5 Motivos para Investir ou Comprar uma Sala Comercial

O empreendimento comercial é uma ótima forma de investimento, seja para trabalho ou para revenda posterior. Assim como trata-se de […]

Por Tarjab
Em 28 de novembro de 2019

O empreendimento comercial é uma ótima forma de investimento, seja para trabalho ou para revenda posterior. Assim como trata-se de um excelente investimento. Os principais motivos para comprar ou investir em uma sala comercial são:

  • 1. Baixo custo de manutenção
  • 2. Investimento de alta rentabilidade
  • 3. Valorização imobiliária
  • 4. Contratos de longo prazo
  • 5. Ter sua sede empresarial

Quem é empreendedor nunca descansa. O mesmo ocorre com quem é investidor, que tão logo consegue colocar seus planos em prática, já traça uma meta para aumentar e ampliar o patrimônio que está construindo.

Seja um empreendimento comercial ou residencial, ele visualiza o negócio pronto, enquanto outros só conseguem enxergar dinheiro gasto.

Um escritório empresarial que possua suas atividades ligadas a qualquer segmento muitas vezes se inicia na sala de visitas da própria residência. Ou mesmo em um dos quartos.

Em outras ocasiões, grandes empresas nasceram das garagens de casas simples, em um modesto empreendimento comercial, tais como a Google e a Apple, por exemplo.

Grandes investidores do mercado imobiliário que começaram suas vidas com pequenos lotes e terrenos, hoje, negociam apartamentos de luxo, salas comerciais gigantescas, quando não andares inteiros de avenidas bem centralizadas, como a Paulista, em São Paulo.

A cada novo empreendimento comercial eles estão de olho, para não perder as oportunidades de investimento.

E se for bom negócio, o investidor compra, sem pestanejar, porque sabe que conseguirá cobrir os investimentos e ainda receber um ótimo lucro, seja qual for a sua intenção.

O imóvel tem esse poder. Sua valorização é constante, porque a localização tende sempre a melhorar. Desta forma, um imóvel que hoje vale R$ 100 mil, daqui 10 anos valerá 3 vezes mais. E tem gente que compra só para poder revender depois.

Uma sala comercial em um empreendimento comercial, por outro lado, é um ótimo negócio, tendo em vista a grande possibilidade de negócios que surgem com os avanços da tecnologia e em outras áreas, e que podem necessitar de um destes espaços, seja alugando ou comprando.

Hoje, as startups – como são conhecidas as empresas recém criadas e com grandes perspectivas de crescimento, encontram espaços de trabalho nos centros de co-work, juntamente com outras dezenas de negócios que só aguardam o momento certo para ingressarem em sede própria.

Essas empresas, além de estimularem a economia, também geram empregos e, assim, novamente, os investidores fazem o seu papel. Compram, investem, aprimoram, e tornam o empreendimento comercial irresistível.

Por que comprar uma sala em um empreendimento comercial?

Uma sala em um empreendimento comercial pode ser um investimento bem vantajoso. Sabe por que?

Porque além de o empreendimento comercial ser mais vantajoso do que o residencial, salas comerciais representam um investimento mais rentável, seguro e lucrativo.

As empresas não só alugam salas comerciais (quase que inevitavelmente) como, à medida que prosperam e crescem, procuram outras salas, maiores e em melhor localização. Assim os investidores sempre vêem seu investimento rendendo.

E quais são, afinal, as vantagens que uma sala em um empreendimento comercial oferece?

1. Sede empresarial

Primeiramente, ter uma boa sede empresarial faz grande bem ao negócio. Uma sala comercial em um empreendimento comercial bem localizado vai oferecer uma infraestrutura moderna e instalações de qualidade.

Um dos aspectos positivos de se ter uma sala comercial é que a empresa tem condições de oferecer uma bela recepção aos clientes.

Uma recepção que contemple, por exemplo, hall mobiliado, wi-fi, decoração impactante e que represente bem o perfil da empresa. Uma forma de cativar ainda mais os clientes.

Segundo, que estes imóveis contam já com todo tipo de sistema de segurança, tais como câmeras e suporte de monitoramento. Ou seja, o empreendedor não precisará arcar com os custos desses investimentos.

Além disso, as salas comerciais possuem estruturas para colaboradores, que podem contar com a proximidade de grandes centros executivos e com o conforto de serviços como galerias, praças de alimentação, dentre outros.

Contudo, comprar uma sala comercial não se torna algo vantajoso apenas para quem monta um negócio, e sim, para quem também investe. Este é o outro lado da moeda, e veja quais são os benefícios de quem apenas aplica o dinheiro para triplicá-lo depois.

2. Alta Rentabilidade

Investir em salas comerciais tem por vantagem o fato delas serem bem mais rentáveis que os apartamentos e casas residenciais.

Por exemplo, pelo site Viva Real, o aluguel de uma sala comercial de até 147 m² custa R$ 7.800,00 mensais. Quase o mesmo valor pedido para locação por um apartamento no Tatuapé, com o dobro da metragem. Sem contar os custos com IPTU e condomínio.

Ou seja, quando se compra uma sala em um empreendimento comercial, o aluguel desta se torna bem maior que o de uma casa ou apartamento para morar.

3. Valorização imobiliária

Uma sala em um empreendimento comercial é mais valorizada justamente pela forma como é vista, gerando negócios e movimentando a economia.

Já pensou no quanto uma sala comercial é capaz de render?

Por isso, se a intenção for alugar, os valores de aluguel são mais rentáveis e o metro quadrado desta sala estará sempre em alta, visto as possibilidades de crescimento que proporciona a outras pequenas, médias e grandes empresas.

4. Contratos esticados

Uma sala em um empreendimento comercial oferece a vantagem de um contrato mais longo, quando comparado aos contratos de imóveis alugados para residência.

Para aluguéis residenciais, os contratos têm duração de 2 anos. Para os aluguéis comerciais, podem variar de 5 a 10 anos.

Desta forma, enquanto um inquilino residencial pode deixar o imóvel em pouco tempo, um inquilino comercial certamente fará de tudo para não perder o ponto. E isso, claro, proporciona maior segurança ao investidor.

5. Custos baixos com manutenção

Ao contrário de inquilinos residenciais, os comerciais são obrigados a se preocupar constantemente com a conservação e a manutenção das salas, de forma que as mesmas permanecem sempre zeladas.

Em casos onde o proprietário da sala utilize por conta própria o empreendimento, as administrações dos prédios geralmente oferecem serviços de manutenção e limpeza, que facilitam muito mais o dia a dia do empreendedor.

Seja para alugar ou ocupar as salas comerciais, as vantagens são amplas para quem investe, e adquirir uma sala comercial pode ser um ótimo negócio.

Mas atenção, ainda que a sala seja um ótimo investimento, não basta comprar qualquer uma.

É preciso escolher bem as que estão disponíveis e os lugares ao seu redor, para que o negócio seja bem feito.

Leia também:

Como escolher a melhor sala em um empreendimento comercial

Aos poucos, o mercado imobiliário se recupera da crise que enfrentou há alguns anos, e muitos investidores estão ávidos por aplicarem novamente o seu dinheiro neste setor.

Até mesmo quem conseguiu fechar qualquer negócio em tempos de crise, garantiu a médio e longo prazos bons retornos.

Não faltam ótimas opções em se tratando de oportunidades comerciais que proporcionam alta lucratividade, tanto para quem deseja trabalhar como para quem quer viver de renda.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao comprar uma sala em um empreendimento comercial.

Atenção com a localização

Este é um detalhe muito importante e também uma poderosa vantagem ao se comprar uma sala.

É necessário considerar não somente as facilidades que o bairro proporciona, como também os outros empreendimentos que poderão dar um suporte ao seu negócio, tais como bancos, correios, mercados, faculdades, escolas, metrô e vias de acesso, dentre outros.

Assim, se o intuito for o de obter uma unidade para trabalhar com vendas no varejo, é importante que o bairro disponha de uma boa variedade de centros comerciais e shoppings.

Já para quem pretende focar em serviços, pode ser que um edifício ou uma galeria, mesmo em uma área residencial, seja a melhor alternativa.

Transporte

Comprar uma sala em um empreendimento comercial cercado de boas condições de transporte é outro fator que potencializa ainda mais o investimento.

Veja bem: se o imóvel terá a finalidade de vender produtos ou serviços, será necessário que os clientes quanto fornecedores e funcionários tenham um acesso fácil a ele.

Aqui vai outra dica importante: opte por regiões que disponham de vários pontos de ônibus, estações de trem ou metrô. É a garantia de um fluxo contínuo na área e, com isso, maiores chances de vendas e sucesso com o empreendimento.

Negocie o valor da sala

A precificação é importante para que o negócio seja bem sucedido. Atualmente, o investidor vive um momento bem propício para negociar.

A conjuntura econômica, embora pouco favorável, proporciona que os compradores possam fazer ótimos negócios, tendo em vista a necessidade que incorporadoras e outros proprietários têm do dinheiro na conta.

A internet pode e deve ser uma grande aliada. Pesquise o valor correto do metro quadrado na região desejada. Em seguida, tente negociar ao máximo o valor da sala e escolha as condições de pagamento que melhor couberem no seu orçamento.

A partir daí, o comprador poderá ter ideia do quanto vai lucrar com esta sala, seja alugando-a ou a utilizando em benefício próprio.

Espaço disponibilizado

Em se tratando de uma propriedade comercial, ter espaço é primordial. E não pode ser um espaço qualquer, mas uma área em que se possa criar ambientes e dividir conforme as necessidades de um negócio.

Por isso, grandes empresas costumam alugar andares inteiros e vazios em alguns edifícios mais antigos, a fim de criarem seus próprios ambientes e dividi-los conforme desejar. Na hora de empreender qualquer reforma, isso também facilita.

Outro detalhe importante, ainda sobre os espaços destas salas, é com relação à mobilidade dos clientes e funcionários, e também sobre a possibilidade de ter ou não uma área de estoque.

Neste caso, as dimensões da sala dependerão do que se pretende empreender nela, ou a quais setores pretende oferecer o espaço para locação.

Condições do imóvel

Ao comprar uma sala em um empreendimento comercial, deve-se fazer uma boa vistoria no imóvel para descobrir se ele necessita de alguma reforma ou reparos urgentes.

Essa visita permite que o empreendedor analise se, além do valor, a sala permite investir em qualquer tipo de negócio – ou mesmo uma locação.

Um comércio varejista, por exemplo, exigirá muitos circuitos elétricos para que toda a área do administrativo e de atendimento funcionem bem. Serão vários computadores ligados ao mesmo tempo, além da iluminação, televisores, ar-condicionado, bebedouros, sem contar outros maquinários e eletroeletrônicos.

Se não houver estrutura para nada disso, talvez seja o caso de repensar a proposta, solicitando um valor mais baixo para compra, possibilitando a reforma e reparos por conta própria.

Questões legais

Uma sala comercial que tenha pendências judiciais não é um bom negócio. É necessário ter a certeza de que esta sala possui uma documentação cristalina, e, para tanto, é preciso pedir a matrícula do imóvel junto à prefeitura para descobrir se o mesmo cumpre os requisitos básicos, bem como se está em dia com os impostos, questões trabalhistas e taxas de condomínio.

Outro detalhe importante é com relação às características construtivas e que são exigidas por lei.

Em alguns lugares, por exemplo, a calçada não pode ter uma grande extensão de meio fio rebaixada para receber veículos. Verifique também se o edifício possui pontos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Já pensou comprar uma sala em um empreendimento comercial que esteja em desacordo com alguma lei? Há esse risco, portanto, fique atento!

Conheça o condomínio

Seja qual for o centro comercial, em um prédio simples, corporativo, ou ainda, dentro de um shopping center, é necessário conhecer bem o condomínio, antes de comprar qualquer sala comercial.

Analisar, por exemplo, os valores cobrados pelas taxas condominiais e quais as facilidades que o local proporciona para os estabelecimentos que ali estão instalados.

Serviços de limpeza, manutenção, segurança e outros, são necessários e interessantes, podendo atrair vários outros inquilinos para o local. Também facilitam a vida do empreendedor que resolver montar um negócio próprio em vez de oferecer a sala para locação.

Destas facilidades citadas, a segurança é um fator importantíssimo. Ter o controle de quem entra ou sai pela portaria, além de câmeras de segurança e monitoramento, bem como uma equipe treinada para lidar com qualquer imprevisto e atender no caso de dúvidas, é algo extremamente recomendável no mercado. Isto imprime um grande diferencial ao seu investimento ou negócio próprio.

Por esses fatores, comprar uma sala em um empreendimento comercial é um dos melhores investimentos – senão o melhor, que alguém pode fazer na vida, quando tem as condições e o dinheiro para investir.

Empreendimento comercial da Tarjab

À procura de um bom investimento em se tratando de salas comerciais, aproveite e dê uma olhadinha nesta grande oportunidade da Tarjab: Now Offices.

No Now Offices, são salas e conjuntos comerciais de 32,21 a 109,51 m², sendo 6 e 10 unidades por andar.

Curioso para saber mais? Então, clique nos links e encaminhe para gente a sua dúvida! Diga para nós qual seria o empreendimento comercial que você procura, e nós lhe apresentaremos em nosso portfólio. Entre em contato!

2 thoughts on “5 Motivos para Investir ou Comprar uma Sala Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.