Contato via e-mail

Como funciona o financiamento direto com a construtora?

Você já pensou na possibilidade de financiar o seu futuro imóvel direto com a construtora? Esse tipo de negócio é muito indicado para quem não possui uma renda formal comprovada.

O financiamento direto com a construtora é também uma ótima opção para quem foge de dívidas a longo prazo com instituições financeiras.

Para quem prefere um imóvel na planta, mas está com dificuldade em conseguir uma linha de crédito com os bancos é muito comum considerar a opção de financiamento direto com a construtora.

Existem diversas vantagens em fechar esse tipo de financiamento imobiliário, entre elas, a facilidade em negociar valores e condições.

Neste artigo, irei de contar tudo o que você precisa saber sobre financiamento direto com a construtora.

Aqui você também irá encontrar:

  • Como funciona o financiamento direto com a construtora?
  • Você é indicado para esse tipo de financiamento?
  • Benefícios do financiamento direto com a construtora
  • Financiamento direto com a construtora: conheça os cuidados básicos

Como funciona o financiamento direto com a construtora?

Existem diversas modalidades de financiamento imobiliário, entre elas, está o financiamento direto com a construtora.

Esse tipo de negociação é uma boa opção para quem pretende comprar um apartamento na planta. Isso porque as construtoras querem vender suas unidades, assim sempre estão abertas para negociações.

O processo de negociação nesse tipo de financiamento conta com diversas vantagens. De todo modo, se assemelha muito aos das instituições financeiras.

Antes da aprovação do crédito, é realizada uma análise completa que consiste em:

  • Simulação de crédito realizado pela própria construtora;
  • Avaliação do imóvel após a aprovação de crédito;
  • Lista de documentos pessoais e comprovantes de renda são solicitados;
  • Análise jurídica, caso não haja qualquer tipo de restrição.

Com todos esses pontos aprovados e dentro das normas exigidas, o financiamento é liberado.

Você é indicado para esse tipo de financiamento?

Se você enfrenta algum tipo de resistência com as instituições financeiras na hora de adquirir uma linha de crédito, o financiamento direto com a construtora é a melhor opção para você.

Isso ocorre, por exemplo, com pessoas que atuam de forma autônoma e que nem sempre conseguem comprovar a sua renda, assim a aprovação de crédito com bancos fica mais difícil.

Caso você queira comprar um imóvel como pessoa jurídica, também pode considerar essa modalidade de financiamento, já que pelo valor do imóvel algum bancos seguem as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que não permite a venda de imóveis para usos comerciais.

É muito importante que você se atente ao pagamento!

No caso do imóvel financiado direto com a construtora, você não poderá utilizar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como parte do pagamento.

Se você ficar desempregado, por exemplo, seu FGTS não será uma opção para pagar a dívida do imóvel que você comprou.

Benefícios do financiamento direto com a construtora

Como já citado, existem diversas vantagens na modalidade de financiamento direto com a construtora. Conheça algumas delas:

Aprovação de crédito simplificada

A medida em que o tempo passa, a concessão de crédito feita nas instituições financeiras fica cada vez mais criteriosa e, consequentemente, mais difícil.

Hoje, existem muitos pré-requisitos para a liberação do financiamento imobiliário tradicional e precisam ser comprovadas através de diversos documentos dos solicitantes, como por exemplo:

  • Comprovantes de renda (holerites, declaração de imposto de renda e etc.);
  • Comprovante do estado civil (certidão de nascimento, casamento ou averbação);
  • Certidões negativas (da Justiça Federal, de ações cíveis, protesto de títulos e etc.), entre outros.

Com o financiamento direto com a construtora a documentação não é tão rigorosa assim e os critérios para a avaliação de crédito são mais tranquilos, o que facilita muito a aprovação do financiamento.

Os financiamentos imobiliários mais comuns também incluem a avaliação do imóvel financiado.

Quando você financia direto com a construtora, não há a necessidade de providenciar a documentação do imóvel para a aprovação, levando em consideração que ela já é “detentora” do imóvel.

De modo geral, a aprovação do financiamento é menos burocrática e possui um prazo muito menor quando realizado diretamente com a construtora.

Condições mais flexíveis para pagamento

Ao contrário dos bancos, as construtoras possuem total autonomia para definir quais serão suas condições de financiamento já que não se limitam às regras do Sistema Financeiro Habitacional.

É importante lembrar que as condições de pagamento variam de uma construtora para outra. Além disso, até o empreendimento pode variar de acordo com o estágio da obra, por exemplo.

Fluxo de pagamento

É possível financiar um imóvel diretamente com a construtora em alguns casos, dando um valor de sinal e assumindo as prestações mensais até a conclusão do pagamento da entrega das chaves sem aquelas parcelas intermediárias.

Além disso, em outros casos é possível pagar a entrada com valor mais baixo do que aquele exigido pelas instituições financeiras, arcando com as parcelas semestrais e anuais.

Clareza nas taxas e prazos

A amortização de um financiamento quando realizado direto com a construtora pode ser realizada pelo Sistema Price que leva em consideração alguns índices, como INCC, IGP-M e taxa de juros.

Além disso, pode ser considerada também conforme os parâmetros da própria empresa. Mas, em qualquer um dos casos citados é possível afirmar que as taxas e prazos são muito mais claros para quem pretende comprar o imóvel quando comparado ao financiamento realizado por meio de instituições financeiras.

Financiamento direto com a construtora: conheça os cuidados básicos

No momento de financiar um imóvel, é muito importante lembrar que construtoras atuam com a construção e venda de casas e apartamentos.

Pensando nisso, você deve se certificar de que a empresa envolvida em transações como financiamentos são sólidas e idôneas. Para isso, realize pesquisas principalmente nos órgãos de proteção ao consumidor, como por exemplo, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e o PROCON.

É seu direito exigir que todas as informações da venda estejam de acordo com o memorial descritivo e também no contrato de compra e venda do imóvel.

O financiamento direto com a construtora é uma alternativa para aqueles compradores que não alcançam, por exemplo, os requisitos exigidos pelos bancos.

Por isso, conte com construtoras qualificadas e aptas a prestar o melhor serviço para você e sua família.

Agora que você já sabe como funciona o financiamento direto com a construtora, que tal colocar em prática o início do sonho de ter o seu imóvel próprio?

Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!

banner cta cartilha documentos para financiamento imobiliário

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail