Contato via e-mail

Cancelar

Fachada ativa: descubra os benefícios dos empreendimentos de uso misto

A presença das fachadas ativas é uma maneira de aproveitar o espaço urbano incentivando a movimentação de pedestres, tornando o local mais atraente e ativo.

Um empreendimento de uso misto agrega unidades residenciais juntamente com as comerciais em sua estrutura.

Prédios que contam com uma fachada ativa, apresentam lojas com uma ampla oferta de serviços que são voltados não apenas para os moradores, mas também para aquelas pessoas que estão passando pelo local.

Uma fachada mista pode apresentar diversas vantagens, porém é importante que você analise o que você busca e o tipo de imóvel que mais se encaixa com o seu perfil.

Pensando nisso, reunimos para você algumas informações importantes sobre fachada ativa e seus benefícios.

Aqui você também irá encontrar:

  • O que é fachada ativa?
  • Vantagens oferecidas pela fachada ativa
  • Qual é o principal objetivo da fachada ativa em um empreendimento?

O que é fachada ativa?

A fachada ativa é toda à ocupação localizada no alinhamento de passeios públicos, espaço onde não há o uso residencial e com acesso à população. Além disso, conta com abertura para o logradouro.

São Paulo, por exemplo, é a cidade brasileira que tem em seu plano, estratégias mais desenvolvidas quando comparada aos outros municípios.

No ano de 2013, formulou um Projeto de Lei de Revisão de seu Plano Diretor com diversos instrumentos e objetivos para melhorar a lógica de funcionamento da megalópole brasileira.

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo foi aprovado em 2014 e nessa nova revisão a gestão municipal passou a se preocupar mais com outros temas, como por exemplo, as fachadas ativas.

A principal função da fachada ativa é promover o uso mais dinâmicos dos passeios públicos, buscando a interação de acordo com as atividades que se encontram nos térreos das edificações. Isso faz com que haja o fortalecimento dos espaços públicos.

Além disso, a fachada ativa evita a multiplicação de planos fechados na interface localizada entre as construções e os passeios públicos.

De acordo com a Prefeitura do Estado de São Paulo, os lotes com testada (largura do terreno) maior do que 20 metros com a área do térreo destinada a usos são classificados nas seguintes subcategorias: usos não residenciais – nR1 e usos não residenciais toleráveis – nR2.

Ainda de acordo com a Prefeitura de São Paulo, as fachadas ativas são computáveis até o limite de 50% a área do lote que se destina a implementação de um espaço misto nos empreendimentos residenciais.

Vantagens oferecidas pela fachada ativa

Existem diversos benefícios oferecidos pela fachada ativa, como por exemplo, a conveniência, levando em consideração que se trata de comércios onde o morador tem, literalmente, embaixo da sua casa os serviços que ele precisa.

Mas é muito importante pensar que o “mix” de lojas é fundamental e deve ser feito pensando não somente no morador, mas também nas pessoas que vivem ou visitam o entorno.

Além do benefício citado, existem outros. Acompanhe:

Localização

Este tipo de empreendimento conta com um uso diferenciado, já que ele não é apenas residencial, portanto precisa de uma localização estratégica para que o comércio funcione bem e seja visto como uma atração no local, facilitando a vida de todos.

Se o lugar onde a fachada ativa estiver localizada não contar com um certo movimento, não haverá retorno.

Com as fachadas ativas, até mesmo os moradores têm como preferência pontos comerciais, já que muitos sonham em empreender.

Já pensou morar e trabalhar no mesmo lugar? A comodidade é certa!

Separação

Um questionamento muito comum diz respeito ao uso das áreas por quem reside ali e aquelas pessoas que vão até o local buscando os serviços oferecidos pelos comércios localizados na fachada ativa do empreendimento.

Entretanto, o ideal é estabelecer um parâmetro para que os moradores se sintam confortáveis mesmo com outras pessoas frequentando o local sem aquele sentimento de invasão de privacidade.

Muitos pensam que para usar a área comercial do empreendimento, é preciso ser morador e não é bem assim.

Projetos com fachada ativa contam com suas funções muito bem separadas para que quem está na área comercial não entre na área privada dos moradores. Tal separação é fundamental para que o projeto funcione como esperado.

Regras

Quando um projeto é feito de maneira qualificada, é possível criar algumas regras para as áreas compartilhadas.

Isso pode ser definido com um subcondomínio que já conta com o residencial e o comercial. Inserido no registro do memorial da incorporação, é preciso apresentar a minuta da convenção do condomínio com as regras registradas pela construtora.

De acordo com Thiago Melo, vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), tais regras podem ser alteradas após o condomínio ser estabelecido de acordo com o que for melhor para todos.

Sendo assim, é possível realizar a consulta das regras para determinado empreendimento que conta com fachada ativa até mesmo quando ele ainda está na planta e isso pode ser importante para que o futuro morador veja se o projeto atende ou não as suas expectativas.

Segurança

Sabemos que quanto mais movimentado é o local, maior é a segurança. Por isso, esse é um dos pontos de evidência quando o assunto é segurança nas áreas urbanas.

Se tratando de um empreendimento com fachada ativa, há a garantia maior dessa comodidade para os moradores e também para aqueles que vivem no entorno.

Qualidade de vida

Edifícios multifuncionais oferecem diversos benefícios aos seus moradores, já que logo abaixo podem encontrar restaurantes, salão de beleza, farmácias, padaria, academia e locais para fazerem compras básicas.

Além disso, empreendimentos com fachadas ativas deixam o lugar mais bonito e oferecem um ambiente mais dinâmico e saudável, já que acabam proporcionando um clima de fraternidade aos pedestres que aproveitam para fazer uma caminhada.

Qual é o principal objetivo da fachada ativa em um empreendimento?

O objetivo principal da fachada ativa é aproveitar o aumento do potencial construtivo do terreno tanto para apartamentos, quanto para salas comerciais. Isso é feito por meio de lojas como forma de atender o prédio e também todos aqueles que estão próximos ao local.

Isso faz com que seja estabelecida a integração das pessoas com as cidades. As fachadas ativas ainda, como já citado, aumentam a segurança da região por conta da circulação de pessoas.

Ainda, incentivam a mobilidade urbana, levando em consideração que os empreendimentos estão próximos aos transportes públicos, como linhas de ônibus e metrôs.

Significa que as pessoas vão estar trabalhando e morando em locais de fácil locomoção, evitando também o uso de automóveis e consequentemente, economizando tempo e dinheiro.

É muito importante lembrar que a decisão final para a construção de um empreendimento com fachada ativa é dos profissionais responsáveis por cada empreendimento.

Imóveis Tarjab com fachada ativa

Então, se você gostou da ideia de morar em um empreendimento com essa modalidade, chegou o momento de procurar um projeto completo e que conta com fachada ativa.

A Tarjab conta com empreendimentos completos e com fachada ativa, como:

Tangram Conceição – localizado em um ótimo endereço, a apenas 300 metros da estação Conceição, Tangram é um dos empreendimentos Tarjab que conta com fachada ativa.

Refuge Bosque da Saúde – para quem não abre mão de um bom ar puro, Refuge te oferece localização privilegiada, além de infraestrutura e lazer completo no Bosque da Saúde e fachada ativa para facilitar ainda mais o seu dia a dia. Além disso, conta com uma fachada ativa capaz de atender todas as suas expectativas.

Não deixe de conhecer os empreendimentos Tarjab e se surpreenda com a qualidade de vida que podem proporcionar para você.

Gostou do nosso artigo? Então não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar aqui o seu comentário!

Compartilhe:

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail