4 vantagens da horta comunitária nos condomínios

Com o fortalecimento da tendência de agricultura urbana, construtoras passaram a apostar na implementação da horta comunitária nos condomínios residenciais, […]

Por Tarjab
Em 14 de março de 2023

Com o fortalecimento da tendência de agricultura urbana, construtoras passaram a apostar na implementação da horta comunitária nos condomínios residenciais, a fim de garantir que todos os moradores tenham acesso a uma alimentação saudável, além de contribuir para a sustentabilidade e compartilhamento de experiências.

Leia também: A biofilia na arquitetura e no design de interiores

A seguir, vamos detalhar as vantagens de contar com esse espaço nos empreendimentos, além de oferecer dicas de cultivo apropriado. Confira!

 

Por que ter uma horta comunitária no condomínio?

 

Ter uma rotina de alimentação saudável, trocar experiências com os vizinhos, praticar atitudes sustentáveis, investir em hobbies que trazem mais qualidade de vida, reduzindo o tempo de tela… São tantos os benefícios que a horta comunitária nos condomínios proporciona, que é difícil até saber por onde começar. Conheça os principais a seguir:

 

Pessoas cuidando da horta comunitária

 

Alimentação saudável e acessível

 

Mesmo em apartamentos mais amplos e com grande incidência de luz natural, como os que oferecemos na Tarjab, manter uma horta em casa pode ser complicado. Isso porque nem sempre os moradores dispõem de espaço suficiente para todas as plantas que gostariam de cultivar, ou são “impedidas” por seus animais de estimação.

Leia também: Plantas decorativas: as melhores espécies para dar um up no apartamento

Dessa forma, muitos continuam consumindo opções industrializadas e repletas de agrotóxicos, que fazem mal à saúde a longo prazo, têm altos gastos com as opções orgânicas disponíveis no mercado, ou simplesmente excluem os legumes e verduras da sua alimentação, por falta de tempo ou acesso aos produtos frescos.

Com a horta comunitária nos condomínios, entretanto, os moradores têm fácil acesso a essas opções saudáveis de alimentação sem ao menos precisar sair de casa, obtendo muito mais qualidade de vida. Mas há apenas uma condição para garantir a boa convivência entre os vizinhos: para usufruir, é importante ajudar a cuidar.

 

Compartilhamento de experiências

 

Quem mora ou já morou em um condomínio sabe que, às vezes, você passa muito tempo dividindo o espaço com inúmeras pessoas sem ao menos saber o nome delas. Assim, uma horta comunitária no condomínio incentiva a interação entre os moradores e o trabalho em equipe, já que todos são responsáveis pela sua manutenção.

 

Incentivo à sustentabilidade

 

Além do benefício que já comentamos, que é a redução no consumo de produtos industrializados e repletos de agrotóxicos, a implementação de uma horta comunitária nos condomínios cria um novo espaço verde para quebrar o cinza das grandes cidades, trazendo mais harmonia e melhorando a qualidade do ar no empreendimento.

Leia também: A importância do paisagismo nos imóveis

Além disso, essa forma de agricultura urbana pode reduzir a quantidade de lixo orgânico que é descartado nos aterros sanitários pelos moradores, a partir da prática de compostagem nos condomínios.

Basta deixar combinado que as cascas de legumes e frutas, verduras, borras de café, cascas de ovos, sachês de chá, grãos e sementes são muito bem-vindas na horta, para serem utilizadas como adubo.

 

Redução do estresse

 

A rotina das grandes cidades é estressante, não há como negar, afinal, com uma saída na rua você já enfrenta barulhos, aglomerações, congestionamentos, entre outros problemas. É por isso que investir em uma atividade terapêutica comprovadamente eficaz, como a jardinagem, pode ser uma boa pedida para garantir a tranquilidade e o bem-estar.

Leia também: Além do Ibirapuera: 7 passeios ao ar livre que só São Paulo pode oferecer

 

Dicas para cultivar a horta comunitária

 

Vantagens da horta comunitária nos condomínios

 

  • É importante caminhar apenas pelos corredores entre os canteiros, para evitar danos ou problemas no desenvolvimento das plantas.
  • É necessário respeitar o espaço necessário para o crescimento saudável de cada espécie na hora de plantar as sementes.
  • É importante pesquisar a fundo qual é o tempo necessário para o desenvolvimento completo de cada espécie, alertando os moradores para que não retirem os legumes, verduras e hortaliças antes do período indicado.
  • É válido definir nas reuniões e assembleias do condomínio se todos os moradores estão de acordo com as plantas que estão sendo cultivadas, a fim de satisfazer as necessidades do maior número possível de pessoas.
  • Por fim, é válido incentivar todos os moradores a adotarem a prática de compostagem nos condomínios, disponibilizando um espaço para que depositem, de preferência, trituradas as cascas de legumes, verduras, frutas, borras de café, cascas de ovos, sachês de chá, grãos e sementes, já que são excelentes opções de adubo para a horta. Além de ter alguma matéria vegetal seca como serragem grossa, folhas, palhas, gramas e/ou podas de jardim trituradas para cobrir os alimentos.

 

Horta comunitária nos condomínios Tarjab

 

Seguindo a incrível tendência de agricultura urbana, nós da Tarjab implementamos uma horta comunitária no nosso empreendimento mais recente, o Isla Morumbi, a fim de garantir a qualidade de vida e bem-estar dos moradores, além de contribuir para um futuro mais sustentável, um dos nossos principais valores.

Conheça todos os diferenciais que os empreendimentos Tarjab oferecem aos moradores e saiba como nossa construtora trabalha para realizar o seu sonho de conquistar um lugar de viver. Baixe gratuitamente nosso material Diferenciais Tarjab!

 

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.