Tudo sobre o bairro Vila Clementino

A grande metrópole paulista reúne uma série de bairros que encantam e apresentam muitos pontos ideais para quem procura viver […]

Por Tarjab
Em 18 de agosto de 2020

A grande metrópole paulista reúne uma série de bairros que encantam e apresentam muitos pontos ideais para quem procura viver bem.

Buscar um bairro para morar não é tarefa fácil e para os fãs de locais urbanizados e com grandes opções para a família, amigos e negócios, o bairro Vila Clementino é uma ótima opção.

Neste artigo você irá conhecer tudo sobre o bairro Vila Clementino e entender o porque ele é um dos mais buscados para visitar e viver.

Vamos lá?!

Conheça tudo sobre o bairro Vila Clementino

Para que você conheça tudo sobre o bairro Vila Clementino, é necessário entender mais sobre a história do local.

Ao contrário de grandes bairros paulistas que nasceram por meio de igrejas, a Vila Clementino nasceu em torno do Matadouro Municipal.

O local se instalava na região em meados dos anos de 1887 e permaneceu ali por 40 anos.

Desse modo, houve um incentivo para que a região fosse povoada e isso foi favorável para que houvesse a chegada das oficinas de Ferro Carril e da Fábrica de Fósforos e também a escola pública Dona Maria Petit.

Em 1892, José Antônio Coelho comprou a região que foi denominada como “Chácara Boa Vista”. Após a compra, loteou o local e assim abriu ruas e vilas.

O nome oficial foi dado pelo comprador da Vila Clementino, que escolheu tal nome como uma forma de homenagear o Dr. Clementino de Souza e Castro, Promotor Público, Juiz, Ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente do Conselho Intendência da Cidade de São Paulo.

O matadouro funcionava no local onde hoje é a Cinemateca Brasileira que possui o maior acervo audiovisual da América Latina.

Deseja morar na Vila Clementino? Saiba as vantagens

Como já citado, São Paulo conta com bairros que apresentam diversos atrativos tanto para ser residentes, quanto aos seus moradores. Por isso, é importante destacar os principais benefícios dentro de tudo sobre o bairro da Vila Clementino.

Reunimos abaixo as principais vantagens sobre esse bairro nobre da cidade Paulista. Confira:

Localização

A localização do bairro Vila Clementino é privilegiada, já que está a apenas 2 km do Parque Ibirapuera, o que facilita muito a vida de quem gosta de frequentar o local. Além disso, oferece muitos benefícios para quem busca por qualidade de vida.

O Parque Ibirapuera é repleto de verde é um dos cartões postais da cidade para ir com a família, amigos, a dois e até mesmo sozinho. Além disso, é uma perfeita opção para quem deseja levar o seu pet para passear.

A região ainda é muito conhecida por contar com grandes hospitais de referência da cidade, como o Instituto Dante Pazzanese, Hospital do Rim, Hospital Santa Cruz, Hospital Edmundo Vasconcelos, além do Hospital São Paulo. Conheça mais sobre cada um deles:

Instituto Pazzanese

Centro de referência de cirurgia cardíaca e cardiovascular, o Instituto Pazzanese conta com profissionais altamente qualificados.

O Instituto é considerado um dos berços da cirurgia cardíaca, além de ser um moderno hospital-escola que forma grandes profissionais.

Sua localização? Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – Vila Mariana, apenas 5 minutos do bairro Vila Clementino.

HRIM – Hospital do Rim

Conhecido nacional e internacionalmente como um Centro de Excelência em transplante renal e tratamentos de doenças no rim, o HRIM – Hospital do Rim vem sendo o hospital que mais realiza transplantes renais no mundo, chegando a cerca de 900 por ano.

Sua inauguração ocorreu em 1998 e desde o seu início oferece excelência no atendimento, além de ser um campo para ensino e pesquisa em várias áreas. A localização do HRIM é a Rua Borges Lagoa, 960 – Vila Clementino, São Paulo – SP.

Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz oferece alta qualidade em seu atendimento, além de humanização, sempre se inovando e apresentando equipamentos de alta tecnologia.

O hospital foi inaugurado em abril de 1939 e se dedica a oferecer uma vida melhor e mais saudável para a população.

A instituição é referência em Oftalmologia, Neurologia, Ortopedia e Cardiologia, além de outras especialidades. Por conta dos seus equipamentos tecnológicos, o hospital ainda garante ao paciente segurança e agilidade em cada tratamento.

O hospital se localiza na Rua Santa Cruz, 398 – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Edmundo Vasconcellos

Importante complexo hospitalar brasileiro, o Hospital Edmundo Vasconcelos é referência em serviços de internação e medicina diagnóstica.

Além disso, é um qualificado centro cirúrgico, realizando consultas médicas ambulatoriais e de pronto-socorro.

A instituição foi inaugurada em junho de 1949 e tinha como nome Gastroclínica, já que boa parte do seu atendimento era realizado para pacientes com doenças no aparelho digestivo.

Atualmente, o hospital conta com cerca de 780 médicos e mais de 50 especialidades. Para chegar ao Hospital Edmundo Vasconcelos é só ir até o endereço: Rua Borges Lagoa, 1450 – Vila Clementino, São Paulo – SP.

Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo está localizado na Vila Clementino, na Rua Napoleão de Barros, 715. Mantido pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, se trata de um hospital geral de alta complexidade.

Particular e filantrópico conta com a certificação de hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Está entre os hospitais mais importantes de São Paulo, sendo um respeitado centro de ensino médico do país. Atualmente, conta com cerca de 753 leitos e realiza atendimentos em diversas especialidades.

Entenda mais sobre a mobilidade urbana presente na Vila Clementino

Não podemos falar tudo sobre o bairro da Vila Clementino sem citar a mobilidade urbana presente no local, pois se trata de algo muito relevante para quem deseja se aprofundar mais sobre o bairro.

Para aqueles que desejam morar na Vila Clementino, entender a facilidade presente na mobilidade é fundamental, pois ninguém deseja morar em um local distante do trabalho, tendo que enfrentar horas e horas de trânsito.

Por isso, a Vila Clementino apresenta uma das melhores localizações, pois oferece fácil acesso para grandes avenidas como a Marginal Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes e a Avenida Vinte e Três de Maio.

Quando se trata de transporte público, não podemos deixar de destacar as variadas linhas de ônibus que realizam vários trajetos. Além disso, conta com as linhas de metrô:

  • 1 – Azul indo das estações Tucuruvi e Jabaquara. Vila Clementino está presente nas estações Vila Mariana, Ana Rosa, Santa Cruz e Praça da Árvore;
  • 2 – Verde que vai das estações Vila Madalena até Vila Prudente, além de fazer ligação com as linhas azul e lilás do metrô;
  • 5 – Lilás que dá acesso para a linha 9 Esmeralda da CPTM e na Vila Clementino atendendo as estações Hospital São Paulo e também AACD Servidor.

Por isso, se você depende ou prefere o transporte público, opções é o que não falta no bairro Vila Clementino.

Rua Afonso Celso

Não podemos falar de localização e mobilidade sem dar um destaque para a Rua Afonso Celso.

Localizada na Vila Mariana, a rua é muito conhecida, já que conta com os serviços essenciais que todos procuram para se viver bem. O local está próximo da Estação Santa Cruz, linha 1 – Azul do metrô.

Além disso, no local é possível encontrar uma gastronomia variada, capaz de atender diversos gostos e paladares como o Saji Sushi Vila Mariana, Vegg’s Restaurante Vegano, ambos localizados na Rua Padre Machado a apenas duas travessas da Afonso Celso.

A rua proporciona tudo em um só local, contando com escolas, farmácias e serviços fundamentais que não podem deixar de estar próximos.

Veja também

Vila Clementino: conheça a cultura presente no bairro

A Vila Clementino é um bairro essencial para quem deseja estar próximo a diversas atrações, principalmente, aos fãs de arte e cultura.

O local apresenta opções interessantes como: O Teatro Popular João Caetano, e a Cinemateca, sendo estes, os principais atrativos do bairro. Além disso, conta com o Sesc Vila Mariana. Conheça mais sobre cada um deles:

Teatro Popular João Caetano

Quando inaugurado em 25 de dezembro de 1952, o Teatro Popular João Caetano contava com espetáculos frequentes de alunos da Escola de Arte Dramática, além das atividades promovidas pelas escolas da região e cultos religiosos que utilizavam o palco como altar.

João Caetano, nascido em 1808 e falecido em 1863. Grande ator e encenador brasileiro, fundou a primeira companhia de atores nacionais.

A consagração do seu nome no teatro brasileiro não é o único, já que João Caetano tem seu nome em casas culturais em todo país.

O local recebe grandes espetáculos e sua localização está na Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino.

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação de toda a produção audiovisual brasileira.

Inaugurada em 1940, o local conta com um acervo com cerca de 200 mil rolos de filme. A Cinemateca Brasileira tem o maior acervo audiovisual de toda a América Latina e preserva boa parte do conteúdo cinematográfico nacional.

Para quem é fã de cinema, não pode deixar de conhecer a Cinemateca Brasileira localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino.

Sesc Vila Mariana

Centro de cultura e lazer localizado na Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, o Sesc Vila Mariana pertence a instituição brasileira privada do Serviço Social do Comércio (SESC).

O teatro do local tem capacidade para 611 pessoas. Em 2014, a Folha de S. Paulo avaliou o local e o Sesc foi premiado com três estrelas e entre os argumentos estavam a boa disposição das poltronas, além de um grande espaço para aguardar o início de cada espetáculo.

O local conta com piscinas, oficinas de instrumentos musicais, palestras abertas, eventos para as crianças, quadras poliesportivas e muito mais.

A gastronomia da Vila Clementino

Como falar de cultura e lazer e saber tudo sobre o bairro Vila Clementino sem apresentar a bela gastronomia presente no local.

Por isso, você precisa conhecer os melhores restaurantes do bairro para nenhum fã de uma boa culinária colocar defeito.

Restaurante Lilló

O Restaurante e pizzaria Lilló foi inaugurado em 1999. Reconhecido em São Paulo por sua gastronomia contemporânea, Lilló apresenta um cardápio de alta qualidade com produtos nobres e preços justos.

O ambiente proporciona aos seus clientes um clima agradável e acolhedor, além de diferenciar preservando uma Mangueira viva no salão principal.

Entre os pratos, Lilló apresenta: Spaguetti ao Frutos do Mar, Prime Rib com Batatas Rústicas e Aspargos Frescos, Cremes e Sopas e muito mais.

Se você gosta de uma gastronomia de qualidade, não pode deixar de visitar o Restaurante Lilló. Sua localização? Rua Borges Lagoa, 1321 – Vila Clementino.

Zeferina Restaurante

Criado por um casal de descendentes japoneses, o Zeferina Restaurante conta dessas viagens em cada um dos seus pratos.

O restaurante apresenta uma grande variedade de carnes nobres além de variadas opções de cervejas artesanais para os apreciadores ir e querer voltar.

Um dos grandes diferenciais do Zeferina é a chamada “árvore de cerveja”. Ficou curioso? Então não deixe de visitar o restaurante localizado na Rua Machado Bitencourt, 196 – Vila Clementino, São Paulo.

Taverna Medieval

Você gosta de tudo relacionado a era medieval e ainda é grande admirador de hambúrguer artesanal? Então não pode deixar de conhecer a Taverna Medieval.

A Hamburgueria artesanal, localizada na Rua Gandavo, 456 – Vila Clementino, oferece em seu cardápio uma diversidade de opções de hambúrgueres garantindo que todos os gostos sejam atendidos.

Além disso, conta com porções e um bar que oferece drinks chamados de “poções” garantindo ainda mais entretenimento e dando jus ao nome medieval.

Bráz Quintal

A Bráz Quintal, que está entre as 10 melhores pizzarias do mundo de acordo com o prêmio 50 Top Pizza 2019,  possui mais de 20 anos de história e se você é apaixonado por pizza, não pode deixar de conhecer.

A pizzaria trabalha com ingredientes garimpados, receitas inspiradas e proporciona hospitalidade em cada detalhe.

O cardápio conta com pizzas desde as mais tradicionais até as especiais da casa como a “Marguerita Fora de Série” contando com mussarela, tomate caqui, folhas frescas de manjericão e um fio de azeite de alho”.

Ficou com água na boca? Então não deixe de conhecer a Bráz Quintal.

A Vila Clementino apresenta uma gama de opções e benefícios para aqueles que desejam visitar e até mesmo morar no local.

Se você quer conhecer mais ainda sobre essa incrível região, então clique abaixo para baixar o nosso eBook Guia da Vila Clementino com tudo sobre ela.

New call-to-action

3 thoughts on “Tudo sobre o bairro Vila Clementino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.