Contato via e-mail

Cancelar

O que é IGMI-C?

Entender a necessidade de saber os indicadores de preços ativos imobiliários no país é fundamental. E foi com esse propósito que o IGMI-C surgiu.

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C) é o nome dado a um tipo específico de índice de preços realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).

Neste artigo, você irá entender melhor sobre o que é IGMI-C e a sua importância no mercado.

Vamos lá?!

Entenda mais sobre o que é IGMI-C

O IGMI-C é essencial, já que se trata do primeiro indicador financeiro nacional capaz de medir a rentabilidade dos investimentos realizados no setor imobiliário. Por ele se verifica a evolução dos preços de compra, assim como venda e locação de toda a área.

Seu cálculo é realizado de acordo com informações fornecidas de maneira voluntária por um grupo de participantes incluindo os investidores institucionais e empresas que estão dentro ou ligadas ao setor imobiliário.

Essas podem ser classificadas entre consultores, administradores e gestores de carteiras imobiliárias, incorporadoras, entre outros.

Toda a série histórica que proporciona tal divulgação teve início em 2000 e sua atualização acontece a cada trimestre.

Descubra o que é IGMI-C realizando o cálculo

O cálculo do índice é fundamental para que o resultado seja obtido. Para descobrir o que é IGMI-C é preciso lembrar que tal cálculo é divulgado em três versões, onde as fórmulas são:

cálculo igmi-c

Fonte: B3

Para isso, é preciso primeiramente entender como funciona cada passo sabendo ao certo a função de cada sigla.

ROL = Receita Operacional Líquida (total de receitas do empreendimento menos as despesas vindas das operações);

V = Valor avaliado do empreendimento;
I = Investimentos em reformas e benfeitorias;
A = Alienações parciais ou totais.

Assim, é possível entender o que é IGMI-C. Tal metodologia realiza a reprodução de diversos indicadores que atuam internacionalmente de maneira semelhante, aproveitando tanto as experiências de outros países, quanto, a possibilidade de comparação dos resultados.

Conheça as notas técnicas

A regularidade do índice é realizada trimestralmente e, em suas três versões possuiu um valor inicial de 100 no primeiro trimestre de 2000 e desde então se atualiza em cada trimestre de acordo com a expressão:

IGMI t = [IGMI t-1 × (1+ Retorno)]

Todas as informações utilizadas pela Fundação Getúlio Vargas para a realização do cálculo do índice são fornecidos de forma voluntária, como já citado, como forma de contribuir para a formação do índice.

O IGMI-C está aberto para que novos participantes possam fazer parte e isso faz com que a base de informação cresça constantemente garantindo cada vez mais informações.

Qual a importância dos índices de mercado imobiliário?

Existem diversos segmentos e em cada campo de conhecimento profissional há uma série de métodos para que as decisões possam ser tomadas a partir de parâmetros e objetivos que atuam racionalmente.

No mercado imobiliário também funciona dessa forma, por isso é preciso conhecê-lo e apostar em uma tendência onde as alternativas são válidas e importantes para guiar uma escolha de acordo com os critérios e objetivos pré determinados.

O auxílio para investidores do mercado imobiliário se inicia por meio de uma série de índices que podem ser usados para analisar o investimento.

São colhidos dados sobre os mais variados aspectos que serão capazes de influenciar o mercado imobiliário e logo após, os transformam em informações úteis aos investidores.

Conheça os principais índices existentes

Além do Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial, existem índices importantes e que devem ser conhecidos pelos investidores:

INCC

O Índice Nacional de Construção Civil (INCC) foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e consiste em um dos mais importantes índices que devem ser analisados durante um investimento imobiliário.

Sua cobrança é realizada para fazer a correção de contratos realizados no setor da construção civil e principalmente, aqueles que contam com um longo prazo até a conclusão do seu pagamento, fazendo com que o construtor seja resguardado, evitando qualquer tipo de prejuízo posterior.

Dentro dos itens analisados, destacam-se os equipamentos e materiais utilizados na construção e também a mão de obra.

IVG-R

Com o objetivo principal de calcular o preço dos imóveis residenciais no país, o Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais financiado é calculado pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

De acordo com o próprio Banco Central, todas as informações utilizadas para obtenção do índice são obtidas em diversas cidades do país, incluindo São Paulo.

Por isso, para quem deseja comprar um imóvel, seja para morar ou investir, tal índice é essencial, principalmente, para a avaliação dos valores vinculados ao financiamento.

Taxa Selic

Sendo uma das taxas de maior importância, a taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), atua com o objetivo de mostrar a média de juros que o governo paga pelos títulos federais.

A Taxa Selic é fundamental para a nossa economia, já que influencia todo o mercado, incluindo o imobiliário, com a contribuição para a definição dos juros que se variam de acordo com os financiamentos, consórcios e outros.

É importante lembrar que quando a Taxa Selic está baixa, significa que o mercado imobiliário está favorável para o investimento.

Quando está em alta, é transmitida a informação de que não se trata de um bom momento para investir. Nesses casos, o melhor é a aplicação em títulos públicos federais e outras aplicações de renda fixa e renda variável.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) existe desde 1979 e é de responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sua principal função é analisar os índices de inflação e é utilizado com grande frequência para viabilizar contratos de financiamento no setor imobiliário.

Para o cálculo, é preciso obter informações de preço de produtos e serviços básicos, contando com os praticados por instituições públicas e privadas.

Quando um IPCA está elevado, ele transmite a informação de que a inflação está em alta, assim se sabe quando os preços estão aumentando de maneira rápida, fazendo com que o dinheiro perca o seu valor. Para que não haja prejuízos, é necessário que haja o reajuste do valor da parcela de acordo com o índice.

Para realizar um investimento, é necessário saber quais os fatores relevantes que devem ser apresentados para que tudo saia como planejado.

Conhecer os índices e entender o que é IGMI-C é algo fundamental para um resultado de sucesso. Além disso, é importante conhecer profissionais especializados e aptos a desenvolver um serviço de qualidade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail