Centro Sul de São Paulo: conheça os principais bairros da região

São Paulo é a nona maior cidade do mundo, é dividida em regiões e conta com diversos bairros, cada um […]

Por Tarjab
Em 23 de abril de 2021

São Paulo é a nona maior cidade do mundo, é dividida em regiões e conta com diversos bairros, cada um acaba se destacando por uma razão.

A zona sul de São Paulo é a mais extensa e conta com tantos bairros que, para facilitar a administração, foi separada em Centro Sul e Sul.

Os bairros do Centro Sul de São Paulo têm proximidade e mobilidade características do centro, porém estes são mais residenciais, seguros e arborizados quando comparados ao movimentado centro.

 

centro sul de são paulo
Região Centro Sul de São Paulo – SP

 

A região Centro Sul de São Paulo tem muito a oferecer, em lazer, infraestrutura e qualidade de vida. Três bairros se destacam nesses quesitos: Vila Mariana, Vila Clementino e o bairro da Saúde.

Neste artigo você encontrará:

  • Vila Clementino, um tesouro no Centro Sul de São Paulo
  • Saúde, tranquilidade perto do centro
  • Vila Mariana, a queridinha do Centro Sul

Vila Clementino, um tesouro no Centro Sul de São Paulo

A Vila Clementino é um tesouro na região. Ainda pouco explorada, ela oferece diversas facilidades em saúde, mobilidade e tem ótimas opções de lazer, como bares e restaurantes.

Com uma das melhores localizações, com fácil acesso a grandes avenidas e vias importantes, como a Marginal Pinheiros e a Vinte Três de Maio. Além, é claro, da enorme opção de ônibus que vão para todas as regiões da cidade e para as cidades do ABC paulista.

A região centro sul vem ganhando mais linhas de metrô e a Vila Clementino conta com acesso direto com as linhas:

  • 1 Azul, que dá acesso às zonas Norte e Sul de São Paulo;
  • 2 Verde, com acesso à zona oeste pela estação Vila Madalena e à zona leste na estação Vila Prudente;
  • 5 Lilás, que dá acesso aos bairros da região sudoeste, como Capão Redondo e Campo Limpo, até a Chácara Klabin na região centro sul.

Na área da saúde, o bairro possui diversos hospitais de referência, como o Instituto Dante Pazzanese. Além disso, está ao lado da Avenida Paulista, onde estão diversos hospitais modelos, como o HCor.

As ruas do bairro são arborizadas e a vizinhança possui praças e parquinhos que podem ser aproveitados pelas famílias para momentos de lazer.

Fora isso, ainda é possível desfrutar de passeios culturais, como o MAC, a Cinemateca e o Teatro Popular João Caetano.

Quer saber mais informações sobre os destaques da Vila Clementino? Então clique abaixo e baixe nosso eBook.

banner cta ebook guia da vila clementino

Saúde, tranquilidade perto do centro

O bairro da Saúde tem a mesma facilidade de acesso ao centro que a Vila Clementino, contando a linha 1 azul e com o terminal rodoviário Jabaquara, que fica do lado do bairro.

Trata-se de um dos bairros mais tranquilos de São Paulo. Os moradores consideram ele perfeito para quem tem animais de estimação e o Hospital veterinário 24 horas cuida da saúde do seu pet.

Uma das atrações do bairro é a Feira Livre da Rua Carneiro da Cunha. A maior feira da cidade de São Paulo tem desde barracas de frutas até barracas de utensílios de cozinha e roupas.

O bairro tem se tornado cada vez mais um reduto dos descendentes dos imigrantes japoneses, isso fez com que a filosofia de cuidado do corpo e mente aumentasse no bairro.

Diversas academias de artes marciais estão espalhadas pelo bairro, incentivando a disciplina e a prática de atividade física com o Kung Fu, Tae Kwon Do, Muay Thai e Ninjutsu.

O bairro da Saúde surgiu com comerciantes e está em uma área com bastante opções, desde lojas de rua até os centros comerciais como o Shopping Plaza Sul e o Shopping Metrô Santa Cruz.

O lazer na região é garantido para todos os gostos, a Saúde possui museus, uma grande biblioteca pública e um clube aquático para os dias quentes.

Vila Mariana, a queridinha do Centro Sul

A Vila Mariana é um dos bairros mais queridinhos de São Paulo, tem uma infraestrutura invejável, com fácil acesso a todas as regiões da cidade.

O bairro é tranquilo e arborizado, misturando o antigo com o novo, com casas tradicionais e edifícios novos e modernos.

A localização é privilegiada e a vizinhança tem pouca rotatividade, assim, os moradores permanecem na região e formam uma comunidade.

A Vila Mariana tem acesso fácil ao centro, pois possui estações de metrô, uma parte da via mais importante da cidade, a Avenida Paulista, e além disso, conta com muitas linhas de ônibus.

É na Vila Mariana que estão localizados o maior parque da América Latina, o parque Ibirapuera, e a maioria dos pontos turísticos da cidade fora do centro histórico, como o Monumento às Bandeiras e o Obelisco.

A questão cultural é bem presente no bairro. A Cinemateca é um dos espaços culturais mais visitados, mas ainda tem a Galeria Jacques Ardies e a Galeria Quarta Parede, que exibem trabalhos franceses e de artistas emergentes, respectivamente.

São Paulo conta com cerca de 20 mil bares e restaurantes, segundo a São Paulo Turismo S/A, por isso é tão importante se falar da gastronomia quando se fala de bairros.

O bairro da Vila Mariana conta com várias opções de bares e restaurantes. A Rua Joaquim Távora é um ponto de encontro badalado na Vila Mariana, com muitas opções de bares, como o tradicional Barxaréu e o moderno Fortunato Bar.

Imóveis Tarjab no Centro Sul

A região Centro Sul se destaca das demais por ser uma parte da cidade com opções para todos os gostos e pela qualidade de vida proporcionada. Vale muito a pena pensar e avaliar se algum desses bairros é o ideal para você e sua família.

A Tarjab possui opções de imóveis no Centro Sul. Conheça um pouco mais dos empreendimentos Lauto Vila Mariana, e o Refuge Bosque da Saúde.

Além desses, a Tarjab fará ainda lançamentos em 2021 no bairro da Saúde, como o Harmonie Saúde, na Rua dos Alcatrazes e o Aurora na Rua General Camisão.

Aproveite e conheça os futuros lançamentos da Tarjab acessando os dois artigos abaixo.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe aqui o seu comentário. Também assine nossa newsletter para receber em primeira mão mais dicas de bairros.

2 thoughts on “Centro Sul de São Paulo: conheça os principais bairros da região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.