Prós e contras de viver no centro das grandes cidades

A vida moderna demanda bastante energia e tempo de todos, mas principalmente dos moradores das grandes cidades. Trabalhar, estudar e […]

Por Tarjab
Em 17 de dezembro de 2019

A vida moderna demanda bastante energia e tempo de todos, mas principalmente dos moradores das grandes cidades. Trabalhar, estudar e encontrar um horário para as atividades de lazer pode ser bem cansativo em uma metrópole.

Por essa razão, os níveis de estresse e de distúrbios não param de crescer nessas regiões. Para ter uma qualidade de vida melhor, você precisa escolher com muita cautela o local que vai morar, porque ele consegue influenciar, positiva ou negativamente, no bem-estar diário dos habitantes.

Se você está procurando um imóvel para comprar em um centro urbano, fique tranquilo! Selecionamos os prós e contras de viver no centro e em bairros mais afastados das grandes cidades, para que você decida qual é o melhor para a sua situação.

Prós e contras de viver no centro das grandes cidades

Vamos lá?!

Vantagens de viver no centro das grandes cidades

Na região central de uma metrópole encontra-se uma grande variedade de serviços, como restaurantes, mercados e lojas. Boa parte deles, geralmente, funcionam 24 horas. Ou seja, praticamente tudo está disponível a alguns passos da sua moradia e a qualquer hora.

Além disso, as empresas costumam ter suas sedes no centro da cidade. Assim, o morador também está próximo do trabalho, e não perde tempo nem dinheiro com o deslocamento.

Caso o seu emprego seja em um bairro mais afastado, chegar até lá não será nenhum problema, porque a região central fornece vários serviços de transporte para diversas áreas.

No centro, estão ainda os prédios históricos, bares e restaurantes que fazem parte do desenvolvimento do município. Sendo assim, há processos de revitalização da área para conservá-la, que podem acabar incluindo o morador.

Desvantagens de viver no centro das grandes cidades

O primeiro inconveniente de viver no centro das grandes cidades está diretamente ligado à primeira vantagem que foi citada: a enorme oferta de serviços. Como há muitos estabelecimentos e eles funcionam em várias horas do dia e da noite, a região nunca dorme. Então, há movimento e barulho sempre.

Algumas pessoas não se incomodam com isso, e a vantagem de ter facilidades ao lado de casa supera o malefício da agitação. Contudo, para quem gosta de chegar em casa e ter tranquilidade, morar no centro talvez não seja uma boa ideia.

Quando são realizados eventos, por exemplo, essa é a área mais visada, justamente pela importância que possui. Nesses dias, sair de casa pode ser tanto um desafio quanto ficar na residência, porque há diversos ruídos do lado de fora.

Como a região central concentra vários prédios e instituições importantes, diversos carros, ônibus e veículos, em geral, circulam por lá.

Portanto, ela registra altos índices de poluição, o que é ruim para a saúde e facilita o aparecimento de doenças respiratórias. Em quem já possui alguma alergia, como rinite, a má qualidade do ar tem o poder de provocar crises alérgicas.

A criminalidade costuma estar presente em muitas regiões de uma metrópole, porém no centro ela é maior, devido ao imenso número de pessoas que passam por ali diariamente.

Esse dado é comprovado e, frequentemente, as residências são equipadas para evitar tentativas de assalto. Por esse motivo, quem escolher essa área, precisa ficar atento.

Bairros mais afastados

Vantagens

Os bairros mais afastados do centro em uma grande cidade são, geralmente, para acomodar famílias em vez de instituições comerciais. Sendo assim, os estabelecimentos são voltados para atender as necessidades delas.

Ou seja, há mercados, farmácias, academias e escolas próximas com o bônus da tranquilidade, sem a agitação da região central e a criminalidade.

Para quem não gosta do barulho, essa opção pode ser mais vantajosa, porque mesmo com alguns comércios, não há tantos bares e carros passando a todo momento. Ao chegar em casa, é mais fácil para descansar.

As áreas verdes são outro benefício dos bairros. Praças e parques estão presentes nessas regiões e são o refúgio de vários habitantes das metrópoles.

Ficar em contato com a natureza é positivo para a saúde, porque diminui o estresse. Esses espaços são ótimos, ainda, para fazer atividades físicas, piqueniques e passear com a família.

Desvantagens

O principal contra para quem opta pelos bairros é a distância, justamente do centro da cidade e de outros pontos relevantes.

Como a área é voltada para as necessidades dos moradores, normalmente, não há muitas empresas e universidades em pequenos bairros.

Então, caso escolha morar afastado da região central, você provavelmente estará longe do trabalho ou dos estudos.

Como essas áreas são desenvolvidas para agradar os habitantes da zona, há acesso aos metrôs e ônibus, porém o problema é a mobilidade.

A locomoção é complicada em metrópoles e uma grande quantidade de tempo pode ser gasta no trajeto de um lugar para o outro.

De acordo com uma pesquisa feita pela Nossa São Paulo, o trânsito é o segundo maior problema do município para os paulistanos, atrás apenas da saúde.

Eles gastam, em média, 2h49min por dia no trânsito. Com a vida moderna, que impõe diversos afazeres no mesmo dia, esse tempo com certeza faz diferença.

Apesar disso, muitos acreditam que ainda há mais prós que contras em viver em um bairro afastado. Isso porque, mesmo tendo que se locomover bastante durante a semana, a tranquilidade e o bem-estar que ele proporciona são mais importantes.

Analise o seu perfil e encontre o local ideal

Há vantagens e desvantagens em ambas as situações, de acordo com o perfil do morador. Quem não se importa com o barulho, mas prefere estar perto de praticamente tudo, com certeza se dará bem no centro, por exemplo.

Já quem prefere a calmaria e frequentar parques aos finais de semana, provavelmente será mais feliz em um bairro.

Para escolher o local ideal para viver, analise o seu perfil e quais são os prós e contras para você e sua família.

Independentemente de qual você eleger, o importante é que a sua qualidade de vida melhore consideravelmente, mesmo morando em uma grande cidade e tendo um cotidiano agitado.

Agora que você já sabe os prós e contras de viver no centro das grandes cidades e como decidir qual é o melhor tipo de região para adquirir a sua casa ou apartamento, o que acha de conferir alguns imóveis à venda da Tarjab?

Veja as opções que podem se encaixar no seu perfil!

Aproveite também para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

2 thoughts on “Prós e contras de viver no centro das grandes cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.