Investir em imóvel ou renda fixa: qual a melhor opção?

Para realizar um investimento é preciso analisar uma diversidade de fatores, como a economia do país, a sua rentabilidade e […]

Por Tarjab
Em 19 de março de 2020

Para realizar um investimento é preciso analisar uma diversidade de fatores, como a economia do país, a sua rentabilidade e os riscos e custos que envolvem.

Uma grande dúvida que surge aos investidores está entre investir em imóvel ou renda fixa.

Ambas as opções são pertinentes, porém para descobrir qual é a melhor de acordo com o tipo de investimento que deseja fazer, é necessário conhecer mais sobre ambas as opções.

Investir em imóvel ou renda fixa

Neste artigo você irá entender mais sobre investimento em imóveis e renda fixa.

Vamos lá?!

Investimento em imóvel

Qualquer tipo de investimento é uma decisão muito importante, por isso, a realização de uma ação deve ser feita com muito planejamento e total dedicação, principalmente, quando se trata de investimento em imóvel no Brasil.

De acordo com o levantamento global realizado em 54 países pelo Banco de Compensações Internacionais (BID), instituição que funciona como o banco central dos bancos centrais, entre 2008 e 2012, o mercado imobiliário apresentou uma considerável alta de oferta de valores e de financiamentos ficando acima dos 20%.

A valorização imobiliária no Brasil foi de 121% nos cinco anos consecutivos ao período pós-crise de 2008. Desse modo, o mercado estava bastante aquecido, porém a dúvida sobre ser ou não uma boa opção para investir ainda permaneceu.

Nos dias atuais é possível observar certa desaceleração no mercado imobiliário, isso se dá devido aos preços altos e uma menor procura, por isso investir em imóveis é extremamente possível. Porém, é preciso que haja muita dedicação e pesquisa.

É possível encontrar imóveis com bons preços além de condições de pagamentos favoráveis, porém é preciso lembrar que investir em imóveis requer um certo trabalho indo desde o fechamento do negócio, até as confirmações de documentação e da situação do imóvel.

Quando o imóvel é adquirido para locação, por exemplo, existem determinados custos de adaptação e valores que devem ser pagos aos serviços da imobiliária ou construtora.

Dessa forma, é necessário levar em consideração todos os custos empregados no imóvel. É importante lembrar que o retorno pode ser imediato, porém nem sempre é garantido.

Conheça as vantagens de se investir em imóveis

Existem grandes vantagens de se investir em imóveis, uma das principais é a segurança. Por se tratar de um patrimônio físico, o imóvel não pode ser confiscado, ao contrário de outros tipos de investimentos.

Imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais, presentes em uma localização privilegiada, a renda é quase certa, além de ser vitalícia.

Outra grande vantagem do investimento em imóveis é que mesmo em tempos de crise, eles não se desvalorizam quando comparados aos outros tipos de investimentos.

Assim, é possível considerá-los investimentos atraentes e que representam diversificação na sua carteira de investimentos.

Investir em imóveis também é ter a certeza de que vão acompanhar os valores da inflação, assim, são ajustados de acordo com as mudanças que ocorrem no cenário. É importante lembrar ainda que bens imobiliários não perdem o valor mesmo com o passar dos anos.

3 vantagens principais

Segurança é uma das principais vantagens já que é realizado o registro em cartório e isso significa que as chances de perder o imóvel são mínimas, sendo assim, só será confiscado em casos de inadimplência de impostos. Definições judiciais ou ações judiciais dificilmente irão tirar o bem da posse do investidor.

É importante lembrar ainda que os contratos de locação preveem multas aos casos em que o inquilino solicita o distrato antes do prazo de 30 meses.

Além da segurança, outra grande vantagem no investimento de imóvel está nas formas de ganhos, pois além da valorização do terreno ou prédio, o aluguel é uma perfeita alternativa para aumentar o retorno, obtendo ainda ganhos de capital por meio do imóvel.

Outro benefício presente no investimento é a diversidade que pode se ter nos tipos de imóveis, pois além dos residenciais, é possível obter salas comerciais, terrenos, galpões, hotéis e outros.

Desse modo, é possível diversificar os tipos de edificações em sua carteira, diminuindo os riscos.

Entenda sobre renda fixa

Aplicações em renda fixa são investimentos onde o rendimento é determinado no momento da compra do título.

Nesse caso, a rentabilidade é previsível e ocorre de acordo com o índice de referência da grande maioria das aplicações de renda fixa o CDI.

Existem vários tipos de investimentos que se enquadram nessa categoria e alguns dos mais conhecidos são: CDB, poupança, Tesouro Direto, LCI e LCA, CRI e CRA, etc.

Esses títulos podem ser emitidos por instituições financeiras privadas (bancos e empresas) ou públicas (governo).

Em comparação com os investimentos imobiliários é possível dizer que eles possuem características de renda fixa.

Quando os imóveis são alugados geram rendimentos que remuneram o investidor de acordo com a disponibilidade do recurso.

Assim, o imóvel possui uma regularidade de pagamento que pode ser corrigido todos os anos por meio do índice que se assemelha a renda fixa.

É importante lembrar que não há previsões sobre a valorização do imóvel, já que o valor venal varia de acordo com o tempo devido as variáveis que ocorrem como: ciclo econômico, taxa de juros e variáveis únicas do imóvel como liquidez e obsolescência.

É possível encontrar vantagens nos investimentos de imóveis e renda fixa, pois os lucros podem ocorrer quando o negócio é realizado de maneira correta e de acordo com as normas exigidas.

Para isso, é preciso observar o atual cenário econômico descobrindo se há ou não benefícios em investir em determinado momento.

O principal é procurar por empresas sérias e que atuam prezando pelo profissionalismo, assim, não haverá margens para prejuízos posteriores.

E para você, qual a melhor opção: investir em imóvel ou renda fixa? Deixe seus comentários abaixo e aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades.

Se curtiu, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas que tem essa dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.