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Tecnologias aplicadas no mercado imobiliário

Principais tecnologias aplicadas no mercado imobiliário

As tecnologias estão em constante evolução e em diversos setores vêm se adaptando a essas mudanças. 2020 tem se caracterizado como um ano de constantes moldagens por conta da pandemia causada pelo Covid-19. Por isso, a aplicação de tecnologias está presente em diversas áreas.

O mercado imobiliário, por exemplo, está entre os segmentos que mais aplicam diferentes tecnologias para auxiliar nas vendas de imóveis, proporcionando aos seus clientes segurança e facilidade dentro dos diversos processos de automatização, desde o início do contato até a entrega das chaves.

Essa transformação atingiu toda a forma de produção do mercado imobiliário, desde a construção dos imóveis até sua divulgação.

Por isso, no artigo de hoje você irá conhecer um pouco sobre as tecnologias aplicadas no mercado imobiliário.

Aqui você também irá encontrar:

  • A aplicação da tecnologia no mercado imobiliário atual
  • Tecnologia na arquitetura
  • Vantagens da tecnologia no mercado de imóveis

A aplicação da tecnologia no mercado imobiliário atual

O foco das empresas no UX atua diretamente na aplicação das tecnologias. no mercado imobiliário não é diferente, onde há, como em qualquer mercado, a busca para oferecer a melhor e mais completa experiência para o cliente, claro que culminando com a concretização dos negócios com maior agilidade e garantindo a satisfação dos clientes.

Buscando atrair clientes a atualização dos processos e interações com base nas novas tecnologias é essencial. Conheça abaixo alguns dos recursos tecnológicos utilizados:

Mídias sociais

Sabemos que os imóveis precisam ser divulgados, por isso, nada melhor do que o uso das redes sociais para que mais pessoas possam ser atingidas de maneira simultânea.

Grande parte dos clientes que estão em busca de um imóvel novo, utilizam as redes sociais diariamente. Por isso, essa ferramenta tecnológica é uma boa maneira de atrair o público .

A divulgação de conteúdos relevantes sobre a empresa, sobre o produto, e a criação de anúncios pagos, funcionam muito bem como algoritmos que são apresentados nas redes sociais.

Para tal, é necessária a criação de campanhas segmentadas, a fim de atingir o público certo para um determinado tipo de produto.

É através das redes sociais, que muitas empresas têm divulgado suas condutas, seus produtos e serviços, tornando-se uma importante aliada na sobrevivência das empresas, principalmente no cenário atual.

Decorado virtual

Em um processo de aquisição de imóveis as visitas aos decorados físicos e stand de vendas são muito comuns e indispensáveis, mesmo com o avanço das tecnologias aplicadas no mercado imobiliário.

Porém, atualmente grande parte desse processo pode ser feito remotamente, sem que haja deslocamentos e agilizando as negociações como um todo.

Com a criação dos decorados virtuais, é possível fazer um tour pelo apartamento já decorado para conhecer todo o imóvel sem a necessidade de sair de casa, assim o interessado só irá até o local se o imóvel realmente o agradar.

Atualmente, as tecnologias aplicadas a essa finalidade incluem a utilização de óculos de realidade virtual, sites em HTML, aplicativos para mobile, aplicativos de realidade aumentada, entre outras técnicas para tornar cada vez mais real a experiência dos usuários e encantá-lo para que sua busca por um imóvel seja finalizada e a compra realizada.

A maioria dos sites de lançamentos ou hotsites das construtoras contam com o tour virtual dos apartamentos decorados dos imóveis sejam físicos ou virtuais, auxiliam nas tomadas de decisão no processo de compra e também influenciam diretamente nas decorações posteriores das unidades, pois se tornam referências para os futuros moradores.

Assinatura digital e eletrônica de contrato

Quando pensamos em assinar um documento físico como um contrato de compra de imóvel, por exemplo, é necessário ir até um cartório, realizar o processo de reconhecimento de firma, colher assinaturas e tantas outras burocracias.

Ao utilizar um certificado digital com o mesmo objetivo, o processo é muito mais simples. Ao assinar digitalmente um documento, confere ele total segurança e a mesma validade jurídica sem que haja a necessidade de sair de casa ou do local que você estiver. Assim, você assina tudo dentro de alguns minutos e envia para as partes envolvidas por e-mail.

Além disso, o documento eletrônico também é sustentável, ou seja, elimina os gastos com impressão e armazenamento de uma grande quantidade de papéis.

A realização de uma assinatura eletrônica com certificado digital é bem simples, já que você lê o documento e se ele estiver de acordo você assina digitalmente e de maneira criptografada. Isso quer dizer que o documento é inviolável e totalmente seguro.

O Certificado Digital é uma identidade digital feito para pessoa física e jurídica por meio eletrônico. Somente ele garante a autenticidade, confidencialidade assim como a integridade no momento de realizar operações por meio dele e assim, atribui validade jurídica.

São diversos os seus benefícios, como por exemplo a identificação por meio eletrônico que permite que diversos serviços possam ser realizados sem que seja necessário a presença física.

Isso oferece agilidade nos processos, além de sustentabilidade e também redução de custos.

QR Code ou Código QR

O consumidor da era digital está cada vez mais exigente e na eterna busca por mais informações.

Por isso, a tecnologia QR Code está sendo utilizada com frequência, já que com ela o cliente pode acessar toda informação do imóvel ou anúncio por meio dos seus dispositivos móveis.

Isso também auxilia no andamento do processo, fazendo com que o contato entre cliente e corretor seja muito mais facilitado, levando em consideração que as informações estarão todas em mãos.

Atendimento virtual

Sabe aquela famosa frase “a primeira impressão é a que fica?”, tratando-se do atendimento virtual é a mesma coisa.

Quando o cliente chega no site ou no portal de uma construtora ou imobiliária, o primeiro atendimento e a agilidade é um diferencial para que ele siga para o próximo passo da negociação.

Com o atendimento virtual como a tecnologia do chatbot, por exemplo, é possível entender o que aquele cliente procura, assim é possível garantir que ele prossiga com a negociação.

Além disso, o atendimento nas redes sociais também é um diferencial, porém é preciso agilidade, buscando atender todos os clientes.

Maquetes eletrônicas para projetos

As tecnologias aplicadas no mercado imobiliário chegaram para revolucionar completamente o setor, principalmente, com o uso das maquetes eletrônicas que nada mais é do que uma imagem 2D ou 3D utilizada para simular ambientes de um projeto.

A maquete é fundamental para que seja possível estudar bem o modelo e visualizá-lo de maneira prévia, ou seja, antes da sua execução.

Isso é importante para que o projeto possa ser apresentado ao cliente e também para que seja avaliada a construção antes mesmo que ela saia do papel.

Com a maquete eletrônica, é possível otimizar o trabalho, já que facilita a visualização do cliente e melhora o entendimento dele ao que se relaciona ao projeto. Assim, há uma noção de espaço e também de escala.

Os programas mais utilizados para desenhar maquetes eletrônicas são:

SketchUp – Software CAD que conta com uma versão gratuita e onde se é possível criar até mesmo pequenas animações;

Autocad – Permite que você faça desenhos em 2D e 3D e facilita a comunicação de profissionais que atuam no mesmo projeto;

3DS Max – Conta com excelentes gráficos, por isso é um dos mais utilizados pelos profissionais, principalmente pela possibilidade de pré-visualização.

A maquete eletrônica conta com um mundo de oportunidades, sem limitações e possibilita a realização de testes e revisões quantas vezes forem necessárias.

Mas, atenção: não confunda maquetes eletrônicas com maquetes em impressão 3D, pois apesar das semelhanças, como seu processo de desenvolvimento que também é desenhado por programas como os citados acima, ela é impressa por meio de materiais como poliestireno ou poliuretano, assim é possível ter a presença de uma maquete física, impressa por meio de um processo virtual.

Sites e plataformas responsivas

Hoje podemos encontrar uma infinidade de formas de encontrar empresas, seja qual for o seu segmento. Consumidores podem achar o que buscam do conforto da sua casa, seja do seu computador ou celular, por exemplo.

Entretanto, tal facilidade também pode fazer com que, caso haja qualquer tipo de dificuldade, o cliente desista do imóvel.

Assim, é fundamental que a plataforma de empresas esteja apta a se ajudar com a plataforma que o cliente optar para procurá-lo.

Isso é uma forma de aumentar as possibilidades de negócios, facilitando ainda mais a busca do cliente.

Plataforma BIM

Considerada atualmente como um dos maiores desenvolvimentos de arquitetura, a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling) é o sistema que envolve a representação de projetos combinando “objetos” que atuam com geometrias, além de relações e atributos com um alto nível de complexidade.

Com a plataforma BIM é realizado um processo inteligente de acordo com a base de dados 3D que são utilizados para equipar e munir os profissionais da engenharia e arquitetura para realizar inúmeras tarefas dentro da construção, além de auxiliar no gerenciamento e proporcionar uma cadeia produtiva mais eficiente dentro e fora do canteiro de obras.

Um dos grandes benefícios da plataforma é a melhor visualização do projeto como um todo, incluindo possíveis interferências e erros futuros, garantindo assim, produtividade e reduzindo custos.

Tecnologia na arquitetura

O uso das tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário vem tomando proporções nunca antes imaginadas, não somente no processo de venda e compra de imóveis mas também aplicada na arquitetura como um todo.

Atualmente, um dos pontos que mais valorizam um imóvel é sua automatização. Por isso, casas e apartamentos recebem tecnologia de ponta, proporcionando segurança e conforto aos seus moradores.

Conheça algumas dessas tecnologias:

Segurança

A segurança é um dos itens mais importantes dentro da tecnologia na arquitetura. Com a automatização, você pode controlar tudo o que acontece na sua residência mesmo estando longe.

Isso ocorre, por exemplo, através da instalação de câmeras de segurança possibilitando o monitoramento em tempo real do seu dispositivo móvel.

Isso traz além de segurança o conforto de que, caso haja qualquer movimento estranho, você possa acionar de imediato alarmes, e ligar para a polícia.

Falando em alarme, a segurança também faz com que alarmes sejam acionados caso alguém mal intencionado tente entrar no seu apartamento ou casa.

A fechadura biométrica ou eletrônica também é uma tecnologia que vem sendo muito utilizada e difundida.

Com ela, além da segurança de só entrar na sua residência aqueles que possuem a digital cadastrada ou a senha eletrônica da fechadura, ainda previne aquele estresse de esquecer onde deixou a chave.

Praticidade e comodidade

É indiscutível a praticidade e a comodidade que a automação de processos dentro da arquitetura de um imóvel pode proporcionar.

Hoje, é possível acionar uma lâmpada mesmo estando longe de casa e até mesmo em outro país. Isso também pode ser realizado com outros itens como: ar condicionado, irrigação do jardim e até mesmo a lareira.

Assim, as pessoas conseguem ganhar tempo, facilitando o dia a dia e proporcionando o bem-estar de toda a família.

Economia

Atualmente, você pode automatizar diversos itens da sua casa somente com dispositivos e aplicativos e isso faz com que haja o gerenciamento do consumo de energia de uma residência.

Com isso, você pode identificar quais os pontos da sua casa ou apartamento que mais consome energia, assim é possível economizar, utilizando os dispositivos racionalmente.

Isso, faz com que sua residência seja sustentável, já que reduz desperdícios.

A automatização faz com que as luzes, assim como outros dispositivos desligam sozinhos para que o esquecer uma luz acesa ao sair de casa não seja mais um problema.

Vantagens das tecnologias aplicadas no mercado imobiliário

Todos os itens citados acima são apenas alguns dos exemplos das tecnologias aplicadas no mercado imobiliário, porém essas vantagens vão muito além dentro do segmento. Entenda:

O uso da tecnologia

Com a tecnologia, há um melhor aproveitamento do tempo, assim é possível reduzir alguns processos que, da maneira tradicional, faz com que clientes e corretores utilizem uma boa parte do tempo, como é o caso das visitas aos imóveis.

Além disso, podemos citar também os softwares de gestão imobiliária que são capazes de agilizar todo o processo de relacionamento com os clientes.

Assim, o cadastro de novos contatos e claro, o relacionamento pós-venda mantendo a confiabilidade do cliente.

Clientes com mais autonomia

Sabemos que, cada vez mais, os clientes estão em busca de autonomia, isso porque eles já não dependem totalmente que alguém os orientem em qual é o melhor caminho para seguir no momento de fechar um negócio.

Por isso, ter um maior acesso às informações se tornou algo necessário para a tomada de decisão e isso é possível com as tecnologias aplicadas no mercado imobiliário.

Não podemos esquecer que, mesmo com o avanço tecnológico, ter um profissional que entende do assunto é fundamental.

Entretanto, quando a forma inteligente é utilizada é possível que o desejo de autonomia seja suprido, assim o profissional será o suporte para uma decisão que o cliente, possivelmente irá tomar.

Segurança de dados

As tecnologias aplicadas no mercado imobiliário ainda oferecem total segurança dos dados, e isso é um dos aspectos de maior relevância para clientes e empresas, sendo totalmente valorizado atualmente.

Assim, as tecnologias contam com ferramentas capazes de assegurar a integridade, além do sigilo das informações disponibilizadas.

Diversos fatores influenciam no momento de fechar uma venda, principalmente, quando se trata de uma venda complexa que necessita de precisão e expertise.

Com a criação de mecanismos capazes de automatizar processos, você terá uma administração muito mais eficaz por meio de números que são gerados no pipeline de vendas durante o processo de negociação.

É imprescindível investir em ferramentas de administração, preferencialmente, que façam a integração dos seus bancos de dados, mas também dos mecanismos de negociação, como por exemplo, o site da empresa.

Um bom exemplo disso que já está disponível no mercado é o CRM imobiliário, que se trata de um instrumento versátil e que apresenta uma ferramenta multifuncional facilitando os processos.

É fundamental que um especialista seja contatado, pois os resultados positivos só são possíveis quando todo o processo de automatização, seja de imóveis ou no processo de vendas seja realizado por quem entende do assunto.

E você, o que achou da nossa lista de tecnologias? Deixe seus comentários abaixo e assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo.

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