5 dicas para não estourar o orçamento na hora da reforma

Quem já precisou fazer reformas, no primeiro imóvel, no escritório, na casa nova ou em apenas um cômodo, sabe que […]

Por Tarjab
Em 19 de outubro de 2021

Quem já precisou fazer reformas, no primeiro imóvel, no escritório, na casa nova ou em apenas um cômodo, sabe que por menor e simples que ela seja vai dar trabalho.

Afinal, não é nada fácil ter de lidar com a poeira e o barulho o dia todo, além dos imprevistos que podem acontecer no meio do caminho estourando o seu orçamento.

Portanto, antes de sair quebrando as paredes, faça um planejamento para evitar gastos desnecessários e minimizar problemas, como falta de materiais para a mão de obra e atrasos.

Confira cinco dicas do Tudo Dentro do Planejado, da Tarjab, para economizar e não ter dor-de-cabeça na sua reforma.

1. Defina o que será reformado e respeite isso até o final da obra

O primeiro passo é pensar quais cômodos você irá reformar e o tipo de obra, pintar uma parede tem a complexidade menor do que colocar piso, rever o sistema elétrico ou hidráulico do imóvel.

Anote o que você pretende fazer em cada um deles nos mínimos detalhes e em ordem de prioridade. Esse será o seu checklist até o final da obra.

Se empolgar e estender a sua reforma depois do que foi planejado inicialmente, além de fazer você se perder, vai comprometer o seu orçamento.

2. Contrate uma mão de obra de confiança

Se você não conhecer nenhum profissional que já tenha feito uma reforma na sua casa ou escritório, peça indicações para a família, amigos ou vizinhos.

Tenha certeza de que o pintor, mestre de obras, arquiteto ou qualquer outra pessoa que você está contratando possui boas referências.

Tenha em mãos pelo menos três orçamentos e considere aqueles profissionais que possuem portfólio, redes sociais ou estejam dispostos a apresentar um trabalho que já tenham realizado. Lembre-se de que muitas vezes o barato sai caro e as consequências de uma obra malfeita podem chegar a qualquer momento.

3. Faça a lista de materiais e pesquise os preços

As opções de casas de materiais de construção são muitas e pesquisar os preços é fundamental para fazer o melhor negócio.

Converse com o pedreiro ou engenheiro que vai realizar a sua obra e faça uma lista de tudo que realmente precisa, considerando marcas com o melhor custo-benefício.

Pela própria internet dá para fazer um comparativo de quanto você vai gastar em uma loja ou outra, mas no próprio estabelecimento é possível conseguir os melhores preços diretamente com o atendente.

Um ponto importante é tentar realizar a compra de uma só vez, assim você não perde tempo e consegue negociar descontos maiores.

4. Avalie o local da obra e crie um cronograma

Se você mora em apartamento, é muito provável que o seu prédio tenha algumas exigências que devem ser cumpridas, como apresentar um documento assinado por engenheiro antes de iniciar a obra (ART).

Procure saber também os horários que sua equipe pode trabalhar, assim você evita reclamações de vizinhos e multas.

Converse com o responsável para estimar o tempo de obra e se ela será realizada toda de uma vez. Esse alinhamento é extremamente importante para não gerar frustrações.

5. Saiba até quanto você pode gastar e a melhor forma de pagamento

Lá no seu planejamento inicial, você já deve ter uma média de quanto pode gastar, mas de maneira nenhuma a obra pode comprometer todo o seu orçamento ou fazer com que você fique no vermelho.

Tenha uma reserva caso os custos fiquem mais altos do que você imaginou.

Em todos os estabelecimentos e também com os profissionais, analise quais são as melhores formas de pagamento, à vista você sempre consegue negociar melhor.

Se preferir utilizar o cartão de crédito e parcelar suas compras, tenha em mente que terá um gasto a mais nos próximos meses.

2 thoughts on “5 dicas para não estourar o orçamento na hora da reforma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.