Principais pontos do bairro Vila Mariana

Visto como um dos mais desenvolvidos da capital paulista, o bairro Vila Mariana tem tudo o que seus moradores e […]

Por Tarjab
Em 16 de junho de 2020

Visto como um dos mais desenvolvidos da capital paulista, o bairro Vila Mariana tem tudo o que seus moradores e frequentadores procuram. O local apresenta cultura, lazer, educação e, para quem gosta de uma excelente vista, é o que não falta.

O bairro conta com ruas residenciais ladeadas, pequenos sobrados que proporcionam um aspecto vintage. Ainda traz consigo muita modernidade, principalmente em seus edifícios, sejam eles residenciais ou comerciais.

Motivos para amar a região é o que não falta. Por isso, nesse artigo você irá encontrar os principais pontos do bairro Vila Mariana e se surpreender com tudo o que ele tem para oferecer.

Boa leitura!

Conheça mais sobre o bairro Vila Mariana

Para você que procura um bairro próximo aos principais pontos de São Paulo, Vila Mariana é a sua melhor opção. Localizada a apenas 6,2 km do centro da cidade, o bairro facilita a vida dos moradores que precisam se deslocar para outras partes da cidade, seja para trabalho ou estudo.

O bairro ainda abrange parte da Avenida Paulista, além da Praça Oswaldo Cruz, que dão acesso a diversas linhas de ônibus, além das linhas azul e verde do metrô. Além disso, as Avenidas Rubem Berta e Brigadeiro Luís Antônio também possuem partes que pertencem ao bairro.

Desse modo, podemos afirmar que estar na Vila Mariana é poder ir com facilidade para qualquer lugar presente na cidade de São Paulo.

Vila Mariana e seu forte turismo urbano

Apreciar uma boa cultura é sempre válido, por isso entre os principais pontos do bairro Vila Mariana, também estão presentes centros, museus e diversas atrações artísticas, que fazem com que o turismo no local seja forte, já que o bairro é muito procurado por quem visita a cidade.

Um dos grandes exemplos de arte e cultura presentes na Vila Mariana é a Cinemateca Brasileira, que desde a década de 1940, é responsável por preservar a produção audiovisual do Brasil e é considerada o maior acervo audiovisual da América Latina, com mais de 200 mil rolos de filmes, além de fotos, livros, documentos, cartazes e outros.

A arte continua presente no bairro por meio das galerias famosas que abrigam grandes obras, como a Galeria Quarta Parede. O local reúne trabalhos de artistas visuais emergentes, nacionais e diversos trabalhos internacionais.

Além dela, os frequentadores da Vila Mariana podem visitar a Galeria Jacques Ardies, inaugurada em 1979 com o objetivo de exibir trabalhos que representam a arte naif brasileira. A galeria conta com obras de 80 artistas que são considerados representantes do movimento.

Agora, se você curte diversão em família, além de uma cultura que abrange o conhecimento, o Sesc Vila Mariana oferece diversas atividades culturais, esportivas e também de lazer.

O local foi fundado em 1997 em um terreno que conta com mais de 5.000 m², com duas torres, sendo uma com 9 pavimentos e a outra com 10. Além disso, os visitantes têm acesso a um auditório com 128 lugares, onde são apresentadas diversas peças de teatro e shows.

Educação de qualidade está presente na Vila Mariana

Não podemos citar os principais pontos do bairro Vila Mariana sem falar de educação. O bairro conta com instituições referência de ensino na cidade de São Paulo. Conheça algumas delas:

Colégio Marista Arquidiocesano

Fundado em 1858, o colégio pertenceu ao bairro da Luz, localizado no centro de São Paulo. Quando em 1935 então foi alocado para o seu prédio atual na Avenida Domingos de Morais, ao lado do metrô Santa Cruz.

Sua construção teve início em 1929 e era um colégio somente para meninos. Apenas em 1968 estudantes do sexo feminino puderam se matricular. Atualmente, o Colégio Marista Arquidiocesano é um dos mais tradicionais da cidade.

ESPM

Está entre as universidades de propaganda e marketing mais recomendada de São Paulo. Seu campus está localizado na Vila Mariana e conta com um prédio moderno e visualmente atrativo. Lá, se encontra alunos de diversos locais da cidade.

Belas Artes

Também com residência fixa na Vila Mariana, o Centro Universitário Belas Artes é referência para alunos que sonham em estudar arte e cultura. Sua localização está ao lado da ESPM, além de ter fácil acesso para o centro da cidade.

Vila Mariana e sua variedade em bares e restaurantes

Apreciar uma culinária de qualidade ou ter um momento de descontração com amigos ou com a família é algo que todos buscam, principalmente após uma semana exaustiva no trabalho.

Agora, imagina desfrutar de ambos juntos? Entre os principais pontos do bairro Vila Mariana é possível encontrar bares e restaurantes famosos pela qualidade oferecida em seus serviços. Confira!

Bar Jabuti

O local recebe, em sua maioria, universitários e pessoas que gostam de um happy hour com os amigos na sexta-feira à noite, já que está localizado próximo aos centros universitários e edifícios comerciais.

O Bar Jabuti já está no bairro Vila Mariana há mais de 50 anos. Com ambiente moderno e despojado, a culinária é o que mais agrada os clientes, principalmente para aqueles que gostam de frutos do mar.

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1315 – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Bar Veloso

Apresentando o que muitos dizem ser a melhor coxinha caipira da Vila Mariana, o Bar Veloso conta com um grande público, que muitas vezes formam filas de espera para o happy hour.

Com drinks coloridos e deliciosos, o bar é um dos mais escolhidos para momentos de descontração entre amigos.

Endereço: R. Conceição Veloso, 54 – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Bar Genuíno

Localizado na famosa Rua Joaquim Távora, onde está concentrado diversos outros bares famosos, o Bar Genuíno se destaca entre tantos outros. O ambiente foi construída em um casarão na década de 1930 e seu público, na maioria das vezes, são pessoas jovens, por isso a modernidade está presente no bar.

Endereço: R. Joaquim Távora, 1217 – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Pizzaria Bráz Quintal

Estando entre as pizzarias mais famosas da região, a Bráz Quintal passou a ser notada por conta da qualidade presente em suas massas, que tem como característica a crocância de uma massa fina e sabores que vão desde os tradicionais até aqueles com toques gourmet.

O espaço é aconchegante e o cardápio, devido sua variedade, é capaz de atender à todos os gostos.

Endereço: R. Gandavo, 447 – Vila Clementino, São Paulo – SP.

Gibi Cultura Geek

Reunindo sanduíches incríveis em um ambiente delicado e que agrada todos os adeptos da cultura geek, a Gibi Cultura Geek proporciona aos seus clientes diversas opções de cardápio, incluindo hot dogs exclusivos, além de bebidas temáticas e até exibição de filmes que representam o gênero.

Endereço: R. Maj. Maragliano, 364 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Samosa & Company Indian Food

A culinária indiana está entre as mais famosas do mundo, tudo por conta do sabor forte e marcante representado nos seus pratos. Por isso, a Samosa & Company Indian Food é muito conhecida na região.

Em seu rico menu, o local apresenta ingredientes marcantes e capazes de agradar até os mais exigentes paladares. Uma ótima opção para quem procura algo delicioso e diferente.

Endereço: Alameda Jaú, 1639 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Além das opções citadas acima, o bairro Vila Mariana apresenta uma gama de restaurantes e bares. Por isso, sem diversão e uma comida de qualidade você não irá ficar se estiver na região.

Por tudo o que foi dito, é impossível não se apaixonar pelo bairro: ambiente tranquilo, localização privilegiada e bons locais para se frequentar.

Desse modo, se você busca um local agradável para se morar, mas que ao mesmo tempo te proporciona fácil acesso para as outras regiões da cidade, saiba que a Vila Mariana é uma excelente opção.

E você, o que acha do bairro Vila Mariana? Deixe seus comentários abaixo e assine nossa newsletter para conhecer mais sobre esse e ouros bairros de São Paulo.

banner cta blog tarjab lauto vila mariana

3 thoughts on “Principais pontos do bairro Vila Mariana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.