Primeiro apartamento? Veja como investir economias da maneira correta

Acompanhe nossas dicas para um planejamento financeiro e investimento de economias eficientes para a compra do seu primeiro apartamento.   […]

Por Tarjab
Em 10 de dezembro de 2021

Acompanhe nossas dicas para um planejamento financeiro e investimento de economias eficientes para a compra do seu primeiro apartamento.

 

O sonho do primeiro apartamento pertence a muitas pessoas que querem estar bem longe do aluguel e terem um lugar para chamar de ‘meu’.

A estabilidade e a busca pela independência do próprio espaço estão entre as razões mais procuradas por pessoas que desejam investir no primeiro imóvel e buscam formas de como fazê-lo, como dar entrada de financiamentos.

Apesar da vontade existir, muitas pessoas enfrentam dificuldades na organização, informação e planejamento financeiro para conseguirem realizar tal tarefa. 

“Quanto eu preciso de dinheiro para comprar meu primeiro imóvel?” “Como posso pagá-lo?” “Consigo economizar para fazer esse investimento?”. Essas são apenas algumas dúvidas que rondam a cabeça das pessoas quando buscam essas alternativas.

Por isso, hoje a Tarjab preparou algumas dicas de como investir suas economias da maneira correta que podem te auxiliar nesse processo, além das melhores condições de pagamento que cabem no seu bolso. Continue a leitura.

Controle seu dinheiro

Antes de começar a planejar o restante, analise como está sua situação financeira. Anote em um caderno ou em uma planilha no Excel ou em um aplicativo, por exemplo, todas as suas receitas e despesas. 

Identifique de onde vem o dinheiro e como ele está sendo gasto. Assim, você vai conseguir ver como tem fechado suas contas a cada mês.

Outro ponto importante é saber quanto gasta com tudo, seja comida, moradia, transporte, lazer, dentre outras coisas. Dessa forma, fica mais fácil identificar quais setores você está gastando mais e quais, por serem menos necessários, podem ter as despesas reduzidas.

Faça uma poupança

Para qualquer projeto no qual você queira investir a longo prazo, com retorno positivo nesse meio tempo, é necessário que você guarde dinheiro em um lugar seguro e, de preferência, que gere rendimentos. O ambiente mais popular talvez seja a caderneta de poupança, mas também é válido considerar o Tesouro Direto, que rende mais que a poupança convencional.

As pessoas que desejam comprar um imóvel devem saber poupar, seja para ter um dinheiro extra na hora da entrada, seja para quitar as prestações do financiamento. Para isso, separe um percentual de 10% do seu salário todo mês. Não deixe para poupar com as ‘sobras’ das contas.

Leia mais: passo a passo para comprar seu imóvel, sem dor de cabeça

Renegocie suas dívidas

Comprar seu primeiro apartamento é uma grande decisão, e por isso você precisa também avaliar as suas dívidas. Renegocie todas e quite, de preferência, antes de entrar em um financiamento.

Após isso, analise quantos reais em dívidas você pode se comprometer, já levando em consideração o valor do financiamento a ser pago mensalmente. A ideia é que você busque, se possível, não comprometer mais do que 60% dos seus rendimentos em financiamento + dívidas do dia a dia, como cartão de crédito e afins.

Economize $

Parece clichê, mas não é. Para conseguir cumprir seus compromissos financeiros e comprar seu imóvel, a economia é fundamental. Assim, mude hábitos em casa para diminuir as contas mais básicas, como água e luz, por exemplo. Fique de olho nas faturas de cartões de crédito e opte por comprar suas coisas à vista, para evitar dívidas.

Não fuja do seu planejamento e compre, então, o que realmente é necessário. Outra dica é evitar refeições fora de casa e transportes individuais com muita frequência. Dividir uma carona, por exemplo, pode ser muito mais barato.

LEIA MAIS: Como é feito um contrato de compra e venda de imóvel?

Avalie as prestações

Essa  dica vai especialmente para as pessoas interessadas no financiamento. Antes de assumir a dívida da compra do seu apartamento, faça os cálculos e avalie, assim, quanto você poderá pagar nas prestações sem comprometer seus outros compromissos financeiros.

Saiba primeiramente quanto pode gastar e depois encontre um imóvel que se encaixa dentro do seu orçamento. Fique atento!

Primeiro apartamento: como fazer um financiamento imobiliário?

Além das dicas de economias e preparação para esse momento, para ter o crédito aprovado para finalmente conseguir o financiamento, você deve realizar mais algumas etapas:

1- Como está seu CPF?

Estar negativado é um dos pontos que gera maior dificuldade para conseguir financiar um imóvel. Por isso, é importante checar se existe alguma restrição ou apontamento no seu nome. 

2- Cadastro Positivo

Tenha um bom histórico de crédito. Pagar as contas em dia pode te ajudar nessa tarefa.

New call-to-action

3- Conta no banco

Este ponto é fundamental para ter um bom relacionamento com o banco. Quanto mais tempo você for cliente do banco, maior o histórico de crédito que você tem com ele. Assim, a instituição saberá quanto dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.

4- Movimente sua conta 

Ter uma conta-salário ou depositar todo o dinheiro que se ganha no banco auxilia na avaliação do banco. Você poderá usar o extrato de movimentação da sua conta para comprovar a renda que teve nos últimos meses.

5- Consulte seu score

Entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o score. Consulte seu score antes de pedir o financiamento.

Assim, você mesmo pode verificar qual é a sua pontuação e o que pode fazer para aumentar o seu score. Você pode até usar o seu score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.

6- Documentação

Com todas as informações em mãos, você também vai precisar levar os documentos necessários para conseguir o financiamento. Entre a documentação, não se esqueça do comprovante de renda, extratos bancários, holerites e da declaração do Imposto de Renda.

Colocando na prática

Como você viu, o planejamento financeiro e o investimento das economias feitos de forma adequada podem te auxiliar na compra do seu apartamento sem grandes surpresas.

Recapitulando: para evitar contratempos, apertos financeiros e um futuro cheio de dívidas, é fundamental começar por uma análise real das suas condições econômicas para depois avaliar as melhores formas de economizar para dar a entrada na compra. 

Posteriormente, verifique o melhor financiamento para você de acordo com seu perfil e se comprometa com o pagamento das parcelas.

Seguindo esses passos você vai perceber que o financiamento pode ser seu grande parceiro na conquista do seu imóvel. Fale com a Tarjab e conheça mais opções de financiamento para a construção do seu sonho.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter para receber diretamente no seu e-mail vários materiais que vão te ajudar no caminho da aquisição do primeiro apartamento.

New call-to-action

3 thoughts on “Primeiro apartamento? Veja como investir economias da maneira correta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.