dirigir um carro por mais ou menos 80km.

Para diminuir sua pegada de carbono mesmo com carvão, é importante estar atento se a fonte do carvão é renovável. Existem diversos tipos de churrasqueira para quem está querendo diminuir a quantidade de emissão de gases do efeito estufa.

O que é uma churrasqueira ecológica?

É um modelo mais benéfico ao meio ambiente e para a família. Existe um modelo denominado ecológico, porém alguns outros tipos de churrasqueiras também são mais favoráveis ao planeta.

Como instalar?

Na hora da instalação é preciso ficar atento para evitar problemas futuros modificando a fachada ou com a estrutura.

Avalie o espaço que você possui e o tamanho do equipamento. É preciso escolher um modelo que não irá atrapalhar a circulação das pessoas quando montado.

Pense no local que você deseja instalar a churrasqueira, na área interna ou na varanda. Em um apartamento é preciso pensar também na ventilação e como a fumaça sairá, caso tenha. Encontre uma boa solução que não incomode os vizinhos. Nesse caso o ideal são as ecológicas, pois não tem fumaça, mas escolha a que se adequa melhor ao seu perfil.

Uma das vantagens das churrasqueiras ecológicas é que não é necessária a instalação de coifa, mas talvez no caso de modelos elétricos seja bom ter um depurador.

Tipos de churrasqueiras ecológicas para apartamentos

Existem diversos tipos de churrasqueiras para apartamentos. Dependendo do espaço que você tem disponível e como quer assar. Você pode optar por colocar em um espaço interno, nesse caso, considere a fumaça e se há exaustor e ventilação.

Churrasqueira elétrica

Ideal para apartamentos compactos. Ela não gera muita fumaça e não exige um local específico. Esse modelo é ideal para quem assa pouca quantidade de alimento. A desvantagem é o alto consumo de energia, impossibilitando um uso frequente.

Churrasqueira a gás

Parecem pequenos fogões ou assadeiras. Funcionam com gás natural ou GLP (Gás Líquido Pressurizado, conhecido como gás de cozinha). Este modelo pode ser fixo ou móvel e é opção para ambientes internos ou com pouca janela, uma vez que faz pouca fumaça. A vantagem é que não tem fuligem, portanto, menos sujeira.

Esse modelo acaba sendo mais ecológico, pois não usa carvão nem energia elétrica. A desvantagens ficam por conta da instalação um pouco cara e a necessidade de um espaço maior que a elétrica para um duto para o gás.

Churrasqueira infravermelho

Um queimador infravermelho gera calor para assar as carnes e legumes. É uma churrasqueira que pode ser adaptada a qualquer ambiente e não faz muita sujeira.

Churrasqueira ecológica

Podem ser utilizadas em qualquer espaço. O modelo chamado de ecológico não faz fumaça, mas precisa que tenha ventilação. Esse tipo de churrasqueira funciona com o uso de carvão, que é colocado em ambientes laterais.

O carvão confere o sabor defumado, tradicional ao churrasco. É fácil remover as laterais para limpar. Você pode instalar em uma bancada ou usar um modelo com apoio que não exige dutos e desvios para fumaça.

A principal característica é que a brasa fica nas laterais e, assim, não escorre gordura no carvão, evitando a fumaça.

Vale a pena investir?

Além de fazerem menos, ou nenhuma, fumaça, as churrasqueiras ecológicas são fáceis de limpar, desmontar e guardar, no caso das portáteis. Esses modelos de churrasqueira podem se adaptar aos ambientes, o que otimiza e muito os espaços multitarefas, e nem precisam de coifas.

Gasta pouco carvão ou pode ser elétrica. Tem modelos que fazem menos bagunça e nem fazem fumaça.

Se o seu apartamento é compacto, vale escolher um modelo portátil elétrico que pode ser usado em ambientes internos.

Churrasqueiras ecológicas para apartamentos ajudam a diminuir a emissão de gases, como mencionamos, ajudando a reduzir sua pegada de carbono.

No caso dos modelos à carvão, ainda tem a vantagem de não ter fumaça, mas manter o sabor defumado característico do churrasco.

Como escolher a churrasqueira ecológica ideal

Cada tipo de churrasqueira possui vantagens e desvantagens. Na hora de escolher é imprescindível colocar na balança o que você prioriza.

Para escolher o modelo ideal é importante avaliar todos os pontos já citados ao longo deste artigo:

  • Quantidade de fumaça;
  • Fonte de calor (eletricidade, gás, carvão);
  • Tamanho.

A churrasqueira ideal é aquela que atende todos os requisitos que você procura e se adapta ao seu imóvel.

Gostou do nosso artigo sobre churrasqueiras ecológicas para apartamentos? Você pode tirar muitas outras dúvidas sobre imóveis no nosso blog. Aproveite e assine nossa newsletter para receber outros conteúdos.

Compartilhe:

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail